segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Em praça pública, Colégio José Teixeira apresenta projeto sobre a diversidade cultural


O Colégio José Teixeira, a maior referência em educação da Rede Municipal, reuniu na manhã dessa segunda-feira (16), na Praça São Francisco de Assis, em Tuntum, grande parte de seus estudantes para a realização de um projeto sobre a diversidade cultural, destacando aspectos da cultura do município e do país.

Sob os olhares de muitos curiosos, em especial muitos que trafegavam nas imediações da praça, o projeto expôs em diversos estandes, detalhes que narravam pontos marcantes da historia e tradições vivenciadas por seu povo ao longo dos seus 64 anos de emancipação. Por intermédio dos alunos, a maioria adolescentes, era possível ouvi um pouco dos contos que retratavam a trajetória do desenvolvimento econômico, político e social.

Em uma das exposições, inclusive uma das mais bem visitadas, poderia se encontrar alguns trabalhos de artesanato, replicas de peças que comumente eram utilizadas por nossos ancestrais, fazendo relembrar a vida rústica que tinha os primeiros habitantes da antiga vila Tuntum.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), homenagearam personalidades da literatura moderna municipal, dando enfase ao escritor Emerson Araújo, membro da Academia Piauiense de Poesia. O historiador e professor Jean Carlos, já com muitos trabalhos e pesquisas publicadas, foi outro que teve seu nome lembrado. Dando enfoque a mídia digital, o blogueiro e professor Deusimar Lobão, também foi lembrado, inclusive com a exposição de algumas publicações feitas em seu veículo.

No decorrer das atividades, iniciadas às 7 horas, o colégio apresentou dois dos seus destacáveis projetos de incentivo a cultura e a arte, o bumba meu boi e as bailarinas mirins. O momento, sem dúvida, foi o ápice do projeto, levando muita empolgação aos que assistiam e aos que participavam. A diretoria do colégio entende que o projeto faz reacender o desejo pela cultura e a arte, gerando muito mais incentivo no meio escolar. Veja algumas imagens...













Um comentário:

  1. Parabéns aos Organizadores, aos Profesores e Alunos, que de forma brilhante participaram deste evento de carácter cívico e cultural, uma alusão as homenagens à Emancipação da Cidade de Tuntum - O Coração do antigo Território Fértil do Japão. Um abraço fraterno. Palmas-Tocantins, 16 de Setembro de 2019.
    Creomildo Cavalhedo Leite.

    ResponderExcluir