sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Pesquisa Datafolha revela o percentual de petistas e bolsonaristas, veja

 


Uma nova pesquisa do instituto Datafolha revela que o eleitorado brasileiro continua fortemente dividido entre Lula e Bolsonaro. De acordo com os números divulgados nesta sexta-feira (8), 39% dos entrevistados se declararam petistas, enquanto 37% se identificaram como bolsonaristas. Pela margem de erro de dois pontos percentuais, os dois grupos estão tecnicamente empatados.

Ainda segundo o levantamento, 18% afirmaram ser neutros, 5% disseram não apoiar nenhum dos dois e 1% não soube responder. É a primeira vez, desde o início da série histórica do Datafolha, em dezembro de 2022, que petistas e bolsonaristas aparecem com índices tão próximos.

Na pesquisa anterior, realizada em junho, ambos os grupos registravam 35%. Agora, o número de petistas cresceu quatro pontos, enquanto o de bolsonaristas avançou dois. A maior diferença já registrada ocorreu em março de 2023 e março de 2024, quando a vantagem petista chegou a oito pontos percentuais.

O levantamento também aponta para o avanço da polarização política. Em junho, 70% dos eleitores se declaravam petistas ou bolsonaristas; agora, esse índice subiu para 76%.

A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, antes da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro. Na ocasião, o ex-presidente já utilizava tornozeleira eletrônica por determinação do STF.

O Datafolha também avaliou a popularidade do governo Lula: 40% reprovam a gestão, 29% aprovam e o restante se mantém neutro — números estáveis em relação a levantamentos anteriores.

Foram realizadas 2.004 entrevistas presenciais em 130 municípios do país, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A classificação política foi definida a partir da pergunta: “De 1 a 5, onde 1 é bolsonarista e 5 é petista, em qual número você se encaixa?”. As respostas 1 e 2 foram agrupadas como bolsonaristas; 4 e 5, como petistas; e 3, como neutros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário