A partir desta quinta-feira (16), professores de todo o país — das redes pública e privada, em níveis municipal, estadual e federal — podem solicitar a Carteira Nacional Docente (CNDB). O documento faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para valorizar a categoria e oferecer vantagens exclusivas.
A CNDB é totalmente digital e tem emissão imediata. Entre os benefícios, estão descontos em eventos culturais, como shows, teatros e cinemas, além de 15% de abatimento em diárias de hotéis conveniados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O MEC também anunciou que novas vantagens serão divulgadas em outubro.
Para solicitar, o professor deve acessar o sistema Mais Professores com a conta gov.br, confirmar seus dados e vínculo com a instituição de ensino, preencher endereço e contatos, enviar uma foto dentro dos padrões e confirmar a emissão. Após a aprovação, a versão digital fica disponível para download imediato.
O documento terá validade nacional e também garante a possibilidade de acesso a cartões de crédito do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, sem cobrança de anuidade. Segundo o MEC, cabe a estados e municípios manterem os cadastros atualizados para que a emissão ocorra sem problemas.
Abaixo, veja o passo a passo de como solicitar o benefício:
Acesse o sistema Mais Professores, com a conta gov.br. Você verá seus dados pessoais e vínculos com instituições de ensino.
Verifique e confirme as informações apresentadas. Caso haja erro, será preciso entrar em contato com a instituição empregadora para correção.
Em seguida, informe endereço completo e contatos (e-mail e telefone).
Depois, faça o upload de uma foto dentro dos parâmetros exigidos.
O sistema exibirá uma prévia da CNDB com foto e dados completos.
Se tudo estiver correto, confirme a emissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário