Durante a convenção estadual que oficializou a candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão nas eleições de 2026, o governador Carlos Brandão destacou sua experiência em campanhas eleitorais, defendeu os resultados da atual gestão e demonstrou confiança na vitória da chapa ainda no primeiro turno.

Ao comentar sua trajetória política, Brandão afirmou que participou da coordenação de cinco campanhas majoritárias, todas vitoriosas.
“Tenho coordenação de campanha de cinco campanhas eleitorais. Foi da campanha do Zé Reinaldo, do Jackson, aí depois teve as duas campanhas do ex-governador Flávio Dino e duas minhas. Eu tenho um pouco de experiência. Todas as cinco foram vitoriosas.”
O governador também atribuiu o cenário favorável ao índice de aprovação da administração estadual e ao trabalho desenvolvido por Orleans Brandão durante a gestão.
“E nessa campanha tem uma coisa diferente: é porque a gente sente um governo muito bem avaliado, com 70% de aprovação, com resultados concretos de entrega. Não é blá-blá-blá, é resultado concreto. E uma pessoa que ajudou a construir, que é o Orleans Brandão, que foi meu secretário, ali do lado, que me ajudou a construir as políticas públicas e ajudou a tirar do papel, que é o mais difícil.”
Segundo Brandão, a candidatura representa uma continuidade das ações desenvolvidas pelo governo, com possibilidade de ampliar os resultados já alcançados.
“Então, as pessoas estão acompanhando esse processo como se fosse uma continuidade, mas uma continuidade que vai avançar ainda mais por conta da experiência que ele tem. Ainda tem muita coisa para fazer. Lógico que não foi tudo feito. Mas, assim, a gente vem vendo os resultados. Os resultados são extremamente favoráveis. A gente melhorou todos os indicadores sociais do nosso estado, indicadores que estavam aí há muitos anos esperando, que a gente não tinha nem esperança de que mudassem.”
Ao citar um levantamento divulgado pelo portal G1, o governador afirmou que o Maranhão liderou o Nordeste no cumprimento de promessas de campanha.
“O último resultado foi agora do G1, da Rede Globo, que acabou de publicar que o nosso governo foi o governo do Nordeste que mais executou os compromissos de campanha. As promessas de campanha. Nós ficamos em primeiro lugar no Nordeste e em quarto no Brasil. Você vê como a gente trata a coisa séria.”
Na sequência, Brandão fez críticas indiretas a adversários políticos ao comparar índices de cumprimento de promessas.
“Então, essa história de promessas de campanha que alguns estão fazendo, que só tiveram 34% de aprovação dos seus compromissos, a prova está aí. Se nós cumprimos 63% dos compromissos que registramos em cartório e o outro só cumpriu 33%, é sinal que tem muita proposta que está sendo feita aí que não vai ser executada. É sonho. E, na prática, a gente vê muita coisa sendo prometida. Basta olhar a gestão anterior, que não está sendo feita. Se não fez em uma prefeitura, vai fazer em 217 prefeituras? É muito difícil.”
O governador também destacou o apoio político recebido pela candidatura de Orleans Brandão e afirmou nunca ter participado de uma eleição com uma base tão ampla.
“Então, eu estou muito otimista porque a gente tem experiência administrativa, tem experiência política, temos o maior time político. Eu já participei de cinco eleições majoritárias, mas nunca tinha visto uma eleição com tanta força política como essa. Temos 210 prefeitos e prefeitas do nosso lado, temos 600 ex-prefeitos do nosso lado, temos as entidades de classe, os movimentos sociais, temos os vereadores e, acima de tudo, temos o povo.”
Brandão afirmou ainda que as pesquisas eleitorais apontam vantagem para o candidato governista e projetou uma vitória já no primeiro turno.
“Quando a gente vê a pesquisa, essa relação classe política é uma coisa, mas a gente tem que se basear é por pesquisa. E, nas pesquisas, o Orleans está disparado. Na minha eleição, quando eu comecei, eu tinha 4%. Na época dessa fase, eu tinha 6%, 8%. O Orleans já está com 45%. Vai ganhar no primeiro turno. Na hora que começar a movimentação nos municípios, a gente vai ver o tanto que ele vai crescer, porque ainda tem muita gente indecisa.”
Ao encerrar o discurso, o governador voltou a defender a continuidade da atual gestão e disse que o eleitor deve analisar o histórico dos candidatos.
“As pessoas, aos poucos, vão conhecendo aqueles falsos profetas, que prometem e não cumprem. E aqui esse time é um time que promete, tira do papel e cumpre. Então, gente, nós estamos num momento de decidir o futuro do Maranhão. As pessoas analisam o passado, o currículo de cada um, e sabem quem fez, quem sabe fazer e quem vai fazer. Portanto, eu estou muito tranquilo, estou muito feliz, porque a tua campanha foi abraçada. Tem sentimento, tem amor, tem vontade de continuidade. Esse é o sentimento que eu vi em três municípios. Agora existe uma vontade enorme para começar a votação, para votar em ti. Porque o povo quer continuidade, o povo não quer retrocesso. Ninguém quer arriscar, quer votar naquilo que está dando certo.” Oinformante
Nenhum comentário:
Postar um comentário