.

.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ciúme abala grupo Pula Pula...


O grupo político Pula Pula está abalado com o desfile público de Clomar Tema (PSB) com o seu possível companheiro de chapa Ciro Ricardo em alguns povoados do sertão. A aparição pública dos dois foi a gota d’água para alguns membros do grupo destilarem o seu veneno contra a postura de Cleomar Tema. Ele teria feito uma espécie de apresentação antecipada de seu pré candidato a vice favorito, ou seja, de reconhecimento para o eleitorado, já que Ciro há anos mora em Teresina e pouco vem a Tuntum.
Ciro Ricardo: provável vice de Tema

A suposta dor de cotovelo teria atingido em cheio o postulante do grupo a chapa de vice de Tema, o ex-vereador Antonio Durval, o Dora, que já vem articulando sua candidatura a muito tempo junto ao cacique Humberto Coutinho, prefeito de Caxias, homem que irá bater o martelo sobre o destino dos Pula Pulas e do ex-vereador.
Lêda Bílio: forte candidata
 Dora que não é a ‘bala’, vem encontrando resistências dentro da própria casa dividindo o grupo em dois quanto a sua aceitação. Das fileiras o nome mais forte é o do advogado Rhicarddo Costa, homem que tem liderança para unir o sul com o norte, contudo, de acordo com um interlocutor seu, ele declina da possibilidade de qualquer convite. 
A chapa de vice seria pouca coisa para ele largar toda estrutura profissional que tem feito durante esses anos como conceituado causídico da região que é.
Daniela poderá ser a vice do marido
Cleomar Tema parece não dá bola para a boataria, mas enquanto isso as especulações continuam em torno do nome de seu parceiro de chapa, quem sabe até uma parceira, como aconteceu no passado.
Rhicarddo Costa: dificilmente aceita
Hoje pela manhã conversando com um vereador, ele me dizia que já são seis os nomes aventados para compor a chapa de Tema: Ciro Ricardo, Rhicarddo Costa, Dora, Lêda Bílio, Daniela Jadão (sua esposa) e até o ex-vereador Alan Noleto. Agora será se essa escolha já não foi feita por Cleomar Tema? Aí é com você...









Seleção tuntuense de máster estréia no regional com vitória

A estréia da seleção tuntuense de máster no campeonato regional não foi de muita empolgação diante do BL de Presidente Dutra, porém foi o suficiente para convencer e vencer o adversário que até então era considerado forte candidato ao título regional. O gol da vitória tuntuense saiu por volta dos 30 minutos do primeiro tempo numa cobrança de falta feita por Manelinho. Ainda no primeiro tempo o goleiro Solon fez algumas intervenções para conter o ataque presidentetrudense.


Pé Seco: uma das atrações do regional

A nossa seleção daí pra frente jogou para segurar o resultado na casa do adversário contendo os avanços com um sistema defensivo bem armado e jogando no contra ataque. O placar só não foi ampliado porque a arbitragem de forma irregular ainda anulou um gol assinalado por Solisvan na etapa final. Dia 12 de novembro o time tuntuense enfrentará o selecionado de Fortuna.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A CORDA E A FÉ


do blog do Marcos Carvalho

Esta é a historia de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais desafios. Ele resolveu, depois de muitos anos de preparação, escalar o Aconcágua.

Ele queria a glória somente para si. Resolveu então escalar sozinho sem nenhum companheiro, o que seria natural no caso de uma escalada dessa dificuldade.

Ele começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde.

Porém ele não havia se preparado para acampar e resolveu seguir a escalada, decidido a atingir o topo. Escureceu, e a noite caiu como um breu nas alturas da montanha, e não era possível mais enxergar um palmo à frente do nariz, não se via absolutamente nada.

Tudo era escuridão, zero de visibilidade, não havia Lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens.

Subindo por uma "parede", a apenas 100 metros do topo, ele escorregou e caiu... Caía a uma velocidade vertiginosa, somente conseguia ver as manchas que passavam cada vez mais rápidas na escuridão.

Sentia apenas uma terrível sensação de estar sendo sugado pela força da gravidade.

Ele continuava caindo e, nesses angustiantes momentos, passaram por sua mente todos os momentos felizes e tristes que ele já havia vivido em sua vida. De repente ele sentiu um puxão forte que quase o partiu pela metade ... shack! Como todo alpinista experimentado, havia cravado estacas de segurança com grampos a uma corda comprida que fixou em sua cintura.

Nesses momentos de silêncio, suspenso pelos ares na completa escuridão, não sobrou para ele nada além do que gritar:

- Oh, meu Deus! Me ajude! De repente uma voz grave e profunda respondeu: - O que você quer de Mim, meu filho? - Me salve, meu Deus, por favor! - Você realmente acredita que Eu possa te salvar?

- Eu tenho certeza, meu Deus.

- Então corte a corda que mantém você pendurado...Houve um momento de silêncio e reflexão.

O alpinista se agarrou mais ainda a corda e pensou que se largasse a corda morreria... Conta o pessoal de resgate que no dia seguinte encontraram um alpinista congelado, morto, agarrado com as duas mãos a uma corda... ...a não mais de dois metros do chão.

E você...? Está segurando a corda...?



Fonte: Rede mundial de computadores



Lutador tuntuense é destaque em São Paulo

Paulo Tavares (no centro)
O tuntuense Paulo Tavares, dia a dia vem ganhando notoriedade como lutador profissional de Jiu-Jítsu no estado de São Paulo. No mês passado ele e sua equipe Top Fight Atos Jiu-Jítsu competiram do 1º Open de Jiu-Jítsu de Limeira, onde obtiveram o melhor resultado do ano. Paulo foi o destaque da competição faturando seu terceiro título em 2011.


Paulo que esteve de férias recentemente em Tuntum visitando sua mãe Maria Tavares, a Maria do Leó, é professor faixa preta na e compete profissionalmente como médio até 83k. Em uma conversa rápida quando nos encontramos, por acaso, numa lan house, ele afirmou que está de malas prontas para a Europa, veio a sua cidade só abraçar a mãe, para depois seguir com destino a Irlanda, onde pretende dar aulas e se aperfeiçoar mais ainda para migrar depois para o MMA, que ainda segundo ele dar mais lucro. ‘Vou viajar agora no final do ano para a Irlanda onde irei dar aulas e me aperfeiçoar, vim rápido a Tuntum somente abraçar minha mãe, pois sei que vou ter que passar uma longa temporada sem vê-la. Eu ainda pretendo em pouco tempo migrar para o octógono do MMA (Artes Marcias Mistas), lá os prêmios das lutas são maiores’, afirmou.



Sinproesemma e Governo firmam acordo salarial

A decisão foi tomada ontem durante reunião entre a categoria e o Governo do Estado

 
O Estado on-line
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão-Sinproesemma e o Governo do Estado chegaram a um acordo quanto à proposta salarial da categoria, ontem (27) durante uma reunião.

Durante o encontro, o Governo apresentou ao Sindicato a minuta da emenda ao projeto de Lei nº 248, encaminhado à Assembléia Legislativa (AL), que trata da recomposição salarial da categoria, aplicação do piso nacional e retorno das alíneas correspondentes às referências do Grupo Magistério será assinada, nesta sexta-feira (28), pelo governador em exercício, Washington Luiz Oliveira, e enviada à AL.
O texto da emenda foi apresentado pelo secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, à diretoria do Sinproesemma. O artigo 7º, do Projeto de Lei, que trata dos percentuais da Gratificação de Atividade do Magistério (GAM), passa a vigorar com a seguinte redação: “75% de GAM aos professores de nível médio e 104% aos professores e especialistas portadores de nível superior e professores das classes I e II que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais.

O documento também altera o artigo 13 do PL, que trata da aplicação do piso salarial da categoria e assegura o pagamento dos profissionais quando a remuneração estiver abaixo do valor do piso. “O vencimento do Grupo Magistério da Educação Básica será reajustado, quando a remuneração do cargo efetivo estiver abaixo do valor do piso salarial profissional nacional do Magistério”, diz o texto.
Foi também entregue ao Sindicato a tabela de vencimentos da categoria com o reajuste anunciado pelo Governo de 20%. Sendo 12% aplicados em outubro e o restante escalonado nos meses de março e setembro de 2012.
“O piso é uma conquista histórica que está sendo aplicada pelos gestores públicos, isso é um avanço. Superamos uma fase e vamos para outra, que é a aprovação do Estatuto, que vai definir a carreira da categoria”, comentou o presidente do Sindicato, Júlio Pinheiro.
Durante a reunião também foi discutido a questão do Estatuto do Educador, e João Bernardo Bringel sugeriu que seja realizado no dia 24 de novembro uma audiência pública para debater com a sociedade em geral o texto do novo Estatuto do Educador. Deverão participar da audiência o Ministério Público, entidades de classe, sociedade civil organizada e demais movimentos.
Também foi firmado um acordo para que o texto do Estatuto seja encaminhado à AL e aprovado ainda este ano. Uma nova reunião para discutir assuntos referentes ao Estatuto será realizada na próxima semana.





quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Colégio José Teixeira Realiza mais um projeto pedagógico



O Colégio Municipal José Teixeira continua a desenvolver suas ações pedagógicas buscando novos horizontes na formação de seus estudantes, hoje pela manhã, por exemplo, foi desenvolvido o projeto Formando Leitores que objetiva despertar e incentivar as crianças a leitura.



Segundo a coordenadora pedagógica Antônia Coêlho (Nininha), o projeto passou a ser desenvolvido no decorrer do mês em que vários autores da literatura brasileira foram lidos, entre eles Monteiro Lobato. As crianças de forma prazerosa diante de painéis improvisados na lousa liam textos dos autores diante dos colegas, pais e professores.



Para a diretora da escola, Suzana Alves Silva, ações como a de hoje serão constantemente realizadas para valorizar o ensino aprendizagem. ‘Temos que continuar com projetos desse tipo que valorizem o ensino aprendizagem’, afirmou. O colégio está entre os mais destacados no município na elaboração e execução de projetos que enriquecem o conhecimento do estudante.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A LIÇÃO DO RATO



do blog do Marcos Carvalho
Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote.

Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.

Ao descobrir que era ratoeira ficou aterrorizado.

Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:

- Há ratoeira na casa, ratoeira na casa !!

A galinha:

- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

 
O rato foi até o porco e:

- Há ratoeira na casa, ratoeira !

- Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. será lembrado nas minhas orações.

 
O rato dirigiu-se à vaca e:

- Há ratoeira na casa,

- O que ? Ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não!

Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira.

Naquela noite, ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima.. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.

No escuro, ela não percebeu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher...

O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital.

Ela voltou com febre.

Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha.

O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.

Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.

Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.

A mulher não melhorou e acabou morrendo.

Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

 
Moral da História:

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco.

O problema de um é problema de todos!

" Nós aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a conviver como irmãos "


 
Fonte: NEP-MA

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Povo sertanejo recebe Chico Cunha de braços abertos



Em um dia de festa oferecido pelo vereador Magno Melo e lideranças sertanejas, como o pecuarista Anchienta, o prefeito Chico Cunha foi recebido por centenas de pessoas no povoado Santa Rosa. O churrasco foi uma forma de agradecer o prefeito e sua comitiva pelos diversos serviços já executados no local, entre eles a construção do maior centro de ensino de toda região, além da perfuração de poços artesianos, estradas e outros benefícios.




O vereador Magno em seu pronunciamento destacou a importância que tem tido o prefeito durante esse período para a região, tornando-a mais desenvolvida e valorizada. O secretário de Finanças, Antonio Joaquim Neto falou da importância do povoado para a gestão e das ações do executivo. Muito bem aplaudido o prefeito Chico Cunha relatou obra por obra já realizadas por ele em favor da comunidade e povoados vizinhos, garantindo ainda a chegada de novas, como mais de 100 quilômetros de estradas que logo serão construídos. Segundo o prefeito o convênio já foi assinado junto ao INCRA faltando somente licitar.






sexta-feira, 21 de outubro de 2011

‘Fim do mundo’ deve acontecer nesta sexta-feira, diz pregador americano

blog do Luís Cardoso
Reuters e BBC
O pregador evangélico Harold Camping, que ficou mundialmente famoso ao “prever” o fim do mundo para 21 de maio passado, afirmou que o “Dia do Julgamento” deve ocorrer hoje, sexta-feira, 21 de outubro.
A confirmação da previsão, já feita anteriormente, está no site do Family Radio, programa de rádio de Camping, de 80 anos. Nesta sexta-feira, ele estava evitando contatos com a imprensa americana.
Camping havia chamado a atenção ao afirmar que o “Dia do Julgamento”, conforme prevê a Bíblia, ocorreria às 20h de 21 de maio último, o que não ocorreu.
Seus seguidores afirmaram terem ficado perplexos com o fato de o mundo não ter acabado. Muitos se desfizeram de bens materiais e pediram demissão de seus empregos.
Mais tarde, Camping afirmou que cometeu enganos em seus cálculos e remarcou o fim do mundo para 21 de outubro.
Desta vez, ele avaliou que não seria necessário fazer tanta publicidade como em maio

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Rigo Teles mobiliza autoridades para implantar campus da UFMA

O deputado Rigo Teles (PV) anunciou hoje, 20, que protocolou indicação na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa – encaminhada o ministro da Educação, Fernando Hadad, ao presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), ao presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT-SP), e aos senadores e deputados da bancada maranhense na Câmara e no Senado – pedindo o apoio de todos para implantar, em 2012, um campus avançado Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no município de Barra do Corda.


Deputado Rigo Teles

A indicação foi subscrita por 38 dos 42 deputados com assento na Assembleia Legislativa. Rigo Teles pediu o apoio do presidente da casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), para que o documento seja entregue, pessoalmente, em Brasília (DF), a todas as referidas autoridades, por meio de uma comissão especial de deputados, indicada pela Mesa Diretora.
De acordo com o parlamentar, o município de Barra do Corda é um dos mais desenvolvidos da Região Central do Maranhão, situando-se, aproximadamente há 400km do município de Imperatriz e 450km de São Luis. Segundo ele, pela sua importância no contexto sócio econômico maranhense e localização geográfica, já foi apresentada proposta de emenda constitucional, transferindo para Barra do Corda a capital do estado, mas infelizmente a PEC foi rejeitada.
Para Rigo Teles, a instalação do campus avançado da UFMA em Barra do Corda é um antigo sonho de cerca de 700 mil pessoas residentes da região Central do Maranhão. Teles entende que o campus vai proporcionar melhores condições de estudo e de formação profissional a milhares de pessoas residentes em Barra do Corda municípios circunvizinhos.

BR-135 e BR-226
O deputado anunciou, também, que pediu à governadora Roseana Sarney (PMDB), ao presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, que durante a reunião de Roseana com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, seja colocada, como prioridade absoluta, a duplicação da BR-135 e a conclusão do asfaltamento da BR-226, que interliga os municípios de Porto Franco, Grajaú, Barra do Corda, Presidente Dutra e Timon.
O parlamentar acha que está na hora de acabar com os acidentes, mortes e transtornos na BR-135, que já foi denominada a “Rodovia da Morte”. Rigo disse que o asfaltamento da BR-226 beneficiou apenas Porto Franco, Barra do Corda, Grajaú, Presidente Dutra e o povoado Baú, na divisa do Maranhão com o Piauí. “Do Baú para frente, a rodovia federal é de estrada de chão e está praticamente intrafegável”, reclama

Pro Infantil forma novos professores



A noite foi de gala para os 47 formandos do Pro Infantil, pólo de Tuntum. A grande noite dos novos educadores da Educação Infantil com nível de ensino médio, mais parecia uma formatura de nível superior pela estrutura que recebeu a solenidade. As dependências físicas do clube Arvet foram tomadas de formandos e convidados, sua maioria familiares. A bonita noite de colação de grau foi aberta com o pronunciamento de algumas autoridades, principalmente da área, como o secretário de Educação, Antonio dos Reis Barros Teixeira. O secretário aproveitou o brilhante momento para falar do programa dizendo que ele tem uma metodologia eficiente e aprovada. Ele ainda aconselhou os concludentes a continuarem na luta. ‘Não parem, procurem fazer um vestibular para cursar uma faculdade’, disse






Os 15 concludentes do município de Dom Pedro que fizeram parte do pólo ouviram a prefeita Maria Arlene Barros Costa agradecer a acolhida que Tuntum deu aos seus munícipes nesses dois anos de intenso estudo. Arlene não esqueceu de agradecer os esforços do prefeito Chico Cunha em criar o pólo e dar todo apóio. Ela ainda fez um breve relato da educação em seu município citando alguns avanços, não esquecendo ainda de enaltecer o ex-prefeito Ribamar Filho pela grande contribuição que deu a educação. ‘Estamos fazendo muito pela educação de Dom Pedro no momento, mas tudo começou na gestão do prefeito Ribamar Filho quando implantou bons cursos’, afirmou.












O prefeito Chico Cunha abriu seu pronunciamento discorrendo sobre a grandeza da profissão de educador. ‘Essa profissão, a de educador, talvez seja a mais árdua do mundo’, falou. O prefeito de forma sintética explanou um pouco de suas importantes ações na área para depois dar os créditos ao secretário Antônio dos Reis e toda sua equipe, que segundo sua fala vem fazendo um trabalho excepcional. Ele encerrou a fala parabenizando a todos pela a escolha da bela profissão.





O ato principal da festa, a colação de grau, por fim veio, em que todos com um largo sorriso e o rosto quase que resplandecente demonstrava a satisfação com o momento, para alguns o mais especial. A frente da mesa do cerimonial o concludente recebia o certificado das mãos dos dois gestores municipais. É com incentivos como esses que pouco a pouco Tuntum vai galgando novos espaços na formação de seus profissionais, almejando ver um futuro de maiores frutos e conquistas. O Pro Infantil, antigo Pro Formação, destina-se aos professores que atuam em sala de aula da educação infantil, nas creches e pré-escolas da rede pública. O curso objetiva valorizar o magistério e oferecer condições de crescimento ao profissional que atua na educação infantil. Participaram da cerimônia como convidados e professores formadores Raissa Natasha Einstein França, da Ufma; Gilvanete Arrais Pereira, Edilene Maria Moura, Deuzerina da Costa, Francisca de Carvalho, Ironilson Gomes, José Aldenízio, Maria do Perpetuo Socorro Abrantes, Maria José Silva, Roziane Brito, professor Emerson e outros.