.

.
.

sábado, 31 de março de 2018

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO: Via Sacra na Vila Ludugero


A convite, o blog foi ontem (30), sexta-feira, acompanhar de perto os ritos da Via Sacra que acontece anualmente na comunidade Vila Ludugero, próxima ao povoado Arara. A princípio, imaginei que se tratava de um ato religioso comum, e seria se não fosse a localização, um contato direto com a natureza e a beleza do ponto de partida, ou seja, a primeira das 15 estações que relatam os sofrimentos de Cristo.

Encravado no alto de uma serra, talvez a uns 100 metros de altitude, o marco inicial da Via Sacra mais parece um local sagrado. No cume, uma pequena sentada, há uma construção antiga, feita especialmente para momentos de oração. O local começou a receber suas primeiras adaptações há cerca de 30 anos. 

O morador Elias Ludugero, um homem de fé, que havia chegado do Rio Grande do Norte há alguns anos, decidiu construir o espaço para servir como "templo" de adoração depois que ele caiu em um abismo pedregoso, sendo salvo com o apoio de sua bengala que se encravou numa rocha em formato de cruz. Depois desse episódio que marcou sua vida, ocorrido em sua terra natal, ele passou a ser devoto da Santa Cruz. Já na vila, que deu origem ao seu nome, ele dedicava no local, com frequência, parte de seu tempo  à oração.

A via Crúcis passou a ser realizada antes de sua morte, há cerca de 8, período em que ele doou a área para a construção da capela, uma homenagem a São Francisco de Assis. Participar do momento, um ato de reflexão, é também ter a oportunidade de contemplar parte de uma paisagem exuberante de mata virgem, sentir o ar puro e imaginar um pouco dos sofrimentos do Cristo na sua dura caminhada em favor da humanidade.
A participação é quase que seleta, cerca de 50 pessoas participam, mas segundo José Gerônimo, líder da comunidade religiosa, a caminhada vem aumentando ano a ano, e o mais interessante é que quem participa não quer deixar mais de frequentar. O empresário Mailon Freitas é uma das figuras que todos os anos é um dos primeiros a chegar ao local. "Eu participo todos os anos e quero continuar participando, venho porque gosto do momento", disse.
A Via Sacra foi realizada após a celebração de uma missa presidida por frei Domingos, a maioria dos participantes são fiéis da própria vila. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário