.

.
.

domingo, 11 de março de 2018

Prefeito Dr. Tema inaugura três novas Escolas Dignas


O dia de ontem foi de festa para os povoados Santana, Agrovila e Canto Grande, cada uma das comunidades foram contempladas com uma Escola Digna, fruto da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Tuntum. A primeira inauguração aconteceu no povoado Santana, área de assentamento distante da sede cerca de 85 Km, localidade com apenas 35 famílias. A unidade escolar irá substituir uma casa alugada que antes, de forma improvisada, funcionava a escola. O prédio é dotado de 2 salas de aulas, banheiros, cantina, secretária, hall, enfim, todas as condições ideias para os 40 alunos estudarem com dignidade.

O nome da escola homenageia Luzia Machado de Oliveira Silva, uma camponesa que se dedicava às causas do povoado. "Esta escola homenageia Luzia Machado, uma mulher lutadora e que se dedicava para a comunidade", afirmou Josinaldo Bílio.

A representante do secretário de Educação, Nádia Dutra, em seu pronunciamento, discorreu as muitas ações que estão sendo implementadas pelo governador Flávio Dino para recuperar um longo tempo perdido e qualificar a área com ações e programas específicos.

- O trabalho do governador não termina agora, ele vai continuar (...) Ele procura sempre desenvolver uma política de estado, não de governo. A Escola Digna vai seguir firma para mudar a história da educação do Maranhão, disse.

Em volta de muitas crianças sorridentes, uniformizadas com uniformes doados pelo município, o responsável direto pelo grande feito que dará um novo caminho a educação da povoação, o prefeito Dr. Tema, pautou inicialmente suas palavras agradecendo o governador Flávio Dino em implantar um programa educacional voltado para as pequenas comunidades e os investimentos já feitos em Tuntum
- Aqui em Tuntum estamos prestes a concluir o projeto da construção de 52 salas de aulas, 10 com o apoio do governador, que inclusive já vai investindo R$ 1. 5000,000 com a construção de 5 Escolas Dignas. 

Em um rápido balanço de suas ações de governo, o prefeito disse que o governador já fez muito pelo município e que com brevidade irá assinar um convênio para a construção de 4 importantes obras, uma praça no povoado Belém, a reforma completa do ginásio poliesportivo Orfileno Léda, um espaço de eventos culturais entre o Complexo Educacional e Centro de Cultura, além da ponte do bairro Mil Réis. "Essas são importantes obras que o governador está dando para Tuntum"

No decorrer da tarde foram inauguradas também as escolas João Craveiro Ferraz (Agrovila) e Maria Senhora Carvalho do Santos (Canto Grande). O presidente da Câmara, Nelson do Naxin, disse que o momento era de felicidade e que ali um sonho se concretizava, graças ao prefeito e ao governador.
- Esse é um momento muito feliz, isso aqui é um sonho. Antes a gente passava por aqui e ficava triste. Agora só temos que agradecer ao Tema e ao governador, afirmou.

Participaram também das solenidades o presidente da Câmara de Vereadores, Nelson do Naxin,  Magno Melo, secretário de Educação, Maurício Seabra, sec. de Finanças, vereador Alan Noleto, Josinaldo Bílio, Chefe de Gabinete, Antonio dos Reis, o assessor especial de educação, Adaílton, prefeito de Fernando Falcão, Ex-prefeito Pires Léda, os ex-vereadores Nelcides Escórcio de Menezes e José do Feliciano; servidores da Secretária Estadual de Educação, diretores de escolas e professos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário