segunda-feira, 27 de maio de 2019

Após 15 mortos em celas ontem, 40 corpos de presos são encontrados no AM...


Um dia após 15 mortes no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, o governo do Amazonas afirma ter localizado mais 40 corpos de detentos com sinais de asfixia em quatro presídios da cidade. Não há rebelião, nem depredação das instalações, segundo as autoridades. Inicialmente, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) havia contabilizado 42 corpos, mas o número foi revisto pela pasta, que também diz que ao menos 4 detentos feridos foram socorridos e passam por atendimento médico.
O governo de Wilson Miranda (PSC) trabalha com a hipótese de disputa entre os presos. "Foi briga entre grupos internos. E saíram se matando. Nada de rebelião. Foi tudo nas celas. Não foi nem no corredor". Louismar Bonates, secretário de Estado de Segurança Pública, ao UOL. Ele afirmou que o policiamento nas ruas de Manaus foi reforçado. 26.mai.2019 - Parentes de detentos bloqueiam entrada de presídio em Manaus

Tragédia repetida
 O episódio de agora, com 55 mortos em dois dias, se aproxima do de 2017, quando uma rebelião no Compaj deixou 56 mortos. Até o momento, a contagem de mortos é esta: Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Copaj): 15 mortos no domingo e 4 hoje Instituto Penal Antônio Trindade: 25 mortos hoje Unidade Prisional do Puraquequara: 6 mortos hoje Centro de Detenção Provisória Masculino 1: 5 mortos hoje Ainda de acordo com a secretaria, agentes do GIP (Grupo de Intervenção Prisional) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar estão nas unidades revistando e recontando os presos. O governo amazonense diz que um inquérito será aberto para investigar os homicídios, e uma forç.

Mortes na frente de visitas Segundo o secretário de estado de Segurança Pública do Amazonas, Lousimar Bonates, alguns assassinatos de ontem aconteceram na presença dos parentes das vítimas no Compaj.

Uma confusão se iniciou durante o horário de visitação, e as causas ainda são desconhecidas. Em nota, a Seap havia atribuído as mortes no domingo a uma briga de facções dos pavilhões 3 e 5. Após o acionamento do Batalhão de Choque da Polícia Militar, a situação estava sob controle, segundo a pasta. Nenhuma fuga foi registrada e nenhum agente penitenciário foi ferido ontem. Hoje, a Seap confirmou que todos os mortos foram identificados e seus corpos, liberados para as famílias. As visitas foram suspensas no local.
Do Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário