segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Novo mutirão de cirurgias de adenoide e amígdalas é realizado em Tuntum; com apoio de Dr. Tema quase 40 crianças e adolescentes já foram operados


Com custo zero e graças ao apoio de Dr. Tema, o prefeito que prioriza a saúde, 38 crianças e adolescentes de Tuntum e região estão salvas dos males provocados pelos problemas relacionados as amígdalas e adenoide. O último mutirão de cirurgias realizado aconteceu sábado (13), no hospital Seabra de Carvalho, ocasião em que 15 pacientes passaram pelo procedimento cirúrgico.
De acordo com informações da funcionária Edriane Macedo, responsável pelo atendimento médico do Centro de Imagem, novas avaliações foram feitas no domingo (14) e 15 pacientes foram diagnosticados com os mesmos sintomas. Todos serão operados no mutirão do próximo mês pelo médico Vitor Campelo.

Em mais de 90% dos casos de atendimento cirúrgico os pacientes são pessoas pobres, a maioria com poucas condições financeiras de pagar o tratamento por causa dos valores cobrados pela rede particular, hoje superior a mais de R$ 5.000,00 só o procedimento cirúrgico, fora internação hospitalar e medicamentos, já que conseguir uma cirurgia desse tipo em um hospital conveniado ao SUS é uma verdadeira aventura e uma vitória sem preço.

NENHUM PREFEITO FAZ ISSO NO MARANHÃO

Na maioria dos municípios maranhenses o atendimento médico hospitalar prestado à população vêm sendo questionado quanto a sua eficiência e qualidade, disponibilizando de poucos recursos para o atendimento básico das camadas mais pobres. Tuntum, durante mais duas décadas vêm percorrendo por outro caminho, sendo um espelho para os demais municípios de seu porte, oferecendo uma diversidade maior de atendimento e sendo pioneiro em tratamento especializado em algumas áreas, antes encontrado somente nos grande centros.
Se fizermos uma análise mais crítica dos serviços disponibilizados em saúde na região, veremos claramente que ninguém oferece mais do que o prefeito Dr. Tema. Dos municípios com a mesma margem populacional, ou até maior, são poucos e até raros aqueles que disponibilizam de cirurgias eletivas, aqui feitas comumente no hospital Seabra de Carvalho.
Tuntum ainda está muito distante de oferecer o atendimento dos sonhos, mas está além de muitos outros municípios que têm até carência de médico clínico geral em seus hospitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário