quarta-feira, 11 de julho de 2018

Apoio a municípios foi decisivo para Flávio Dino ser eleito pelo G1 o melhor governador do Brasil



O levantamento do portal G1 mostrando que Flávio Dino é o governador que mais cumpriu promessas de campanha em todo o Brasil tem algumas informações que, em princípio, podem não chamar muita atenção, mas foram fundamentais para o resultado final. De acordo com o estudo, Flávio Dino cumpriu 95% das propostas que anunciou antes de assumir o cargo. Nenhum outro governador chega à casa dos 90%.

Uma leitura atenta do levantamento revela que o governador do Maranhão só chegou ao posto de melhor do país porque apostou na parceria com as prefeituras. Muitas das promessas executadas dizem respeito a diversas maneiras de apoiar os municípios.

Foi uma estratégia para otimizar os recursos públicos em tempos de crise econômica nacional. Ajudar diretamente as prefeituras permitiu melhorar a qualidade de vida dos moradores em um tempo menor.

Um dos exemplos foi a entrega de mais de 140 ambulâncias com tecnologia de ponta para as cidades, melhorando o transporte dos pacientes. Ou a abertura de sete grandes hospitais em diversas regiões do Maranhão, o que ajudou a desafogar os hospitais municipais.

Outra iniciativa na Saúde foi a criação da Fesma, que leva médicos a povoados das 30 cidades mais pobres do Maranhão. Os 120 profissionais ajudam a fazer o trabalho de atenção básica de responsabilidade das prefeituras.

As mais de mil viaturas entregues desde 2015 foram distribuídas entre os municípios, ajudando a reduzir a criminalidade. O mesmo ocorreu com os cerca de 3,5 mil novos policiais contratados.

As prefeituras também foram diretamente beneficiadas com a entrega de quase 120 motoniveladoras, conhecidas como patrol. São espécies de tratores que custam cerca de R$ 600 mil, usadas para abrir e melhorar estradas rurais. As motoniveladoras representam apoio aos produtores rurais e aos moradores de povoados, que saem do isolamento com as estradas abertas.

A mesma lógica pode ser aplicada às quase 300 patrulhas agrícolas entregues aos municípios para melhorar o plantio e a colheita dos agricultores familiares.

Além disso, o Governo do Maranhão passou a ensinar os gestores municipais a conseguir mais verbas usando os convênios federais. Muitos dos municípios tinham o dinheiro à disposição, mas não sabiam o que fazer para ter acesso.
JohnCutrim



Nenhum comentário:

Postar um comentário