.

.
.

domingo, 14 de outubro de 2018

PECADOS DE ESTIMAÇÃO

Você já pensou como se sentiria um aluno que, após estudar matemática em casa, fosse á escola com todas as respostas na cabeça, mas lá visse que a prova era de português, matéria que não havia estudado?
Deve ter sido mais ou menos essa a sensação que o rapaz do evangelho experimentou. Aproximou-se certo de que teria a plena aprovação do Senhor sobre seu modo de viver. Ele, que já era rico, estava prestes a adquirir mais um bem, o maior de todos. Dizendo ter sempre cumprido os mandamentos, sua expectativa era que Jesus declarasse: "Pois então parabéns, a vida eterna é sua!"
O rapaz chama Jesus de "Mestre". Ele é isso mesmo, o professor das coisas mais importantes da vida. E, portanto, sabe identificar em que o "aluno" é bom e em que precisa melhorar. Jesus olhou o rapaz com amor porque reconheceu seu esforço, mas sabia que ele podia e tinha a necessidade de ir além, para ser realmente feliz. Assim, revelou-lhe o que impedia de crescer como pessoa: o apego à riqueza.
Surpreendido, o rapaz foi embora abatido e triste. Jesus tocar no seu ponto fraco.
Este evangelho nos faz pensar em nossos pontos fracos, que nos impedem de caminhar mais próximos do Senhor. Para uns, é a preguiça ou a avareza; para outros, é a inveja ou a inclinação à ira; para alguns, ainda, é a soberba ou a vaidade. Sejam quais forem, é preciso concordar que a companhia do Senhor vale todo nosso emprenho para deixar de lado esses nossos "pecados de estimação", que continuidade cometemos e temos muita dificuldade de abandonar.
Podemos talvez achar que nunca conseguiremos avançar, mas Jesus nos lembra: "Para Deus, nada é impossível". Se persistimos, sem nos afastar, ele sempre renovará o convite para segui-lo e terá para nós uma Palavra de incentivo, a fim de crescermos no amor e firmarmos os pés no caminho da felicidade.

A. Soares  

Nenhum comentário:

Postar um comentário