.

.
.

terça-feira, 24 de setembro de 2024

PLANO DE GOVERNO 2020: As propostas não cumpridas por Fernando Pessoa

 


Em 2020, durante a campanha eleitoral, o então candidato a prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa (PDT) publicou e fez circular entre grande parte do eleitorado seu plano de governo, decantado por ele como revolucionador, capaz de transformar o município de ponta a ponta com obras que transformariam a vida da população durante sua gestão. Os benefícios que mudaria em definitivo a vida dos tuntuenses se estenderiam em todas as áreas, alcançando todos os níveis sociais, privilegiando especialmente os menos favorecidos e os mais discriminados. 


Passados quase quatro anos, observa-se, que talvez somente cerca de 30% do que ele prometeu foram cumpridos, que os maiores projetos ficaram mesmo no papel e na garganta do prefeito, ficando comprovado que a população foi driblada além da conta, mesmo durante todo esse período os cofres municipais estando abarrotados de recursos, inclusive muita emenda parlamentar e convênios, fora os recursos constitucionais, por exemplo, os da educação que chegou a superar as cifras de R$ de 5 milhões ao mês, mas mesmo assim nenhuma escola foi construída com os recursos municipais.

Vejamos agora, na íntegra, tudo que prometeu o prefeito Fernando Pessoa no seu plano de governo de 2020. 

SAÚDE

No primeiro tópico do programa de governo, a pergunta que se faz é onde fica o local de atendimento específico para  mulheres e crianças? No segundo, o prefeito disse que implantaria uma maternidade e que faria a ampliação da rede hospitalar municipal. Não fez nada disso. Ele também garantiu a população que construiria uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Também não fez. Garantiu a criação de um centro de especialidades, que passou a ser construído no ano 2021, após a gestão de Dr. Tema deixar o projeto aprovado e os recursos na conta no ano de 2020. Ou seja, a construção não é mérito do prefeito. Quanto a ampliação dos exames de diagnóstico, segundo informações de um médico do grupo, são feitos no Centro de Imagem Iracema Borges.


EDUCAÇÃO

No livreto, Fernando Pessoa propalou a revolução da educação, prometeu a criação de centros profissionalizantes, que até agora não se sabe onde estão. Criação (construção) de novas creches, fato também não realizado, e o fortalecimento da merenda escolar, o que não há tanta comprovação, pois suco com bolacha e cuscuz ainda faz parte do cardápio das escolas. Disse que implantaria um polo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e outro do IEMA. Até agora nem um e nem outro. Na contramão, acabou com o convênio com uma faculdade de pedagogia bancada pelo município, deixando cerca de 100 estudantes no desespero e sem ter como estudar. Assegurou a implantação de um cursinho pré-vestibular e preparatório para o ENEM. Alguém sabe onde fica? Ratificou, também, o programa bolsa universidade. Quem são os alunos pobres e carentes que recebem? Para fechar a "revolução" na área, o prefeito disse que implantaria laboratórios de informática nas escolas. Na escola de seu filho implantaram tais laboratórios?  



INFRAESTRUTURA

No que diz respeito a pavimentação das vias de acesso aos povoados, até agora, o povoado Arroz teve o benefício assegurado, mesmo a pavimentação não sendo de qualidade ideal. Quanto a revitalização de praças, algumas tiveram serviços executados. Quanto as pontes, foram construídas duas, Vila Mata e Mil Réis, ficando a desejar parte do interior com locais quase que intrafegáveis. Sobre a revitalização das entradas da cidade, deu uma organizada na entrada do Entrocamento, mas a do Arara quase não sofreu alteração. No tocante ao terminal rodoviário, a obra está em fase de conclusão, mesmo havendo muita queixa da população sobre sua localização. Quanto ao programa Tuntum Verde, parece que houve pouquíssima alteração, ocorrendo até corte de árvores, como na rua dos Andrades. Sobre o aterro sanitário, seu estado continua do mesmo jeito, não foi legalizado como disse, o que fizeram foi mudar somente o lixão para o povoado Moça Branca, ocasionando os mesmos danos e insegurança ao meio ambiente. A feira da cidade, até agora, não sofreu nenhuma alteração, mas pelo contrário, a cada dia que passa fica cada vez menor.



EMPREGO E RENDA

Alguém sabe onde fica a sede do programa mais investimento de Tuntum? E que tal o incentivo fiscal e terrenos para industrias se instalarem. Alguém sabe onde estão essas empresas e os devidos incentivos? O que sabemos é que o prefeito andou propalando a implantação de uma fábrica de sapatos, mas até agora nada apareceu. Disse que implantaria uma empresa de reciclagem e outra para a fabricação de vassouras, não fez. A valorização e incentivo de associação de artesanato, continua no papel? Criação do programa Primeiro Emprego, você tem notícias desse programa? Fortalecimento da agricultura familiar, aquisição de produtos agrícolas para escolas e creches, mesmo sem tanta constância, há evidências de sua existência. 



ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nessa área, prometeu a criação do programa Renda Tuntum. Não há notícias concretas quanto sua existência e eficácia? Criação do Centro de Referência da Mulher. Sem tanta eficiência, funciona nas proximidades do prédio da Câmara de Vereadores. Implantação de um centro para tratamento de dependentes químicos. É desconhecido este centro? Implantação do projeto Casa Digna. Andou construindo algumas casas, mas um número muito insignificante, muitíssimo distante do que prometeu. Reinauguração do Centro de Promoção Humana. De fato aconteceu, mas ele pertence a Igreja Católica. Programa Criança Feliz nas igrejas evangélicas. Alguém sabe se acontece? 



As áreas de esportes e juventude e cultura podem ser avaliadas pelo banner e fotografia, mas pouco progresso houve também. Diante da abordagem feita, fica nítido que a dívida do prefeito é pra lá de deficitária, cumprindo muito pouco do que prometeu a população, ficando claro e evidente que há mais um show midiático de impressionismo e muita garganta nos microfones, enquanto o povo continua sendo driblado às claras com a velha tática de sempre, prometer e não cumprir.  



Candidato a reeleição, Fernando Pessoa e sua assessoria só esqueceram de lançar um novo plano de governo. Por que será? Será que ficaram envergonhados? Ou é porque o povo não acredita mais?  



8 comentários:

  1. Não sei porque, ele não abre o portal da transparência.

    ResponderExcluir
  2. Oxente, mas vc esperava o quê? Agora os vereadores, vice prefeito estão ganhando muito dinheiro, milionários!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, só sei que o imprestável do vice prefeito tá milionário, sem falar do prefeito

    ResponderExcluir
  4. Cadê o rapina fugiu do debate kkkk

    ResponderExcluir
  5. Política ,no Brasil virou palhaçada.

    ResponderExcluir
  6. Tô aqui pra conhecer um político honesto.

    ResponderExcluir
  7. Só sei o inútil do vice tá podre de rico!

    ResponderExcluir
  8. O povo vai sofrimento, é se ele se reeleger.

    ResponderExcluir