.

.
.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

TUNTUM: Campanha de combate a exploração sexual e antimanicomial é realizada por órgãos municipais


Caps, Cras, Creas e Conselho Tutelar  realizam a programação  da Luta Histórica  Nacional que caracteriza ativos e permanentes movimentos pelos direitos humanos. Trata-se  do Dia 18 de maio que corresponde a luta de combate e prevenção  à violência doméstica e sexual de crianças e adolescentes  nas suas diversas formas de violência: pornografia infantil, exploração  sexual, estupro, atentado violento ao pudor, importação sexual.
Ampliar a visibilidade desse combate e estimular atitudes de romper silêncio, denunciar é compromisso de todos para que juntos, rede de cuidados, família  e sociedade, possamos cuidar das vítimas, protegê-las e zelar pelos seus direitos. E preciso cada vez mais o grito de basta de violência e evitar  que essa cruel realidade  continue fazendo ultimas no universo infanto-juvenil. O dia 18 de maio reafirma a luta antimanicomial de um modelo assistencial de cuidados a pessoa em adoecimento e sofrimento mental não mais centrado numa cultura de discriminação, preconceito e exclusão social.

Desmistificar essa compreensão deturpada e equivocada  e  necessário para o tratamento humanizado  permanecer como prioridade nos cuidados a saúde mental. O Centro de Atenção psicossocial  é um modelo de cuidado territorial na comunidade, com vínculo familiar e social. Modelo que redireciona o cuidado em   liberdade com resgate da dignidade  humana. A luta antimanicomial reafirma a luta por uma sociedade sem manicômio, sem hospital psiquiátrico. Trancar é isolar não é tratar, é exclusão social. 

O dia 18 de maio refere-se a duas lutas que combatem  a violência. E uma luta de direitos humanos e valorização da vida. E uma luta permanente de constituição  de um mundo melhor. A programação da Semana  do dia 18 de maio estão  focadas em palestras educativas para alunos do ensino médio  realizadas no auditório  da Secretaria de Saúde, como também, em todo contexto de ambiente educacional.

O dia D será sexta feira dia 17 às  7:30h, numa caminhada de combate  à todas as formas  de violência sendo o Centro Frei Dionísio  Guerra o local de concentração e a Praça São Francisco de Assis, o local da movimentação do dia 18 de maio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário