sábado, 9 de setembro de 2017

São Luís 405 anos: Flávio Dino entrega revitalização do Forte de Santo Antonio com shows no Espigão Costeiro


Mais uma importante obra do conjunto de intervenções realizadas pelo Governo do Maranhão para celebrar os 405 anos de São Luís foi entregue no final da tarde desta sexta-feira (8). No dia que marca a fundação da capital maranhense, além da entrega do Forte de Santo Antonio, as festas na área do Espigão Costeiro ficaram por conta das atrações convidadas pelo executivo estadual e da população, que lotou a área turística. 
Durante o dia, o governador Flávio Dino inaugurou a Praça Negro Cosme e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) no bairro Fé em Deus e, uma nova agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no bairro do Anjo da Guarda.  A maratona de entregas iniciou na sexta-feira, dia 1º de setembro, e passou por áreas como segurança pública, educação, inclusão social, entre outros.
“Hoje chegamos a 14 inaugurações, e isso marca a parceria de sucesso com a Prefeitura de São Luís e o cuidado do Governo do Maranhão com as pessoas daqui”, declarou o governador sobre as entregas.A respeito do novo monumento que agora faz parte do patrimônio turistico da cidade, ele destacou a importância da obra um espaço há muito tempo degradado e  hoje incorporado à essa belíssima paisagem. Também feito em parceria com a  Prefeitura de São Luís agora nós temos mais espaço para a fruição o lazer para que todas as pessoas que aqui vivam possam aproveitar e equipamento para o turismo que gera renda.
Forte de Santo Antonio
Originalmente construído no final do século XVII, o Forte de Santo Antonio da Barra é uma das edificações militares mais antigas da capital e marca o período de resistência portuguesa às invasões de outros países estrangeiros à colônia.
A revitalização realizada pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) incluiu melhorias nas áreas internas e externas ao Forte.
Nos prédios, que agora serão utilizados como espaços de promoção da cultura e turismo, com exposições artísticas e eventos, foram trocados os revestimentos nas paredes, pisos e telhado, que foi inteiramente refeito. Os canhões e a estrutura original que sustentava o farol, originários da França e instalados no século XIX, foram inteiramente restaurados.Além da nova estrutura física, o Forte de Santo Antônio recebeu iluminação especial instalada pela Prefeitura de São Luís. O projeto contou com instalação de 57 luminárias decorativas em LED com jatos de luzes de diversas cores. Para valorizar a importância histórica do monumento, o Forte receberá um museu permanente de embarcações maranhenses.
A revitalização agradou os luvidecenses que aproveitaram o fim de tarde para o passeio no espigão. Acompanhada do filho Alex Maia e da nora Ivana Siqueira dos Santos, a senhora Jacira Oliveira não conhecia o espigão e se impressionou com a beleza da fortaleza. "Não conhecia e estou encantada, ficou muito bonito!”. O filho dela completou: "Achei bem interessante reformar o lugar e abrir para a visitação,  com certeza nosso turismo ganha muito com isso", declarou.
Acompanhados das filhas Gabriele e Roberta, o casal Ricardo Abreu e Társila também gostaram das mudanças. "É mais um ponto de turismo forte para a nossa cidade e para quem é daqui, um resgate da nossa história que muitas vezes é esquecida", afirmou Ricardo.Shows
A diversidade de ritmos característica do Maranhão deu o tom da festa promovida pelo Governo do Estado para marcar o aniversário de São Luís.
A programação foi aberta com o cantor Cláudio Fontana, que foi seguido da cantora Rita Beneditto. O cantor Tom Cleber foi o responsável pelo encerramento da noite.
As apresentações se estendem até este sábado (9), no show Louvação a São Luís, realizado em parceria com a Prefeitura de São Luís, na Praça Maria Aragão, a partir das 19h.
Chorando Calado, Criolina (Alê Muniz e Luciana Simões), Cláudio Gomes, César Teixeira, Flávia Bittencourt, Rosa Reis, Fernando de Carvalho, Kadu Ribeiro, Grupo 1,2,3 (Camila Boueri, Mila Camões e Tássia Campos), Mano Borges e Grupo Lamparina são as atrações que animam a festa.
Dentro da programação, o cantor e compositor maranhense Carlos Gomes vai se apresentar com cantores convidados Tereza Canto, Rose Maranhão e Walisson Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário