
O número atual de confiabilidade em Lula é nove pontos superior ao do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu último ano de gestão.
O dado é, de acordo com o Índice de Confiança Social (ICS), divulgado nesta terça-feira, 18, uma série de pesquisas presenciais realizadas todo ano desde 2009 feitas ainda pelo Ibope e hoje mantida pelo Ipec usando a mesma metodologia.
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
Nordeste
Lula tem a maior confiança dos eleitores na região Nordeste, onde marca 66 pontos. Entre os vários segmentos, o presidente tem menores números entre evangélicos, com 43, e eleitores das classes A e B, com 39.
Instituições
A pesquisa do Ipec fez a mesma avaliação de confiança com 20 instituições. Apesar do saldo do presidente da República superar anos anteriores, figura na 16° posição do ranking. No primeiro lugar está o Corpo de Bombeiros com 87 pontos, seguido de Polícia Federal e Igrejas, ambos com 70.
O Poder Judiciário aparece empatado com as eleições, sistema eleitoral com 53 pontos, nas posições 14 e 15 respectivamente. Nas últimas posições, estão o Congresso Nacional, 40 pontos, e os Partidos Políticos, 34.
Confira a lista completa das Instituições e o nível de confiança da população:
- Corpo de Bombeiros: 87
 - Polícia Federal: 70
 - Igrejas: 70
 - Escolas Públicas: 67
 - Forças Armadas: 66
 - Polícia: 64
 - Empresas: 62
 - Bancos: 61
 - Organizações da sociedade civil: 59
 - Ministério Público: 58
 - Sistema Público de Saúde: 56
 - Meios de comunicação: 56
 - Governo da cidade onde mora: 54
 - Poder Judiciário: 53
 - Eleições, sistema eleitoral: 53
 - Governo Federal: 52
 - Presidente da República: 50
 - Sindicatos: 48
 - Congresso Nacional: 40
 - Partidos Políticos: 34
 
Foram entrevistados pelo Ipec presencialmente 2.000 moradores de 127 municípios entre 1° e 5 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos sobre resultados do total da amostra, dentro de um intervalo de confiança de 95%.
De O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário