.

.
.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Guerreiro Júnior é aclamado presidente do TJ

por Décio Sá

O desembargador Antonio Guerreiro Júnior foi eleito nesta quarta-feira, por aclamação, presidente do Tribunal de Justiça para o biênio 2012-2013. Também por aclamação foram eleitos Maria dos Remédios Buna (vice-presidente) e Celones Cunha (corregedor). A posse acontece no dia 16 de dezembro.
Guerreiro Júnior disse que sua prioridade será a construção da nova sede do tribunal, no Calhau. Ele afirmou que ainda aguarda uma definição do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para a realização de uma Parceria Público Privada porposta por ele.





Guerreiro Júnior, Maria Buna e Cleones: eleitos por aclamação. Foto: Ribamar Pinheiro

O projeto já foi aprovado por maioria no conselho, mas o ministro Carlos Ayres Brito pediu vistas do processo e ainda não pronunciou seu voto.
O presidente eleito prometeu incentivar ainda mais o processo judicial eletrônico, aumentar a arrecadação do Ferj (Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário) e instalar o datacenter – plataforma de tecnologia da informação.
Jamil Gedeon informou ao presidente eleito que o datacenter já foi licitado e que as obras devem ser iniciadas dentro de dez dias. O presidente do TJMA explicou que a antecipação da eleição neste ano vai proporcionar uma melhor transição entre os gestores, para que o próximo presidente possa planejar melhor sua gestão. Acrescentou que o fato de o futuro presidente ser membro da atual mesa diretora facilita ainda mais o trabalho e disse estar feliz de ter conduzido o processo eleitoral com muita tranquilidade.
“Hoje, praticamente, por meio do voto secreto, houve uma aclamação aqui no Tribunal de Justiça para os três candidatos. Uma eleição tranquila, que mostra que há unidade, há pacificação entre os magistrados. Os novos gestores vão encontrar uma Justiça mais estruturada, uma Justiça melhor, e torço mesmo que eles possam fazer muito mais”, declarou Jamil Gedeon.
Cleones Cunha comentou sobre a polêmica gerada por um processo da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) no STF propondo a limitação dos poderes investigatórios do CNJ. “A Corregedoria tem de atuar, corrigir, fiscalizar, atuar. Independente da decisão ad decisão do Supremo, eu vou cumprir minha obrigação”, disse.
Além das atribuições pertinentes ao cargo de vice-presidente, como substituir o presidente quando da sua ausência ou impedimento, Maria dos Remédios Buna disse estar plenamente identificada com as ações sociais desenvolvidas pelo tribunal, por meio de instituições como a Casa da Criança, Casa Abrigo e Creche Judith Pacheco.
Eleição
Como determinam o Código de Divisão e Organização Judiciárias do Estado do Maranhão e o Regimento Interno do TJMA, o plenário se reuniu para eleger os novos membros da mesa diretora, dentre os membros mais antigos do Tribunal, para mandato de dois anos, proibida a reeleição.
O desembargador José Luiz Almeida pediu a palavra para saber dos possíveis candidatos se eles se comprometeriam a dar continuidade ao que considerou grandes projetos iniciados na gestão do presidente Jamil Gedeon e do corregedor-geral Guerreiro Júnior – no que foi atendido posteriormente pelos já eleitos presidente e corregedor-geral. Almeida citou como exemplos o Pauta Zero e os investimentos em informática feitos pelo Tribunal. Elogiou a postura pacífica e equilibrada dos membros do TJMA e se colocou à disposição dos eleitos para colaborar.
Jamil Gedeon anunciou a votação para presidente, lembrou da desistência do desembargador Stélio Muniz em participar do pleito como candidato e convocou os desembargadores Guerreiro Júnior, Cleonice Freire e Cleones Cunha – mais antigos que nunca haviam sido eleitos para cargo de presidente – a aceitarem ou não a candidatura. Cleonice Freire disse preferir manter o costume de eleger o mais antigo e abdicou da condição de candidata. Cleones Cunha aceitou apenas para compor, mas declarou não ser candidato a presidente. Guerreiro Júnior foi eleito por todos os 24 desembargadores da Corte.
Na votação seguinte, para vice-presidente, Cleones Cunha, Nelma Sarney e Benedito Belo abdicaram da possibilidade de candidatura, enquanto Maria dos Remédios Buna aceitou e foi eleita, também por unanimidade. Por fim, a eleição para corregedor-geral de Justiça. Cleonice Freire mais uma vez abriu mão da disputa. Cleones Cunha foi então eleito por unanimidade.
Nota: Post alterado ás 14h35 para acréscimo de informações.

11 comentários:

  1. E AGORA QUEM SEGURA O DR.TEMA?ELE E CANDIDATO COM CERTEZA,TEMA DE NOVO COM A FORÇA DO POVO.

    ResponderExcluir
  2. (JOSIVAM) ESSE TEU FILHO "RENAN" FALA BESTEIRA DEMAIS, ELE É IGUAL A VOCÊ, DEIXA DE TAR FALANDO BESTEIRA, O PESSOAL FICA SÓ FALANDO DE VOCÊS-2, DEIXA A VIDA DO TEMA, ELE NÃO VAI SER CANDIDATO, ELE VAI APOIAR O CHICO CUNHA-2012.

    ResponderExcluir
  3. Deusimar, eu quero te fazer uma pergunta, mas antes, por favor não leve a mal, não estou quero te julgar nem prejudicar nem qualquer coisa do tipo, só me passou um pensamento pela cabeça, e gostaria de te perguntar.
    Bem, o começo e assim,
    Todos nós sabemos como é a política de tuntum, que muito se fala, tem candidatos de todos os tipos e gostos, mas o centro de tudo é o Dr tema, e os cobras, os epicos labigos e cobras, bem vamo lá
    ja no proximo ano tem eleição, parece que o dr tema vai ser canditado, e não sei, nem tenho certeza, mas os boatos que correm na cidade e que o seu indicado anterior, e atual prefeito chico cunha virou o seu maior adversario

    pera ai que eu ja xego na parte da pergunta,

    vc deusimar em anos anteriores tinha uma boa relação com o dr tema, ja foi apresentador do ttj
    e uma das pessoas de maior proximidade com o homem aqui na cidade, mas agora da pra perceber que vc esta diretamente ligado ao atual prefeito, falo isso pelas suas postagens no blog e tudo mais,
    resalto que isso é normal, todo mundo tem que estar conectado com alguma coisa nos dias atuais principalmente os que trabalham com a noticia

    bem o ponto da pergunta é agora

    se o dr tema ganhar como é o que mais é provavel, falo pelos comentarios da cidade, como fica a sua relação com o homem?


    fernando lc

    ResponderExcluir
  4. 1727Deusimar, eu quero te fazer...

    Trabalhei com três gestores municipais, Cleomar Tema, Pires Léda e agora Chico Cunha, com todos sempre mantive um relacionamento estritamente profissional, com muito trabalho, respeito e dedicação. Com os dois primeiros continuo a ter o mesmo respeito e pretendo tê-lo sempre, pois o mesmo eles têm comigo. Quanto a sua pergunta, companheiro, ela é fácil de responder, sou Chico Cunha por questões de fidelidade, a traição não pertence ao meu vocabulário. Não posso ser nenhum covarde, acho que todo 'homem' agiria como estou agindo, claro que fico triste, pois gostaria que os dois estivessem juntos, da forma como começaram. Acredito piamente que dr. Tema não guardará nenhum rancor nesse sentido, pois ele sabe da fidelidade que sempre tive com ele. Abraços e obrigado pela participação!



    Deusimar Lobão

    ResponderExcluir
  5. AINDA A RESPOSTA DO FERNANDO LC

    E quanto a minha situação? Irei continuar com o meu blog de pé, pretendo manter o noticiário que tenho no rádio, se possível escrever alguns impressos, ou seja, continuar minha vida de militância no jornalismo, claro que agora de forma independente. Alguns colegas já me disseram que fazer jornalismo independente é mais gostoso e empolgante. valeu!

    ResponderExcluir
  6. boa resposta deusimar


    quanto ao jornalismo independente
    espero que seja sempre seu foco
    vc é o unico profissional da noticia na cidade, pelo menos o unico que aborda assuntos de verdade,


    fernando lc

    ResponderExcluir
  7. TunTum ta novamente de parabéns!
    DR:Cleones eDR:Tema

    ResponderExcluir
  8. É MESMO MOTIVO DE MUITO ORGULHO PARA TUNTUM E PARA NOS TER ESTE HOMEM COMO FILHO DE NOSSA TERRA.CLEONES CUNHA

    ResponderExcluir
  9. DR CLEONES PARABENS VOSSA EXELENCIA E MOTIVO DE MUITO ORGULHO PARA TUNTUENSE E MARANHENSE AFINAL NAO É PARA QUALQUER UM SER ADVOGADO,JUIZ,DESEMBARGADOR E AGORA CORREGEDOR.DONA MARIA HELENA ONDE ESTIVER ESTA CHEIA DE ORGULHO.

    ResponderExcluir
  10. O MAIOR DIPLOMA É O VOVÔ DELE. É QUEM DÁ JEITINHO COM INFLUENCIA E ARRUMA UM CONTRACHEQUE PARA ELE. FILHO DE PAPAI.PRESIDENTE DUTRA NAO TEM SORTE COM ADMINISTRADORES...

    ResponderExcluir
  11. TunTum ta novamente de parabéns!
    DR:Cleones eDR:Tema TEM uM SENHOR FALA TUDO OU SABE TUDO, QUE DEVE TA MORRENDO DE INVEJA , ELE É INVEJOJO FOFOQUEIRO VIVE DE FALAR MALDADES DAS PESSOAS fazer suspeitas infundadas ,NA CASA DELE É O SENADINHO DE FOFOCA ,< OS ARTICULADORES , QUE SO FALAM <E CRITICAM OS OUTROS,TA DOIDO ATRAS DE UM EMPREGO PRA FILHA , FOI PEDIR FAVOR UM FICHA SUJA, TAI NO QUE DEU A MULHER ESTEVE AGORA AQUI EM TUNTUM SONDANDO UM EMPREGO PRA FILHA QUE ELES DIZIAM QUE ERA DESTAQUE NO MARANHAO FAÇAMMMMMMMMMMMMMMM ME RRRRIRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

    ResponderExcluir