quarta-feira, 29 de maio de 2019

Novo comandante do policiamento de Tuntum fala sobre as ações a serem desenvolvidas em defesa da sociedade


Capitão Monteiro, comandante do policiamento de Tuntum


O blog do Lobão fez ontem (28) uma visita de cortesia ao comandante da 5ª Companhia do 18 Batalhão de Polícia Militar, com sede em Tuntum-MA, capitão Monteiro. O motivo da visita foi em saber de que forma a polícia tuntunense irá atuar para combater com mais efetividade a violência em toda área territorial do município. 
 O novo comandante, assumiu o comando no final do mês de fevereiro (2019) e explicou um pouco de sua estratégia para continuar a inibir a violência e também de criar novos mecanismos de ação, trabalhando de forma preventiva junto com a sociedade.
- Além do policiamento ostensivo, pretendemos atuar de forma preventiva, criando novos meios e tendo uma relação saudável e direta com a sociedade, disse.
O capitão afirmou que existe também a preocupação em reunir forças para reduzir os índices de homicídios e roubos, uma vez que a Constituição Federal afirma, no Art. 144, que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos e que mesmo estando em um patamar baixo e dentro de um nível de aceitação, ainda será preciso haver uma concentração maior de esforços para que a taxa caia ainda mais, fazendo com que a população se sinta cada vez mais segura.
- Dentro dessa perspectiva, tenha certeza, os índices de violência, por mais que sejam baixos, nunca vai zerar, mas mesmo assim temos que trabalhar diuturnamente para fazermos o melhor e deixar a população mais segura, afirmou.
Bacharel em Agronomia e em Segurança Pública, militar desde 2001, o Capitão Monteiro é um dos poucos oficiais que têm mestrado na área de segurança pública, pós-graduado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, formação adquirida no Centro de Altos Estudos de Segurança Cel. Nelson Freire Terra, na Academia do Barro Branco, em São Paulo, capital. Sua nova formação lhe deu uma nova visão de atuação na área, sobretudo em prevenção, modelo de ação que pouco a pouco pretende implantar, levando ao seio da sociedade o novo conceito de policiamento.
No contraponto do comandante e de suas ideias, está um efetivo reduzido de 15 homens, que lhe permite disponibilizar somente 4 policiais por turno de serviço, uma viatura (carro) e duas motocicletas. Mesmo diante desse cenário, ele não faz queixas e mostra-se otimista em fazer um trabalho de relevância em parceria com a sociedade, pois, segundo ele, a pequena corporação é composta por policiais novos, com bom conhecimento e formação adequada, o que facilita muito o contato com o público.
Dentro do contexto e da incumbência que cabe a polícia no plano de segurança, ele também pretende desenvolver, sempre que possível, ações preventivas no trânsito da cidade, contribuindo para que ele flua de forma organizada e reprimindo os excessos, principalmente na condução de motocicletas por menores e embriaguez ao volante, que vêm proporcionando uma série de acidentes.
Antes de concluirmos nossa rápida conversa, o comandante afirmou que a sociedade precisa estar vigilante e ser mais participativa, cooperando de forma direta com sugestões e denúncias, já que a polícia enfrenta dificuldades em saber sobre tudo que se passa em um município que tem mais 40 mil habitantes. No sentido de que haja uma participação maior, até com cobranças é disponibilizado, como sempre foi, o número do aparelho celular da viatura para qualquer tipo de ocorrência ou eventualidade que necessite a presença da polícia. Telefone da viatura da Polícia Militar de Tuntum: (99) 991741168 


Nenhum comentário:

Postar um comentário