sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cleomar Tema garante que não desistirá de candidatura


As especulações em torno da futura candidatura do ex-prefeito de Tuntum, Cleomar Tema Carvalho Cunha dão conta de que ele desistirá de ser mais um tuntuense a chegar a Assembléia Legislativa, não resistindo as supostas ‘pressões do governo’ em provocar um boicote entre aliados a sua candidatura, como aconteceu recentemente com os prefeitos de Pastos Bons, Enoc Mota e Jerry Adriani, de São Roberto que já haviam manifestado a intenção de apoiar Cleomar Tema, entretanto para fazerem aliança com o atual governo tiveram que declinar o apoio a seu nome.
Recentemente me encontrei com o ex-prefeito e lhe fiz algumas ponderações em torno de sua candidatura e sobre o novo contexto político que vive o município e o estado no momento. Enfático ele disse a mim que não tem a mínima intenção de desistir de sua candidatura a deputado estadual e que ela hoje está embasada em apoios de lideranças de oposição em todo estado. ‘Eu tenho no momento cerca de doze municípios que defendem minha candidatura, ‘ disse muito convicto. Tema falou que está aguardando uma decisão do deputado Rubens Júnior, atualmente no PCdoB e que tem pretensões de concorrer a uma vaga na Câmara Federal, para assim ampliar o número de apoio que tem. Com a candidatura de Rubens Júnior a deputado federal, a deputada Cleide Coutinho poderia apoiar Rubens e em troca abocanharia os seus redutos eleitorais, ficando alguns para Tema, entre eles o de Cléber Andrade, o Tratorzão, de São Domingos do Maranhão que tem um colégio eleitoral semelhante ao de Tuntum.
Perguntei a ele sobre sua desistência de fechar um acordo de aliança com o governo Roseana Sarney. Cleomar Tema não negou que houve conversações, mas se disse impossibilitado em razão da amizade que tem com o deputado Flávio Dino, possível candidato ao governo, que para ele é um forte concorrente. No diálogo ele disse que em uma pesquisa encomendada em todo estado 62% dos entrevistados disse esperar um nome novo como candidato ao governo e que esse nome vai ser o de Flávio Dino. Sobre a política local ele afirmou categoricamente que Chico Cunha procurou o melhor caminho para o município e que de forma alguma ele é contrário a postura do prefeito. Ainda sobre sua candidatura, ele afirmou que caso viesse sair de candidato da situação seria muito mais difícil sua eleição devido a grande quantidade de candidatos do grupo e da força dos concorrentes. ‘Tenho muito mais força aqui na oposição, aqui minha eleição é garantida, ‘ afirmou.
Procurando embasamento político sobre os riscos e a realidade da candidatura de Cleomar Tema, conversei com o ex-vereador e ex-candidato do ‘Grupo Cobra Mansa’, Nelcides Escórcio de Menezes, que é um profundo conhecedor da política local. O ex-vereador me revelou que o governo Roseana Sarney tinha grande interesse na aliança com Cleomar Tema por se tratar de uma liderança de expressão e que somaria muito dentro do grupo. Nelcides ainda acrescentou que Ricardo Murad, Secretário de Saúde, havia afirmado a um membro do grupo, que de acordo com uma das pesquisas feitas pelo governo, Cleomar Tema aparecia como um dos eleitos com mais de 70 mil votos. Menezes também acredita que Tema seja eleito com mais facilidades na oposição.

72 comentários:

  1. os cobrinhas e agora os ex-labigós filhos de chico cunha (calangos) estão doidos para o dr tema sair derrotado... olha o que vou dizer, ele provavelmente vai pegar a presidência da assembléia estadual. o dr tema é esperto, mas se faz de bôbo para pegar gente que não o apóia, ou seja, os traíras... tuntum é dr tema em 2010!

    eleitor fiel

    ResponderExcluir
  2. o nosso jason sexta-feira 13 está voltando! aguardem e verão o temão arrebentando no interior do maranhão e no meu tuntunzão! o dr tema é como massa de pão: qdo mais batem nele, mais ele fica robusto e poderoso! aos contras, sinto mto, mas dr tema é dr tema e não nega sua identidade!

    francisco - tuntum

    ResponderExcluir
  3. gente, não tem jeito não: dr tema em 2010, para tuntum e região é a solução! ele está de volta e agora, mo mais forte!!!

    ana - tuntum

    ResponderExcluir
  4. As eleições passam, os momentos tambem, sejam eles ruins ou bons, mas o que chama atenção a este humilde correspondente é a referencia política, em forma de admiração e respeito que tem os tuntunenses a esse grande ser humano e politico que é o Ex- Prefeito Dr Tema, que de certa forma dispensa elogios, pela sua historia politica e de vida, sempre preocupado em ajudar os munícipes, sendo o nosso, agraciado com suas feitorias e ações políticas, a pedido de muitos internautas, aqui fica o nosso agradecimento por tudo que fez e que fará na sua caminhada politica, que com certeza percorerá por muitos tempos, assim como foi a vitoriosa caminhada política de seus mandatos... Obrigado Dr Tema, por tudo que fizestes por Tuntum, por muito que ainda fará na sua trajtoria politica, que sempre foi e será vitoriosa.

    anônimo de Tuntum

    ResponderExcluir
  5. Um bom político está a serviço do povo e lá onde estiver, seja qual for o cargo, estará em condições de colocar o seu empenho e dedicação ao serviço do povo. Eis o Dr Tema por tudo o que já fez por Tuntum e pelos tuntunenses...
    Ao amigo de Tuntum, boa sorte em 2010!

    uruçu - piçarra

    ResponderExcluir
  6. É ISSO AÍR DR. TEMA! NÃO DESISTA NUNCA E CONTE COM BARRA DO CORDA NA SUA ELEIÇÃO PARA A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO.
    TEMÃO...! O MELHOR PARA O MARANHÃO!

    ResponderExcluir
  7. vamos la Dr. TEMA comte com BURITICUPU votaremos em vc





    J F ARAUJO

    ResponderExcluir
  8. O Tema não levanta mais nem que seja com guincho. Esse tá rebentado.

    ResponderExcluir
  9. Quero de inicio parabenizar ao Lobão pela bela entrevista com o DR Tema.
    Um homem como o Dr Tema deve ser respeitado em quaquer situação. Uma pesso coerente, que sabe o momento certo. Só sabe o que o prefeito Chico Cunha está passando quem convive com ele é um momento delicado, e o Dr Tema sabiamente concorda com a atitude do prefeito de se aliar ao governo. É por isso que o grupo labigó não quebra, um sabe o limite do outro, e desta forma todos teram sucesso, o Dr Tema na sua caminhada para Assembleia Legislativa e o prefeito Chico Cunha na administração do municipio.

    ResponderExcluir
  10. vamos lá tema, aqui em bacabal o sr vai tirar mtos votos! tem o meu apoio e de meus familiares!

    tomás

    ResponderExcluir
  11. Caro deusimar
    essa consepi realmente e fraca como posso ve a concorrencia do concurso colocaram agora uma aviso dizendo que a prova sera provalvelmente dia 06 de dezembro ou sera que que vai realizar é empresa la do canto bommmmmm......

    ResponderExcluir
  12. Esses comentários feitos por pessoas supostamente residentes em Buriticupu e em Bacabal,foram emitidos aqui mesmo de Tuntum.


    PS. como velho hacker, conheço a forma de verificar os endereços IP's. Tais endereços têm os seus números atribuídos por região. Se os comentários tivesem partido de Buriticupu e de Bacabal os IP's identificadores teriam, respectivamente, a numeração inicial 17933 (...) 17544(...).

    ResponderExcluir
  13. meus caros admiradores do blog, esse cara que se diz hacker não tem como verificar os números de IP's. É papo furado! o povo do maranhão quer dr tema e não negam. nós aqui em presidente dutra vamos conseguir mtos votos, pois a traíra da irene é falsa como nota de 15 reais.
    povo de tuntum: o melhor para tuntum é dr tema!

    giselle

    ResponderExcluir
  14. au amigo acima eu sou filho de tuntum mas ja tenho 10 anos q estou em buriticupu ninha net e via radio moru na trv.Dr. ferrera n.17 centro 65393000 se o amigo nao acredita problema seu a o DEUZIMA miconheci

    ResponderExcluir
  15. mas e a ADSL? vc não sabe de nada! mas se souber, manda seu currículo para o bill gates em new york!

    ResponderExcluir
  16. deusimar, posta alguma coisa sobre o dia de finados!

    obrigada!

    kássia

    ResponderExcluir
  17. DEUSIMAR, PONHA ESSA MATÉRIA COMO A ORIGEM DO DIA DE FINADOS:

    HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS

    O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

    É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

    Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

    ResponderExcluir
  18. A cada dia cresce mais o poder da Igreja Universal do Reino de Deus. Com o passar de cada ano, eles constroem mais igrejas, compram mais televisões, empresas… logo logo, serão uma das maiores corporações brasileiras (mas o tipo que destroe o espírito ao invés do meio-ambiente.)

    O povo brasileiro, infelizmente, é um povo bundão. Fica lá sentado, sem fazer nada, deixando este mal crescer (da mesma maneira que tolerou a ditadura militar por tantos anos). Prefere um sambinha, uma prainha, ao invés de batalhar por uma sociedade melhor. É claro que muitos lutam, tentam mostrar a verdade e impedir o crescimento desta corja, mas infelizmente acho que a maioria da população não esta nem ai. Um dia (espero que este dia nunca chegue) quando tivermos um presidente evangélico, o que faremos? Quando perdermos a liberdade de expressão, quando os homosexuais forem perseguidos “em nome da religião”, o que faremos? Quando perdermos o nosso charme brasileiro, que nos faz especial ao olhos do mundo, para um bando de cristãos apaixonados pelo dólar, o que faremos?

    Povo brasileiro, abra os olhos antes que seje tarde demais.

    ResponderExcluir
  19. DR TEMA CUNHA SE EU FOSSE VC ACORDAVA DESTE SONHO DE QUERER SER DEPUTADO SEM APOIO.SE VC MESMO FALA QUE CHICO CUNHA ESTA NO CAMINHO CERTO COM ROSEANA POR QUE VC NAO O ACOMPANHOU.SE EU FOSSE VC APRENDIA A OUVIR O CHICO CUNHA POR QUE JA SE FOI O TEMPO QUE SO VC MANDAVA.NAO FIQUE TRISTE NAO, NAO VA CORRER MANDAREI FAZER DE BARRO UMA CADEIRA DE DEPUTADO PRA VC
    MARIA NUTRI

    ResponderExcluir
  20. Ei alguem quer comprar uma casa perto do colegio jose pinheiro. recem construida.por favor qualquer coisa liguem pro hotel copacabana palaçe Rj
    Edaldo

    ResponderExcluir
  21. deusimar, como vai o balneário aldeia? estou indo para tt em dez e gostaria de saber como vai lá, se o banho está bom, os bares. obrigada e admiro mto seu trabalho para os tuntunenses que moram longe principalmente...

    carla - floripa-sc

    ResponderExcluir
  22. SOBRE O BALNEÁRIA ALDEIA: Legal, mas ainda carente de serviços estruturais que garanta melhor comodidade ao visitante. Há muita água e bons espaços para o banho. Os bares oferecem um bom peixe no pirão e uma deliciosa galinha caipira, além de uma boa cerveja.

    ResponderExcluir
  23. Pedro Jorge, vai ser analfabeto e puxa-saco lá no Pernambuco...

    ResponderExcluir
  24. DR.TEMA...,MÉDICO, AMIGO E IRMÃO DO POVO DE TUNTUM.

    CONTO COM VC NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO.

    TE ADMIRO MUITO.


    TODO LUGAR SEMPRE EXISTIRÃO OS QUE TEM INVEJA E QUEREM DENEGRIR A IMAGEM DE QUEM É ILUMINADO.


    EU E MINHA FAMÍLIA VOTAMOS EM VC....

    UM ABRAÇO...



    MEU VOTO TÁ ATRÁS DO CARTAZ, POIS SOU FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA E AI VC JÁ SABE....MAS PODE CONTAR COM MEU VOTO.

    EUSOULABIGÓ-ALDEIA

    ResponderExcluir
  25. Caro Deusimar
    como vai o campeonato Municipal, quais são os times favoritos ao certame

    ResponderExcluir
  26. PEDRO JORGE EU GOSTO MUITO DE VC, MAS NAO DAR MAIS PRA FICAR EM CIMA DO MURO OU TU É SOL OU É CHUVA, VC É MUITO BEM INFORMADO, E SABE QUE O CHICO CUNHA NAO APOIA O TEMA PRA DEPUTADO.NAO POR QUE NAO QUEIRA,MAS SIM POR QUE ELE MESMO TEMA PREFIRIU FICAR NA OPOSIÇAO, AGORA VC VAI FICAR DE QUE LADO
    sara

    ResponderExcluir
  27. DR. TEMA ATÉ A MORTEEE...
    O POVO GOSTA E DELE ...

