quinta-feira, 2 de maio de 2019

Contra os ataques de Bolsonaro à educação, Flávio Dino resolve conceder a Paulo Freire a condecoração máxima do Estado

Em tempos de perseguições à educação e aos educadores por parte do governo Bolsonaro, o governador do Maranhão, Flávio Dino, caminha na contramão desses ataques, da intolerância fascista, e valoriza, cada vez mais, o modelo de educação que liberta, que abre caminhos e horizontes, sem amarras.

A mais nova reação de Flávio Dino vem depois de Bolsonaro defender a mudança do educador Paulo Freire como patrono da educação no Brasil. A declaração do presidente aconteceu na abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). Em uma conversa com uma menina de oito anos, Bolsonaro disse que o patrono atual “vai ser mudado”. O título foi dado a Paulo Freire em 2012, após a aprovação de um projeto de lei. Uma possível alteração precisaria ser referendada pelo Congresso.

“Quem sabe nós temos uma patrona da educação, não mais um patrono muito chato. Não precisa falar quem é, que temos até o momento, que vai ser mudado. Estamos esperando alguém diferente”, afirmou o presidente.

Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro foi crítico do método de alfabetização desenvolvido por Paulo Freire e se posicionou contra a influência dele nas escolas públicas brasileiras.

Em resposta a mais esse ataque, Flávio Dino disse, no twitter: “Resolvi conceder ao Prof. Dr. PAULO FREIRE (in memoriam) a condecoração máxima do Estado do Maranhão. Reconhecimento à importância de sua monumental obra para a educação em todo o mundo. Claro que também no nosso Estado, pois agimos inspirados em suas lições, que são eternas”.

E, assim, o Maranhão segue dando lições ao (des)governo de Bolsonaro, que tem mostrado falta de compromisso com a democracia, a liberdade de expressão e por outros preceitos constitucionais.Gilbertolima

Nenhum comentário:

Postar um comentário