Um dos primeiros encontros do governador Flávio Dino, em Brasília, foi com o ministro da Educação, Cid Gomes, onde ocorreu a apresentação do Programa “Escola Digna”. O programa implantado no governo de Flávio Dino, prevê que a Secretaria de Estado da Educação proporcione a crianças, jovens, adultos e idosos atendidos pelo Sistema Público de Ensino dos Municípios, o acesso à infraestrutura à uma adequada formação de cidadãos livres, conscientes e preparados para atuar profissionalmente nos mais diversos campos da atividade social.
O projeto prevê ainda, a execução de reformas, com recursos próprios ou captados junto ao Governo Federal, das escolas públicas estaduais e a construção de núcleos de educação de Integral do Ensino Médio, bem como aquisição de equipamentos necessários, à substituição das escolas de taipa, palha, galpões nos municípios.
Já as prefeituras deverão ceder terrenos para a construção de unidades escolares. Aos municípios também caberá assegurar o número de professores necessário ao bom funcionamento da escola, bem como manutenção predial.
No Ministério da Integração Nacional
Já no Ministério da Integração Nacional, o debate girou em torno de soluções para a retomada dos projetos de produção e irrigação no Estado. A operacionalização dos diques da Baixada Maranhense, que encontram-se paralisados, foi o tema abordado pelo governador como prioritário para o Maranhão em relação a esta pasta.
Capaz de dinamizar a produção da região da Baixada, o projeto prevê a retomada da irrigação como ponto primordial para o desenvolvimento do Maranhão. Para sensibilizar a equipe do Governo Federal para a importância do projeto, o governador do Maranhão apresentou as potencialidades produtivas da região e destacou a importância social da construção dos diques.
Funcionando como contentores da entrada da água salgada na Baixada Maranhense e retentores de água doce nas áreas produtivas, os diques têm por objetivo aumentar a utilização de água em boas condições para consumo humano, produção, pesca, irrigação e piscicultura – promovendo a redução da pobreza na região.
A ida da equipe do Governo do Maranhão à sede do Governo Federal foi programada para destravar investimentos e garantir novos projetos em parceria com entidades para fazer com que o Maranhão entre em um novo ciclo de desenvolvimento, tendo como matriz a busca pela justiça social e o combate às desigualdades.
Domingoscosta
Nenhum comentário:
Postar um comentário