terça-feira, 26 de setembro de 2017

TuntumTema

Do blog do médico João Bentivi
Não sou dado a elogios, como cronista político, pois a minha militância em décadas na oposição, sempre me pôs na contramão do poder. Mas sempre me coloquei na perspectiva da verdade e, por isso, muitas vezes sofri ataques, em regra de desqualificados morais e ideológicos.
Há bem pouco tempo, fiz ver, aqui, nesse espaço, o fato de que o ministro Sarney Filho era um político longevo, poderoso, importante e não estava incluso em nenhuma delação da Lava Jato. Alguns vagabundos (e como tem vagabundo) puseram a me achincalhar afirmando que eu tinha feito um acordo com o sarneisismo. Nem mereceram resposta.
Não conhecia Tuntum e terminei por conhecer. A história é simples. Modéstia à parte ou sem modéstia nenhuma, tenho recebido incontáveis convites de prefeituras, para prestar a minha colaboração, como otorrino. A minha família, minha esposa à frente, por cuidado ou amor, não sei, se posicionou contra e foi vencedora, até que apareceu um tal de Tema.
Amigo de longas datas, a amizade consolidou-se quando me tornei professor, no curso de medicina da Universidade Ceuma, de seus três filhos, agora três médicos brilhantes: Rafael, Thalita e Alexandre. Tuntum ganhou.
Nesses tempos por lá, pude entender o porquê da liderança inconteste do prefeito Tema. Não faz nada de extraordinário, faz o que um bom prefeito deve fazer e, como a prateleira de bons prefeitos anda com muitos vazios, o bom prefeito torna-se extraordinário. Tema é extraordinário.
A sua residência, bela residência, não é dele e da população de Tuntum. Ninguém é barrado na entrada e todos podem falar, cara a cara com o prefeito. Mesmo aqueles que se apresentam com o nome oposição, ao contrário de outras plagas, não são retaliados, em nada.
No último dia 12, a festa foi indescritível: aniversário de 62 anos da cidade. O prestígio político foi evidente: governador Flavio Dino e centenas de políticos da região e fora dela testemunharam a seriedade da festa. É evidente que não há festa sem despesas e houve despesas, com a participação e ajuda do governo do Estado. Tudo dentro dos melhores critérios republicanos.
De repente o espírito destruidor de cupim, com objetivos seguramente inconfessáveis, ataca o prefeito Tema, com acusações, tais como atraso de salário e o cachê de Victor e Léo. Ora bolas, uma festa daquela magnitude merecia qualquer nome de sucesso nacional. Um fato registre-se, não sou nem Vcitor e nem Léo, mas dei o meu recado musical e fui muito aplaudido. Sem cachê e em nome da democracia.
O que as línguas maledicentes não disseram, porque não possuem honestidade, nem moral e nem ideológica, foi que o show de Victor e Léo representaram um pingo d`água, em um oceano de realizações. O caro leitor, peço, não se enfade, com o resumo de acontecimentos que ocorreram no dia 12/09 e lamento se a minha memória falhar:
1 – Desfile de Escolas da Rede Pública;
2 – Inauguração da Praça Maria do Artur Gonzaga e Escola Gilza Léda;
3 – Inauguração da Ponte Hélio Araujo , do Asfalto e Reforma da UBS Dr. Antonio Vieira Dias;
4 – Visita ao Centro de Imagem Antonio Jaqueira Cunha;
5 – Reforma e Ampliação da UBS do Bairro Arara;
6 – Inauguração da Escola Dígna – Povoado Placa Violão;
7 – Inauguração do Asfalto – Povoado Cigana;
8 – Inauguração da Escola Municipal – Povoado Mangaba;
9 – Inauguração da Escola Municipal – Pov. Fazenda Alternativa;
10 – Inauguração do Asfalto – Povoado São Miguel;
11 – Inauguração da Escola municipal – Pov. Pacas;
12 – Reinauguração do Estádio Municipal “TEMÃO”
13 – Inauguração da Escola Municipal Raimundo Ferreira Lima;
14 – Assinatura de Ordem de Serviços para construção do Sistema de Abastecimento de Água nos Povoados Cigana, Sempre Verde e Vila Ludgero;
15 – Jogo da Seleção Local e Sampaio Correia
16 – Show de Victor e Léo.

Novamente, dialogando com você, leitor: a parte mais importante da festa foi o show de Victor e Léo? Nunca. A parte mais importante foi a felicidade e alegria do povo de Tuntum, com a mais exemplar administração municipal do Maranhão.
Finalmente, por uma questão de absoluta justiça, cumpre destacar o papel do Governador Flavio Dino, na festa e no sucesso da administração do prefeito Cleomar Tema. Tuntum e seu povo muito devem ao governo do Maranhão. Observei a satisfação plena do governador. Caso ele tivesse algumas dezenas de “Temas” o seu futuro político teria, seguramente, muito mais flores e cada vez menos espinhos.
Finalmente mesmo. Na saúde municipal, nenhum município avançou tanto quanto Tuntum. São dezenas de especialidades, só encontradas na capital e com acesso mais fácil que na capital. Na otorrinolaringologia fornecemos atendimento clínico e cirúrgico, exceto microcirurgia otológica. Nos exames complementares, só não realizamos os potenciais evocados. A otorrinolaringologia pública, de Tuntum é um exemplo a ser seguido.
O Centro de Imagens de Tuntun é um capítulo à parte e ouso dizer que pode ser modelo para outros municípios. Faz tudo e faz muito bem.

Ah! Ia me esquecendo. Essa ordinália que ficou com essa sacanagem sobre Victor e Léo está convidada a discutir Tuntum comigo, no meu programa, na Rádio Capital AM 1180, domingo das 7:30 às 9:00. Basta me ligar 988191530. Como aquele programa da Jovem Pan, vamos botar os “pingos nos iss”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário