.

.
.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Pequena biografia de Maria Feitósa de Araújo Tôrres (Maria Secretária)


Por Emerson Araújo

Maria Secretária ainda na mocidade em Floriano - Piauí
Maria Feitósa de Araújo Tôrres (Maria Secretária) nasceu na cidade de Floriano – Piauí em 26 de Janeiro de 1926 e faleceu na cidade de Tuntum - Maranhão em 27 de Julho de 1998 com 72 anos de idade.
Maria Feitósa de Araújo Tôrres (Maria Secretária) era filha de Florêncio Feitósa de Araújo e Perpétua Feitósa de Oliveira e irmã de João Afonso Feitósa de Oliveira (comerciante e vivo), Rosa Feitósa de Araújo Silva(viva) e Enói de Araújo Bandeira(já falecida), esta última mãe de Maria Inês Bandeira da Costa, vice-prefeita de Tuntum no primeiro governo do Dr. Cleomar Tema.
Maria Secretária  foi casada com o agropecuarista e comerciante piauiense Félix Ventura Tôrres de 1951 a 1974  com quem adotou dois filhos Maria Margareth e Fábio de Jesus Araújo Tôrres, ambos vivos.
Maria Secretária na década de 70 em Tuntum
Inicialmente, Maria Feitósa de Araújo Tôrres, residiu no Povoado Carneiro pertencente a Presidente Dutra, propriedade do seu falecido marido, vinda de Floriano – Piauí em 1951 e logo após passou a residir no antigo distrito de Santa Filomena,  onde exerceu as ocupações de comerciante e mais tarde professora.
No ano de 1955 com a emancipação do município de Tuntum e a passagem  do Povoado de Santa Filomena a distrito da nova cidade, Maria Secretária continuou prestando os seus serviços como comerciante e professora aquela comunidade.
No ano de 1959, a convite do Sr. Luiz Gonzaga da Cunha, Maria Secretária transfere seu domicílio juntamente com o marido Félix Ventura Tôrres  para a sede do município de Tuntum onde passa a exercer várias ocupações nas áreas do comércio, criação de bovinos,  magistério e  administração pública da nova cidade.
Com a eleição de Luiz Gonzaga da Cunha a Prefeito de Tuntum, Maria Feitósa de Araújo Tôrres é convidada pelo novo gestor municipal e assume o cargo de Secretária da Prefeitura Municipal de Tuntum, por esta indicação honrosa e pelos serviços prestados, ao longo da sua permanência a frente deste cargo, ela ganha a alcunha de Maria Secretária.
Maria Secretária na década de 80 em Tuntum
           Maria Feitósa de Araújo Tôrres foi secretária, tesoureira e auxiliar direta dos governos municipais de Luiz Gonzaga da Cunha (31/01/1964 a 31/01/1969), Luís Coelho Batista (31/01/1977 a 15/03/1983), auxiliar administrativa do primeiro Governo Tema (01/01/1993 a 01/01/1997) sempre exercendo os cargos a ela destinada com inteligência, denodo, competência e ética no serviço público municipal. Por conta disso, também, Maria Secretária se tornou uma conhecedora profunda da contabilidade e administração públicas de então.
Maria Feitósa de Araújo Tôrres, além dos cargos assumidos na administração pública municipal de Tuntum, secretária e tesoureira, secretária da câmara de vereadores por várias legislaturas, foi também Secretária oficial da Paróquia de São Raimundo Nonato à época de Frei Dionísio Guerra e outros párocos sempre demonstrando competência e exerceu, ainda,  por vários anos os cargos de Professora e Secretária do Colégio Comercial de Tuntum, ajudando a formar gerações de alunos da cidade.
  Maria Feitósa de Araújo Tôrres (Maria Secretária) por conta da sua atuação profissional em Tuntum se tornou um ícone para a cidade, como ela mesma dizia: “Tuntum não é a minha segunda casa, é o meu amor maior, a minha vida toda.” Foi por conta disso que o seu povo de Tuntum o presenteou com algumas dezenas de afilhados ilustres ou não.
O corpo de Maria Secretária encontra enterrado no Cemitério Principal da Cidade na Vila Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário