.

.
.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

CLA: Aluisio Mendes será relator do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas


O deputado federal Aluisio Mendes (Pode) será o relator do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado entre o Brasil e os Estados Unidos para o lançamento de foguetes e satélites americanos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) encaminhou ao Congresso Nacional mensagem governamental com cópia da proposta há pouco mais de uma semana.
Inicialmente, a exploração comercial da base pode render US$ 300 milhões (R$ 1,1 bilhão) anuais ao Brasil.
Além da relatoria do acordo, o deputado está entre os convidados do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, para a visita ao Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.
Desde o início das discussões, Aluisio tem defendido a proposta do acordo. Ele embarca amanhã (3) para o território franco-guianês e pode ser o principal articulador dos apoios de parlamentares maranhenses para a aprovação do projeto.
“Já conheço a base de Kourou, e visitá-la em missão será muito positivo. O acordo é importantíssimo para o Brasil e também para o Maranhão. Os ganhos econômicos e geopolíticos nos colocarão nesse mercado que está em crescimento e que pode nos inserir em projetos de desenvolvimento tecnológico com imensos ganhos científicos e sociais”, defendeu Aluisio.
O Centro Espacial da Guiana, também denominado Europe’s Spaceport, é operado pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais (Centre National d’Études Spatiales – CNES), agência espacial francesa, e sua localização (Kourou) por ser próximo à Linha do Equador, assim como a Base de Alcântara, é referência favorável a lançamentos de satélites em órbita geoestacionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário