sexta-feira, 17 de maio de 2019

Veja quem é quem e o cenário político para sucessão municipal em Joselândia



Já há muita movimentação nos bastidores da política de Joselândia, as lideranças políticas da cidade já têm feito algumas reuniões, pouco a pouco antecipando o início do processo, que mesmo de forma lenta já começa a  se desenhar, dando sinais de contornos diferentes com o prenúncio de que poderá haver novos atores protagonizando o filme  principal, a serem conhecidos no momento mais oportuno, a depender das condições que serão impostas e da oportunidade, podendo sobrar, como de costume, a um conhecido figurão o papel central da trama de cada ala política, ou até mesmo ficar com um simples coadjuvante, dependendo da necessidade do momento. O certo, é que já foi aberto o período de 'caça' do melhor nome para compor o elenco principal de cada grupo político de Joselândia. 

O grupo do prefeito Biné, família 'Soares', que no último pleito se juntou ao grupo da família Menezes e parte da família Queiroz para enfrentar o candidato da oposição, passando naquele momento a ser considerada uma terceira via, conseguiu a vitória desejada, derrotando seu adversário com apenas 77 votos de maioria. A magra vitória foi nada mais do que um recado da população que demonstrou que não estava muito satisfeita com a administração do prefeito, deixando muito claro que queria uma nova alternativa para o comando do município. Diante do continuísmo enfadonho do prefeito Biné, ele hoje tem dificuldades para indicar um candidato forte para enfrentar a oposição.

No grupo da situação, é muito grande a movimentação para a confirmação do nome do atual vice-prefeito, Derick Menezes, inclusive, a campanha já ganhou as ruas, principalmente com o seu pai, ex-prefeito Zeca Meneses, propagando a informação. O empresário, Jânio Feitosa, tio do atual prefeito, foi convidado para ser o candidato do grupo, mas a família temerosa de uma derrota acachapante não aceitou. Ele poderia ser o nome mais forte do lado da situação. Outros nomes já foram aventados, porém, sem nenhum destaque e empolgação. 

Na oposição, é certa a candidatura do Sr. Raimundo Zuca (Garrinchão), sem dúvida um forte nome para ganhar a eleição, só que no momento ele precisa unir o mesmo grupo que o apoiou antes que alguma peça seja içada e levada para fora de seu domínio. Zuca e seu grupo fizeram uma belíssima campanha no último pleito, perdendo por menos de uma centena de votos.
Pelas notícias de bastidores, Garrinchão enfrenta alguns problemas para manter o mesmo elenco em campo, correndo sério risco de ter algumas baixas. Um dos problemas é o Dr Orleans que vem anunciando a candidatura de sua mulher Marilene Corrêa, filha do ex-prefeito Napoleão Corrêa, e, segundo informações, a candidatura pode ser irreversível. Fontes indicam ainda, que a senhora Marilene pode aceitar ser vice do Derick Menezes. Voltando a falar de Raimundo Zuca, seus aliados reclamam que as decisões e deliberações do grupo ficam somente restritas a três pessoas, o que é ruim para uma ala de oposição que sonha em ganhar a eleição.

No interior dos bastidores fala-se na possibilidade de surgir um nome novo,  sem nenhuma relação com as famílias tradicionais da política local, podendo ser uma alternativa para os eleitores que não acreditam em nenhum desses nomes já citados, já que quase todos já tiveram suas oportunidades e nunca atenderam os anseios da população. 

Na verdade, estas movimentações ocorrem de forma silenciosa, deixando alheio grande parte do povo, o principal interessado, que pouco sabe das movimentações que poderão ser decisivas para as próximas eleições. Diante da nova conjuntura que vem ganhando a política municipal, o blog do Lobão vai ficar atento e relatar passo a passo para a população, deixando-a inteirada e consciente das articulações e das supostas 'armadilhas' em torno dos nomes. Daqui pra frente o blog se compromete em acompanhar toda movimentação que envolve o pleito municipal vindouro dessa linda cidade  de Joselândia, e juntos torcemos para que no final do processo democrático haja um vencedor comprometido em desenvolver um trabalho edificante para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário