.

.
.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Governo entrega 2.760 instrumentos musicais a municípios maranhenses; Tuntum foi um dos beneficiados





O Governador Flávio Dino entregou nesta sexta-feira (15), na Casa do Maranhão, 110 kits de instrumentos musicais a 52 municípios do estado. A ação é parte do Programa Maranhão Musical, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). A cerimônia acontece a partir das 16h com a participação de autoridades, gestores de cultura e professores de música das cidades beneficiadas.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, o programa ajudará a dinamizar a produção cultural nas cidades maranhenses e a democratizar o acesso ao ensino musical gratuito e de qualidade. Mas não só isso. “Queremos com esse programa fomentar a implantação de escolas de música do interior do estado, incentivar a formação musical elevando o nível técnico e artístico dos alunos, e valorizar ainda mais as iniciativas culturais oriundas do interior do estado”. 

Do total de municípios atendidos, 30 serão contemplados por recursos estaduais, com direito a 30 itens cada, totalizando 900 instrumentos musicais entregues. Os outros 22 municípios serão beneficiados por meio de emenda federal, recebendo, cada um, 80 instrumentos, além de 87 itens de mobiliário. 

A proposta do Maranhão Musical é oferecer cursos regulares de iniciação e formação musical através de aulas práticas e teóricas.

Os 22 municípios são atendidos por meio de convênio com o Ministério da Cultura que é oriundo de emenda parlamentar do deputado Sarney Filho. Nessas cidades está prevista a implantação de escolas de música em parceria com a prefeitura municipal. Cada município receberá instrumentos musicais (violões, baixo, bateria, clarinete, flauta doce barroca, guitarras, sax, trompete, entre outros) além de mobiliários (armários, cadeiras, mesas, estantes, ventilador, bebedouro, quadro branco, além de livros e partituras)

Ainda sobre os 22 municípios, foi oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo qualificação dos monitores pela Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo e a disponibilidade de cinco monitores que acompanharão a implantação das escolas de música durante um ano. A contrapartida das prefeituras é a destinação do espaço de funcionamento da escola, a contratação de professores e a criação de leis municipais para a criação das escolas de música municipais já aprovadas.

As outras 30 cidades, entre elas Cândido Mendes, serão beneficiadas pelo programa com recursos do tesouro estadual. Cada município será contemplado com um kit de 30 instrumentos musicais. O kit é formado por guitarra, flauta, contra baixo, teclado, violão, bateria, entre outros.

A Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo também foi contemplada com kit musical contendo 100 instrumentos. 

Integram o grupo de municípios que receberam kit com 30 instrumentos musicais: Alcântara, Axixá, Bacabal, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Buriti Bravo, Cajapió, Codó, Coroatá, Cururupu, Governador Newton Belo, Imperatriz, João Lisboa, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago Verde, Matões, Mirador, Nova Iorque, Paço do Lumiar, Peritoró, Raposa, Ribamar Fiquene, Santa Inês, São Benedito do Rio Preto, São José de Ribamar, São Mateus, Senador La Rocque, Tuntum e Vitorino Freire.

Já os contemplados pelo convênio federal são os municípios de Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Apicum Açu, Amarante do Maranhão, Bequimão, Brejo, Cachoeira Grande, Joselândia, Montes Altos, Presidente Sarney, Presidente Vargas, Nova Olinda do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, Satubinha, Trizidela do Vale, Turiaçu, Olinda Nova do Maranhão, Mirinzal, Vila Nova dos Martírios, Cândido Mendes e Riachão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário