A maranhense Santana Barros de Oliveira, de 30 anos, uma das sete vítimas fatais do tombamento de um ônibus que saiu do Maranhão com destino a Santa Catarina, registrou em vídeo as condições precárias do veículo poucas horas antes do acidente na BR-153, no interior de São Paulo.

Nas imagens, publicadas em rede social, ela mostra o coletivo seguindo viagem com apenas um pneu em um dos eixos e relata preocupação: o ônibus continuava rodando mesmo após problemas mecânicos.
Santana morreu na terça-feira (17), depois de permanecer internada. Natural de Imperatriz, a jovem viajava para trabalhar na colheita de maçãs em Santa Catarina.
IRREGULARIDADES
As investigações indicam que o veículo já trafegava em situação irregular antes de entrar em território paulista. Segundo a polícia, o ônibus chegou a parar na rodovia para troca de um pneu, mas seguiu viagem apenas com o outro componente do mesmo eixo, comprometendo a estabilidade.
O tombamento ocorreu na madrugada de segunda-feira (16), entre Ocauçu e Marília, após o estouro de outro pneu, o que fez o motorista perder o controle da direção.
De acordo com a delegada responsável pelo caso, a decisão de continuar a viagem nessas condições caracterizou assunção de risco.
A perícia e depoimentos de sobreviventes apontaram uma série de irregularidades no ônibus:
- Pneus carecas e com desgaste acentuado;
- Problemas de iluminação, com faróis queimados;
- Ausência de cintos de segurança;
- Transporte clandestino, sem autorização da ANTT, conforme a Polícia Rodoviária Federal.
O motorista, identificado como Claudemir Moraes Moura, foi preso em flagrante e responderá por homicídio e lesão corporal na direção de veículo automotor. A empresa responsável pelo transporte também é investigada pela Secretaria de Segurança Pública. Informações do Informante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário