quinta-feira, 28 de março de 2019

CONJUNTURA: As articulações e a retomada política do prefeito Tema em Tuntum

Prefeito Dr. Tema e o líder Sem Terra Josivan

O editor do blog do Lobão havia falado para um interlocutor político da oposição tuntunense que melhor seria o grupo torcer, na época,  pela permanência do prefeito Tema no comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), pois assim ele continuaria mais distante do município e alheio a muitos problemas do dia a dia. Ele um pouco empolgado, disse que não, que o grupo iria torcer por sua saída da direção da entidade municipalista, e que este já era o início para neutralizar parte de suas forças.
Mais presente no município, ouvindo o povo e atento a toda e qualquer articulação, o prefeito Tema toma o controle direto e já dá sinais visíveis de que está se preparando para a próxima 'briga' com um novo 'arsenal'. Essa postura até parece que estava esquecida durante quase dois anos quando estava à frente da entidade, quase sem tempo para ouvir e sentir de perto os desejos do povo e das próprias lideranças.
Sem a enorme preocupação e o grande fardo que carregava, Tema agora volta a ser 100% o político de antes e já dá os primeiros sinais de que em 2020 o grupo terá a mesma força das eleições passadas, possivelmente com um elenco mais reforçado e uma estrutura mais vigorosa de combate. Para isso acontecer na prática o prefeito já começou a mexer nas pedras do tabuleiro, podendo anunciar a qualquer momento sua nova conjuntura, com alternância de peças no contexto de candidaturas e reforços estratégicos de impacto, o que poderá minimizar ainda mais as forças de seus adversários.
Olhando para trás, ele começa a perceber que estava deixando uma lacuna política que só ele é capaz de preencher com sua incomum habilidade de agregar e conquistar novos espaços. Com a nova postura seu grupo está se sentido mais protegido e bem conduzido, vendo um horizonte muito mais colorido com uma armadura quase que intransponível e protegida com futuras alianças. As contundentes mudanças no cenário e sua constante presença no município é uma prova de que seu distanciamento, por mais que tenha trazido bons frutos, não foi tão bom para a política interna de seu próprio grupo. 
As novas estratégias que vêm empreendendo nesse curto período, tendo, principalmente, um contato direto com quem lhe procura para resolver um determinado problema, vem mostrando a real face política do prefeito, justamente a que mais dá frutos e o torna mais popular, lhe propiciando forças e aumentando diariamente seu capital político. 
Com mais tempo e sem tanta preocupação com problemas extra-município, o mandatário já tem percorrido parte do interior visitando sua bases eleitorais e ouvindo sugestões de moradores das mais diversas comunidades, sendo muitas delas acolhidas. Um de seus assessores mais próximos afirma que daqui pra frente a postura será essa, conversar com o povo diretamente e atender ao máximo as demandas. "O ritmo daqui pra frente vai ser esse, conversar, visitar e atender as necessidades do povo", afirmou o assessor falando em nome do prefeito. Diante dos prognósticos, isso passa a representar o mesmo objetivo que sempre teve para eleger seus sucessores. A gora é esperar...  

2 comentários:

  1. Esse ai é merda pura, ele deveria se preocupar com a cidade , cadê o matadouro q ele disse q ia fazer? Falta de vergonha pra cidade ,esse aí é câncer q precisa ser retirado com urgência dá nossa cidade..

    ResponderExcluir
  2. Cadê o matadouro que estamos a anos esperando e agora a aged proibiu a vinda de carde de pres dutra

    ResponderExcluir