.

.
.

terça-feira, 26 de junho de 2018

Tuntuense é aprovado em formação e ingressa no corpo de bombeiros em Portugal



Por Wendel A.S, especial para o blog do Lobão
O jovem Valdemir Da Silva Lima Freitas, mais conhecido como “Releta”, concluiu sua formação para o Corpo de Bombeiros de Sintra, distrito de Lisboa em Portugal. A cerimônia ocorreu no ultimo domingo (24) no quartel da corporação e contou com a presença de autoridades locais e familiares.
Com a duração de um ano e meio, o curso exigiu dedicação e disposição em demasia do jovem Releta que muitas vezes teve que cumprir jornadas de até 24 horas, pois, após seu horário de trabalho como chefe de turno numa fábrica de plástico, cumpria seu piquete no quartel dos Bombeiros de Sintra. “Esse período foi cansativo demais, porém muito gratificante, pois agora tenho preparo para ajudar pessoas com meu trabalho”, pontuou.
O Corpo de Bombeiros já foi eleito inúmeras vezes como uma das instituições de maior credibilidade no mundo. Se tornar um bombeiro é o sonho de muitas crianças e adultos, inclusive para o Releta também. “Acho os bombeiros uma das profissões mais lindas de todas (...) É amor humano em forma de serviço: a vida pela vida. Gosto de ajudar as pessoas. Hoje realizo um sonho!” comemorou.

Infância em Tuntum
Para quem foi criado em Tuntum, ou qualquer outra cidade pequena no Nordeste, sabe de coisas que só se encontram naquela cultura, tipo: banhar na chuva, namorar na praça, sentar na calçada para conversar com vizinhos e amigos, o calor humano e a solidariedade são coisas que só se encontram naquela região.
Criado pela avó, a dona Eunice do seu Carrim, e pela tia, Dalvinha, na Avenida Joacy Pinheiro, Releta faz questão de guardar as recordações de quando morava em Tuntum. “Sinto muitas saudades dos amigos, de jogar bola no ginásio, das resenhas até tarde da noite sentado nas calçadas... Aqui em Lisboa não tenho isso, a vida de imigrante é muito difícil!”, ponderou.
No entanto, muitas pessoas que buscam uma vida com melhores condições financeiras saem de Tuntum para cidades grandes. Com o Releta não foi diferente. Após o fechamento da sua empresa em 2005, ainda em Tuntum, Releta casou-se com sua esposa, Nailza Lima, filha da dona Nadi do Tuntum de Cima, e juntos decidiram ir para Palmas, capital do Tocantins, e de lá para Lisboa em 2007.

A vida em Lisboa
O sonho de uma vida melhor num país rico move corações de muitos brasileiros que saem do Brasil com destino para países do continente europeu. A moeda forte; lugares lindos; a culinária; os vinhos; a sensação de segurança etc, são alguns dos fatores que encoraja o espírito aventureiro de qualquer imigrante.   
No entanto, a realidade enfrentada não tem nada do glamour das fotografias, apenas muito trabalho, saudades de casa e poucos direitos. Até que consiga se legalizar, o imigrante passa por um processo de grandes dificuldades. Com o Releta não foi diferente. “Cheguei aqui em Lisboa em 2007. No início foi muito difícil. Só não passei fome porque uma senhora nos ajudava”, lembrou.
Além de tantas dificuldades, imigrantes ilegais costumam ser explorados por patrões desleais. De acordo com relatos, é comum ouvir histórias de pessoas que foram submetidas a jornadas de 16 ou mais horas de trabalho por dia, e, muitas vezes, sem receber o salário combinado.

Planos
Longe de casa e da família, o imigrante tem uma companhia constante: a saudade. “De Tuntum eu sinto falta dos amigos, das resenhas nas calçadas, de jogar futebol etc.” lembra Releta, que, entre uma reflexão e outra, faz planos de fazer uma visita: ”Penso em ir a Tuntum nas minhas próximas férias” disse. “Antes, tínhamos o projeto de voltar, mas as filhas vão crescendo e o sonho fica mais distante. Hoje em dia nossa vida está aqui, mas a saudade é um sentimento constante”, concluiu.
 
A cidade e Tuntum pode ser orgulhar de um dos seus filhos que a representa com tamanha competência, responsabilidade, caráter e simpatia na Europa. Semelhantes qualidades foram sem dúvidas adquiridas na pequena cidade que representa o pulsar do coração no Estado do Maranhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário