sábado, 29 de setembro de 2018

Datafolha: Haddad lidera entre menos escolarizados e avança entre jovens


  • Haddad durante ato de campanha em Goiânia nesta sexta (28)
    Haddad durante ato de campanha em Goiânia nesta sexta (28)
Uol - O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, ficou em segundo lugar na pesquisa Datafolha desta sexta-feira (28), atrás de Jair Bolsonaro (PSL). No entanto, em alguns segmentos do eleitorado, a intenção de voto do petista se aproximou ou até mesmo passou a ser maior do que a do candidato do PSL.
Foi o que aconteceu, por exemplo, entre os eleitores que estudaram até o Ensino Fundamental -- segmento que em pesquisas anteriores apoiou em peso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem Haddad substituiu na eleição.
No Datafolha do dia 20, Bolsonaro tinha 19% e Haddad, 17% -- o que os deixava em empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Agora, Haddad teve 27%, contra 18% de Bolsonaro.
O petista abriu distância entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, outra fatia da população que, em pesquisas anteriores, deu apoio maciço a Lula. Saiu de 20% para 28%, enquanto Bolsonaro oscilou de 19% para 18%.
Haddad também melhorou seu desempenho entre os eleitores de 16 a 24 anos. Avançou 11 pontos e chegou a um empate técnico com Bolsonaro, com 25% contra 28% do candidato do PSL. Na semana passada, Bolsonaro tinha 26% e Haddad, 14%.
O mesmo ocorreu entre os eleitores de 35 a 44 anos. Haddad saiu de 18% para 24%, enquanto Bolsonaro foi de 30% para 27%.
O Datafolha entrevistou 9 mil eleitores em 343 municípios entre os dias 26 e 28 de setembro. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08687/2018.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Segundo o Datafolha, isto significa que, considerando a margem de erro, a chance do resultado retratar a realidade é de 95%

2 comentários:

  1. Qualquer pesquisa que esteja relacionada de alguma forma à rede globo certamente prejudicará Jair Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  2. Qualquer pesquisa que esteja relacionada de alguma forma à rede globo certamente prejudicará Jair Bolsonaro.

    ResponderExcluir