.

.
.

sábado, 17 de setembro de 2022

Apesar do sucateamento e da pandemia, educação de Joselândia avança, diz Ideb


O Ministério da Educação e Cultura (MEC), através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que afere anualmente a educação de todo país, divulgou hoje (17) os números avaliativos da aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais e finais, havendo um significativo crescimento em Joselândia em relação aos anos anteriores, período em que deveria crescer muito pela ausência de qualquer obstáculo, como a pandemia, que limitou a qualidade do ensino, distanciando o aluno da sala de aula, obrigado-o ao desconfortável método de aulas online.

Mesmo diante dos transtornos impostos ao sistema de ensino, a estrutura de educação de Joselandia se sobrepôs as dificuldades e superou todos obstáculos impostos, assim ratifica o Ideb com base no aprendizado dos alunos nas disciplinas de português e matemática, realizado pela Prova Brasil, além do fluxo escolar, que é a taxa de aprovação. O indicador que mede a qualidade da aprendizagem varia de 0 até 10, que quanto maior, melhor, significando dizer que está havendo evolução no nível de aprendizagem dos estudantes.

Conforme o gráfico, em 2019, nos anos iniciais, o IDEB foi de 4,2. Em 2021, mesmo sendo um período de dificuldades, o índice saltou para 4,5. Nos anos finais, também em 2019, o índice foi de 3,5. Em 2021, os números foram aquecidos com a qualidade na aprendizagem e subiram para 3,8.

Como mostra o gráfico acima, Joselândia teve um avanço significativo na qualidade de ensino, uma evolução na aprendizagem que só incentiva a gestão municipal continuar a buscar novos métodos de ensino e investir ainda mais em uma pedagogia que traz resultados em curto e médio prazo. Segundo o secretário de Educação, Dr. Éder Amador, não há segredos para os avanços que a educação vem tendo de forma paulatina, o que há é vontade.

"Não existe nenhum segredo, o que existe é vontade para mudar, é investir os recursos em seu devido lugar, valorizando tanto o aluno como o professor. Este último vem sendo peça chave para as mudanças que estão acontecendo, sem seu esforço e capacidade o aluno não tem o desenvolvimento ideal. O prefeito Raimundo Zuca, Secretaria de Educação e todos os seus colaboradores não descansarão para que o Ideb melhore mais ainda no decorrer dos próximos anos", afirmou Dr. Éder.

Os números positivos só mostram com clareza que o caminho que está sendo seguido é o correto, que se nos anos anteriores tivesse havido essa mesma vontade e planejamento a educação, como num todo, estaria em outro patamar, desfrutando de uma qualidade superior, com os estudantes com um nível de conhecimento e aprendizagem mais elevada.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário