.

.
.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Mutirão regional de catarata é realizado em Tuntum


A Secretária Municipal de Saúde de Tuntum, por meio de reivindicação do secretário Maurício Seabra, conveniado com  o Sistema Único de Saúde (SUS) estão realizando durante o dia de hoje (25) um grande mutirão de cirurgias de catarata. 
O atendimento de saúde à visão teve início às 7h no auditório da Secretária de Saúde, onde todos os pacientes, cerca de 300, tiveram que passar pela avaliação do médico cirurgião Mário Meneses.

De acordo com informações da equipe médica, 100 pacientes passarão pelo procedimento cirúrgico, os casos mais graves que requer maior atenção serão encaminhados para São Luís. Todas as cirurgias estão sendo realizadas no hospital Seabra de Carvalho.

Cerca de 50% dos pacientes vieram de cidades circunvizinhas, que segundo eles não estão oferendo esse tipo de atendimento no momento. A dona de casa Maria Alice de Melo, 75 anos, é de Presidente Dutra, ela disse que veio a Tuntum buscar a solução para um de seus olhos. "Já operei um olho, agora depois dessa oportunidade vou operar o outro", afirmou.
A maioria dos pacientes são idosos, pessoas mais frágeis a serem acometidos por esse tipo  de patologia, que tem a tendência em aparecer ao longo dos anos. 
O lavrador Antônio Rodrigues, morador do sertão tuntunense, que inclusive já se aproxima dos 70 anos, está também inserido nessa estatística. "Meu problema é apenas o olho direito. Estou aqui para ser operado", disse.

De acordo com a assessoria da Secretária de Saúde de Tuntum, há possibilidades de acontecerem outros mutirões para atender toda demanda aproximada de portadores de catarata de Tuntum e região.
   

3 comentários:

  1. nossa eu sou de Ipu-Iru e minha irmã precisa operar de catarata más eu não fiquei sabendo dessa mutirão hoje!

    ResponderExcluir
  2. quando tive outro mutirão vou leva minha irmã pra fazer a cirurgia

    ResponderExcluir
  3. quando tive outro mutirão vou leva minha irmã pra fazer a cirurgia

    ResponderExcluir