.

.
.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

REALIDADE: Urologia, tratamento especializado oferecido pelo Centro de Imagem à população de Tuntum e região

Amarildo Nobre Monteiro, médico urologista

Já foi do tempo que os tuntuenses e moradores dos municípios mais próximos percorriam centenas de quilômetros para os centros mais desenvolvidos em busca de um tratamento especializado na área médica de urologia. Problemas nos rins, na bexiga, incontinência urinária, próstata, uretra, etc, já são tratados no Centro de Imagem de Tuntum sem nenhum custo.
O blog esteve no Centro acompanhando uma manhã de atendimento dessa especialidade médica, hoje imprescindível ao atendimento público, principalmente para pacientes de baixa renda e de pouco poder aquisitivo, já que o tratamento não é tão barato, só a consulta na rede privada, na capital, custa entre R$ 200,00 e 300,00.
O atendimento ocorre somente uma vez a cada mês nos períodos da manhã e da tarde. Comumente são atendidos cerca 80 pessoas, entre consultas e retornos. Parte dos pacientes são pessoas da terceira idade, principalmente homens, sendo os casos mais comuns os de próstata, bexiga e rins. O aposentado Raimundo Soares da Silva, 74 anos, morador do Parque São Raimundo, sofre do problema de "estiramento da bexiga". Ele é um dos exemplos da praticidade e da eficiência do atendimento dispensado. O ex-lavrador já havia iniciado o tratamento há cerca de 8 anos em São Luís. " Iniciei o tratamento faz uns 8 anos, nesse tempo fui porque o Dr. Tema me ajudou, pois o tratamento na época era muito caro, e hoje estou aqui para ver como está minha situação, aproveitando que o doutor é o mesmo", disse.
Raimundo Soares, aposentado
O médico a que faz referência é Amarildo Nobre Monteiro, muito requisitado e respeitado na capital  (são Luís) pela eficiência de seu trabalho, ele foi contratado em razão da grande quantidade de casos que vêm aparecendo na área e a premente necessidade de um especialista para atender a população.
Os bons resultados no atendimento, aliado ao custo zero, tem chamado muito a atenção e despertado a comunidade a fazer um tratamento preventivo, o caso de Francisco de Assis, 59 anos, o Diassis, morador do bairro Piçarra, ilustra muito bem a situação, ele disse que veio se consultar porque o seu canal urinário estava ardendo, lhe deixando bastante preocupado. "A minha urina estava doendo, então fiquei preocupado e vim procurar o médico, mas acabei de receber a notícia de que está tudo bem". Sincero ele reconhece o trabalho que vem sendo realizado pelo Centro de Imagem: "Nós só temos que agradecer ao prefeito Dr. Tema por ter conseguido isso, porque antes nós não tinha isso por aqui, tinha que sair ou para Teresina ou para São Luís". 
Francisco de Assis, lavrador
A grande utilidade do Centro de Imagem para o povo de Tuntum e região é expressada pelo tamanho do atendimento mensal nas especialidades médicas oferecidas. Segundo o diretor Fernando Gama, os números são os seguintes: otorrino, 60 consultas; neurologista (duas vezes ao mês), 140 consultas; mastologista, 60 consultas; ortopedista, 50 consultas; endoscopia, 35 consultas; urologista, 63 consultas; proctologista, 60. Os cálculos correspondem a quase 6 mil consultas por ano, o  que demandaria tempo, locomoção, hospedagem e muito dinheiro caso os devidos pacientes tivessem que deixar o município e região em busca de tratamento nas duas capitais mais próximas. 
Os números também representam o avanço que a medicina de Tuntum têm sofrido para dar qualidade e beneficiar quem mais precisa, ou seja, a população mais carente.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário