sexta-feira, 11 de março de 2011

Sessão solene: Câmara homenageia as mulheres tuntuenses

Há tempos que a galeria da Câmara não tinha um publico tão seleto e especial: mulheres; mulheres sendo homenageadas pelo Poder Legislativo. Entre elas empregadas domésticas, professoras, liberais, donas de casas, enfim, todas as representantes das diversas categorias femininas estavam presentes. A autora do requerimento e da grandiosa idéia, a vereadora Lêda Bílio, discreta como sempre, foi a primeira a usar a palavra afirmando que enviará dois projetos, um para criar a semana da mulher e o outro para instituir um diploma as mulheres de destaque.




A esposa do vereador Orleans Moreira Cruz, Oldy Cruz enalteceu a importância do dia e ainda ressaltou o nome de várias personalidades femininas do município. A primeira dama do município Maria Suami Oliveira Cunha, enfatizou a grandeza das mulheres e os espaços que elas vem conquistados nos três poderes. A empresária do ramo de combustíveis e ex vice prefeita em duas ocasiões, Ana Isabel Fernandes Azevedo, antes de sua fala, pediu que todos rezassem uma Ave Maria pela saúde de dona Maria Helena Cunha, mãe de seu ex marido Cleomar Tema que se encontra em São Luís se recuperando de uma intervenção cirúrgica. A ex vice prefeita com sua velha e boa eloqüência destacou a bravura das mulheres no seio da sociedade, segundo ela, sem perder a ternura. Antes de concluir ela leu uma mensagem do secretário de Agricultura, seu esposo Cláudio Azevedo, parabenizando as mulheres.



Em seguida a chefe do Cartório Eleitoral, Iva Cunha leu uma bonita mensagem descrevendo a importância da mulher. A coordenadora pedagógica Wlga Alves falou da grandeza das mulheres e externou sua alegria pela iniciativa da vereadora Leda. O vereador Orleans Moreira a título de exemplo citou o nome da presidenta Dilma Roussef e a governadora Roseana Sarney afirmando que as mulheres não são mais discriminadas. O vereador Marcus Cunha pediu que todos orassem pela saúde de sua tia Maria Helena que passa por um momento delicado. O vereador ainda citou a bravura de Maria Helena quando perdeu o marido com pouco mais de 30 anos de idade e consegui formar todos os filhos. “Hoje nós temos os filhos ilustres de Tuntum, saíram do ventre de dona Maria Helena”, disse o vereador Marcus Cunha. O secretário de Articulação Política, Josinaldo Carvalho Bílio destacou a preparação da mulher quando assume qualquer cargo. Bílio ainda expôs a pouca quantidade de representantes femininas nas casas legislativas, afirmando que ainda é pouco pela capacidade que a mulher tem.



O secretário de Educação, Antonio dos reis Barros Teixeira, sorridente disse que é uma grande felicidade trabalhar ao lado de muitas mulheres e que escolheu uma profissão em que a maioria é mulher. Antes do encerramento foi sorteado vários brindes doados por ana Isabel, Oldy Cruz, maria Suami e Lívia, esposa do vereador Jaidran Brito.  Em entrevista ao programa Jogo Aberto, comigo na rádio FM Nova Esperança, o presidente Jaidran Brito, muito contente, comentou da possibilidade do evento ser comemorado todos os anos pela Casa. ‘Nós já deixamos a disposição de todos os vereadores que se manifestem nessas questões de datas comemorativas, havendo manifestação de interesse da população a Câmara vai estar disposição e iremos sim realizar qualquer evento que venha a ser aprovado no plenário da casa legislativa”, afirmou o presidente. Após a sessão solene foi servido um coquetel.


13 comentários:

  1. eu voto mesmo na dona ana izabel...e tenho ceretza que ela vai dar um jeito nessa crise que assombra tuntum.

    ANA IZABEL 2012.

    ResponderExcluir
  2. Deusimar LobãoCadê as fotos da ornamentação e das mulheres que trabalharam para esse evento acontecesse? E daquela crianças na entrada e da mesa de frutas?
    Tão de parabéns as mulheres que trabalharam para esse evento ficassem tão bonito são elas Apoliana, Dalva, Lucineide, Livia, Adina, Valdizete. Elizete, Marcia e Fátima e não podemos esquecer das criançadas que deu mais brilhos Lyja, Leticia, e Isnádia .

    ResponderExcluir
  3. ISABEL SO COSEGUIO DAR 385 VOTOS PRA RICARDO MURAD , COMO É QUE ELA QUER TER PEITO PRA SER PREFEITA.!!!!!E OUTRA, DEPOIS DE TUDO QUE ELA FEZ COM O POVO DO SEABRA E COM O TEMA,ELA TA MUITO É QUEIMADA. NAO VOTO NAO !!!
    Bruna Surfistinha

    ResponderExcluir
  4. Houve um tempo, que eu olhava a política de Tuntum assim: Tema com todo o poder labigó, e o trio, Ciro, Jaydran e Messias Ferreira, sendo a unica opção para enfrenta o despota dos Cunhas.
    Ciro acovardou-se na política, Messias desapareceu do grupo cobra e o Jaydran resolveu está do lado de quem ele sempre combateu, e sobrou quem? A alienação de um grupo ligado a vícios eivados das derrotas que sempre sofreu.
    Agora o quadro de Tuntum não muda, e o que é péssimo, os famosos blogueiros não ajudam em nada para mudar.

    ResponderExcluir
  5. muito pelo contrario, dona izabel pagava o povo do seabra em dias. todos podiam contar com aquele dinheiro no fim do mês. o hospital tinha uma funcionalidade constante de atendimento.
    agora... salarios atrasados, falta material... o hospital ta um caos.

    o câncer de tuntum são os cunhas, não é atoa que o tema tem um castelo. impondo poder ao povo de tuntum. todas suas obras são sem o minino de planejamento, o exemplo é o residencial ana izabel, uqe todo inverno alaga, e só quem sofre é o povo de tuntum.

    nunca mais voto em tema e chicunha.

    ResponderExcluir
  6. É importante ressaltar a grandeza e o brilho do trabalho desempenhado por Ana Izabel dentro do nosso município. Ressalta-se ainda o caráter e a personalidade incontestáveis dessa mulher. Parabéns as mulheres e, principalmente a Ana Izabel, pela pessoa que sempre foi e que continua a ser...BRILHANTE!!!!

    ResponderExcluir
  7. deusimar entrei hoje e vi uma enquete que pergunta se o dr tema vai ser candidato... caro deusimar ele não pode ser candidato a nada, ele tem 2 condenações no tcu e 1 no tce, simplismente por isso ele não pode ser candidato.

    O DR TEMA HOJE É FICHA SUJA E NÃO PODE SER CANDIDATO A PREFEITO DE TUNTUM.

    ResponderExcluir
  8. MEU DEUS MAIS A ISABEL TA FEIA RSRSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  9. E os PaI "DGUAS ATÉ UM BLOG QUE FAZ PERDE ,PORQUE SÓ SABEM FAZER BAGUNÇA NÃO TEM CONTEUDO...O JOÃO ALMY PASSA AS MARTERIAS E OS BABACAS POSTAM O JOATON TEM INVEJA OS OUTROS COMENTAM.. ISSSO TUDO É UMA SALADA <O FILHO FICA REPROVADO ELE ATRIBUI A UMA DEPRESSAO DO MENINO VAO ROCURAR O QUE FAZER DEIXAR DE FALAR DA VIDA ALHEIA < ^N TER INVEJA DOS OUTROS ISSO É FEIO SEU JOATON .........DEUS TARDA MAIS Ñ FALHA QUEM DEVE VAI PAGAR COM JUROS E CORREÇAO.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo seu trabalho jornalístico, nessa cidade maravilhosa, senhor Deusimar Lobão! Gosto de saber dos acontecimentos e noticias da região, e o seu blog é um dos melhores para encontrar notícias da amada Tuntum. Que linda homenagem para todas as mulheres guerreiras de fibra e de vontade. Gostei muito! Um beijo para todos da cidade, e em especial para minha tia, beijo tia!

    ResponderExcluir
  11. A fútil ou a inútil voltaram a agredir pessoa que tem preferido manter-se distante das politicagens e das picuinhas venenosas e corriqueiras em Tuntum. Larguem do meu pé, xulés!

    ResponderExcluir
  12. GRE, O MELHOR GOVERNO DE ROSE.

    Em meio a mais uma calorosa discussão entre oposicionistas e governistas, a Assembléia Legislativa rejeitou hoje (16) requerimento, de autoria do deputado Rubens Junior (PCdoB), no qual pleiteava a realização de audiência pública com o objetivo de discutir propostas para por fim à greve dos professores da rede estadual de ensino.

    A favor do requerimento votaram apenas os deputados Marcelo Tavares (PSB), Bira do Pindaré (PT), Luciano Leitoa (PSB), Cleide Coutinho (PSB), Gardênia Castelo (PSDB), Neto Evangelista (PSDB) e Eliziane Gama (PPS). Os deputados do PDT acompanharam o voto da bancada governista.

    Ao defender a aprovação da audiência, Rubens Jr. disse em seu discurso que a Casa não podia abrir mão de intermediar o fim da paralisação dos educadores. “É ou não é um problema estadual a greve dos professores? Lógico que sim. Temos que aprovar o pedido de audiência pública para discutir o problema e chegarmos a uma solução para a greve”, destacou.

    De acordo com o deputado, que faz aniversário nesta quarta-feira (16), a audiência seria uma oportunidade de colocar na mesma mesa de negociação o presidente do Sinproesemma, o representante do Poder Executivo e o representante dos estudantes a fim de que se chegasse a um consenso quanto à interrupção dos trabalhos dos docentes.

    “Eu não abro mão disso, e é isso que eu vim pedir aos senhores deputados, que votem favorável ao pedido de audiência. Não há forma melhor de comemorar o aniversário do que defendendo o fim da greve”, reiterou Rubens Junior, ao ter logo após o pronuncimento o seu pedido rejeitado.

    Em aparte, o deputado Marcelo Tavares disse que a audiência pública para debater a greve dos professores do estado seria uma forma de a Secretaria de Educação e o Governo do Estado tinha de confirmar a propaganda institucional veiculada em alguns órgãos de comunicação.

    “Todos os dias nós assistimos na televisão à propaganda do Governo do Estado de que é aberto à negociação, de que quer promover o diálogo e o fim da greve. Seria a oportunidade ideal então da secretária de Educação mostrar à sociedade maranhense que ela de fato é a favor do diálogo e que o Governo tem uma proposta que é do interesse de todos”, declarou.

    2retweet

    ResponderExcluir
  13. Sinproesemma reafirma, em nota oficial, continuidade de greve

    SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO MARANHÃO (SINPROESEMMA)


    NOTA OFICIAL

    Diante de notícias informando que o desembargador Marcelo Carvalho determinou a abusividade da greve dos educadores públicos do Maranhão, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) vem a público para:

    1-Informar que oficialmente a entidade não foi notificada da decisão judicial e, assim sendo, a greve continua sem prejuízo para os profissionais da educação;

    2-Comunicar que em última instância quem decidirá a continuidade ou interrupção do movimento grevista é a categoria reunida em assembleia geral, como determinam o Estatuto desta entidade, e que estas serão realizadas entre os dias 23 e 25 deste mês;

    3-Relembrar que o direito à greve está previsto na Constituição Federal e que o Sinproesemma buscará o caminho da Justiça para reverter a decisão dada em caráter liminar (provisória) e de forma monocrática;

    4-Reafirmar a legitimidade do nosso movimento paredista, pois desde 2009, nós, educadores (professores, especialistas e funcionários de escolas), estamos empenhados na definição, aprovação e aplicação do Estatuto do Educador, necessário ao reconhecimento e valorização do profissional, que pode dar ao ensino público a qualidade que a sociedade maranhense exige e paga por ela;

    5-Afirmar que buscar na Justiça a decretação da abusividade de nossa greve é mais uma demonstração de que o governo Roseana Sarney (PMDB/PT) não está interessado nem no diálogo nem na solução dos problemas da educação pública, pois busca o confronto com os educadores, foge do debate na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, impede a realização de audiência pública sobre a questão e se escora em caríssima e mentirosa campanha de mídia;

    6-Reafirmar que os educadores e educadoras maranhenses, representados pelo Sinproesemma, estão abertos à negociação e ao diálogo, mas não recuarão diante das ameaças, chantagens e repressão vindas do governo do Estado e continuarão em greve até que o Poder Executivo se disponha a negociar e atender as reivindicações dos trabalhadores.

    Educação pública de qualidade só com o estatuto aprovado e o educador valorizado.

    A greve continua! Estatuto já!

    São Luís, 17 de março de 2011
    Sinproesemma
    Gestão Unidade pra Lutar

    ResponderExcluir