.

.
.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Câmara: debates e discursões esquentam mais uma sessão ordinária




                 
     A entrega de um título de cidadão, três requerimentos e um projeto de lei fizeram esquentar os debates de hoje no plenário da Câmara. Inicialmente a sessão foi aberta com a entrega de um título de cidadão ao gerente do Banco do Brasil, Wenceslau Eduks Santos. Todos os vereadores que usaram a tribuna classificaram a honraria como justa ao bancário que muito já tem feito aos tuntuenses, principalmente, aos produtores rurais do município na fácil aquisição de financiamentos. Marcus Cunha, Idaspe Silva e Jota, o descreveram como um gerente empreendedor que muito já tem feito.

                A vereadora Soraia Vieira Cruz apresentou três requerimentos de extrema importância solicitando do Executivo a construção de três pontes de cimento armado para ligar os bairros Campo Velho, Vila Mata e Mil Reis ao centro da cidade. Na tribuna a vereadora explicou os motivos do pedido. Soraia ainda encaminhou ao expediente uma Moção de Pesar a família Carvalho que perdeu recentemente um de seus filhos, Gustavo Henrique de Sousa Carvalho. Tanto os requerimentos como a Moção foram aprovados por unanimidade.
                Ainda fez parte da pauta do dia um Projeto de Lei do vereador Josivan  Sem Terra. O polêmico projeto contextualiza a disciplina para as nomeações de comissão no âmbito dos órgãos dos poderes Executivo e Legislativo. O projeto não foi votado porque foi encaminhado pela presidência para ser apreciado na Comissão de Constituição e Justiça. Segundo informação colhida entre os parlamentares o projeto é inconstitucional e não tem a mínima condição de ser aprovado.
                Na tribuna os edis diversificaram suas explanações, Marcos Cunha, por exemplo, pediu providências da Casa para conter o abusivo aumento do preço da carne no município, que segundo ele, a arroba do boi caiu de preço e a carne subiu o seu valor, uma contradição. O vereador quer a convocação do secretário de Agricultura para em conjunto tomarem uma providência. “Eu sou empresário, mas também sou produtor, vejo um abuso no que está acontecendo com o preço da carne, a arroba baixou e carne subiu, isso não pode”, destacou. 
                Como sempre, Josivan Sem Terra usou a tribuna para falar das contratações, que para ele prejudicaram seus eleitores do povoado Belém. Em resposta, Ivalton Bílio disse que suas duas irmãs estão trabalhando normalmente como diretora. Ivalton  acrescentou  que quando Josivan estava tirando os seus aliados do emprego ele estava gostando. O líder Marcos Cunha disse que estava na hora de Josivan trocar o chip, fazendo referência ao seu incoerente e martelado assunto. “Está na hora de você trocar o chip, Dr. Tema não demitiu ninguém. A gestão é outra, são novos contratos”, disse.
                Irritado com os ataques infundados da oposição a liderança do governo jogou mais pesado ainda dizendo que Josivan  Sem Terra como professor concursado estava colocando sua filha para cumprir o seu estágio probatório. Josivan engoliu seco. Marcos aproveitou, o momento, também, para detonar o vereador Geová afirmando que ele na gestão passada tinha três salários, e, se tivesse ganhado a ‘eleição’ estava perseguindo. No momento da fala de Marcos Cunha, Geová tentou impedir o seu raciocínio, mas foi advertido pelo presidente. Para ironizar, Cunha ainda parafraseou: “Quem tem telhado de vidro não atira pedras no do vizinho”.
                Num momento de possessão e indignação, Josivan Sem Terra disse que vereador é um banana, não vale nada, não tem moral, além de outros argumentos depreciativos a sua própria categoria, tudo diante de seus pares. O parlamentar tem se mostrado, no momento, o cérebro da oposição, um dos grandes valores da casa com projetos bem fundamentados e debates eloquentes, mas há momentos que ele perde a compostura e o equilíbrio emocional e vai além das estribeiras falando coisa por coisa. Não fosse isso ele seria um exemplo de vereador, daqueles que o eleitorado se orgulharia, contudo ainda há muito tempo para o seu repensar...
                Na sessão todos os vereadores fizeram homenagens as mulheres pelo  dia de hoje: Dia Internacional da Mulher.






4 comentários:

  1. tanta gente melhor do quer esse gerente , que poukissimo fez pelos clientes... quem enfrenta fila no banco todo dia sabe, que ele e desorganizado ..... não faz nada p melhorar atedimento ser mais rapido, fik so um caixa o dia inteiro .. triste

    ResponderExcluir
  2. parabens lobao pela reportagem sobre a sessao de hoje na camara,e assim que si faz,reportagem mostrando so fatos da informaçao e todos os pontos,tratados na mesma,e nao si fazendo de vitima, como outros. voce sim estar sento um profissional a altura do reconhecimento do nosso prefeito (Dr TEMA)

    ResponderExcluir
  3. o prêmio é porqe ela fala muito no celular ai sin ele ganha desparado rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. ACHEI PÉSSIMA A INDICAÇÃO DO TITULO AO GERENTE DO BANCO DO BRASIL EM TUNTUM, TEM TANTA GENTE BOA E SIMPLES QUE FAZ O DIA A DIA DESTA CIDADE E NUNCA FOI LEMBRADO, PORQUE A TODO GERENTE ENTREGAM TÍTULO DE CIDASDANIA, É SÓ PQ TUNTUM SÓ TEM UM BANCO?????ESSES NOSSOS VEREADORES SÃO HORRÍVEIS E SEM NOÇÃO.

    ResponderExcluir