    ResponderExcluir
  28. Dificilmente esta semana postarei alguma notícia,no momento estou viajando tratando da saúde de um familiar, obrigado pela compreensão.

    ResponderExcluir
  29. DR TEMA 2010.. TAMO COM VC....

    ResponderExcluir
  30. obrigada, deusimar pela a notícia... estarei aí em dez se Deus quiser...

    bjo!

    carla - floripa-sc

    ResponderExcluir
  31. DR CHICO , MEDICO AMIGO IRMAO DO POVO DE TUNTUM
    EU SOU LABIGO ARROZ

    ResponderExcluir
  32. Dr Tema é amado e querido pelo povo de Tuntum. Não adianta brigas e discurssões. O mesmo irá voltar!!! E nós povo d Tuntum, não vemos a hora disso acontecer. Volte Dr Tema!!! Nós estamos sofrendo demais...

    100% LABIGÓ

    ResponderExcluir
  33. com dr tema tuntum é outra história, pois o que o chico cunha fez até hoje em tuntum? NADA! por isso, volte dr tema, pois tuntum precisa do sr!
    portanto, em 2010, vote: dr tema para deputado estadual!

    maria celina

    ResponderExcluir
  34. amigos vamos ajudar chico cunha,ele ta precisando muito da nossa ajuda,Tema tentou impedir o trabalho dele, como não conseguiu, ta agora querendo se passar de vitima,dizendo p/ os funcionario do seabra que vai fechar o hospital porque não tem dinheiro,ei dr tema, e com que dinheiro o sior pagou os medico que trabalha la? mas os funcionarios que ganha menos o sior não quer pagar,dr o sior parece que num tem coração mesmo, bem como a dona isabel fala, que o sior é muito é gente rruim,que o sior não quer ver ninguem ganhando mais que vc...deixa o chico trabalhar, p/ quando ele terminar ele pode até li devolver,vc ta querendo fazer com ele como vc fez com o pires...chico cunha,não esmureça,com a ajuda de nós, da roseana e do ricardo murar, nós vamos incinar o tema a se comportar no lugar dele, porque eterno só Deus...Tem uma coisa seu chico,seja mais amigo de nós, porque nós gosta é de vc, da sua mãe e dos seus irmãos,enfim de todos os teus parentes,que nem um é orgulhoso como o do tema.a d. iracilda é muito amiga de nós aqui de tuntum e de todo municipo.é chico cunhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  35. Todo político tem sua oportunidade como estrela e Dr.Tema teve a sua, fez algumas obras,mas agora iniciou a decadência, está se sentindo sozinho, abandonado, triste,mas ainda tem coragem, vai casar pela segunda vez, quem sabe ainda poderá ser feliz.

    ResponderExcluir
  36. Parabens Dr Chico Cunha, vc é dez, é fiel, trabalhador, corajoso, enfrenta as dificuldades de cabeça erguida, tem história, e nós o povo de Tun-Tum, queremos o senhor, oito anos na admnistração deste munícipio, para quebrar o monopólio daquele que quer passar a imagem de eterno. Só conhecemos um eterno, "Deus",mas um comedor de angu querendo ser eterno, nunca.

    ResponderExcluir
  37. "*Luiz Coelho Batista Junior


    Todos conhecem a história bíblica de João Batista, homenageado em todo dia 24 de junho, como o profeta que veio para anunciar a vinda do Salvador. João, porquanto, era uma voz que clamava no deserto, não só a tão esperada vinda do Salvador do mundo, o filho de Deus, aquele que viria ao mundo com a missão de remir a humanidade de seus pecados, mas, também, a corrupção, a escravidão e toda forma de a injustiça daquela época.

    Assim como João, que teve sua cabeça cortada, outras vozes foram caladas. Jesus Cristo e os primeiros cristãos lograram o mesmo êxito, pois como dizia o profeta Paulo em uma de suas cartas, “morrer era lucro”. O que importava mesmo era o anúncio do amor de Deus para toda a humanidade.

    Hodiernamente, na sociedade moderna as coisas não são diferentes, haja vista ainda existirem pessoas que dão sua própria vida em nome de causa maior. E, como na idade antiga, hoje, também existem pessoas que tudo fazem com a finalidade de preservarem seus interesses políticos e econômicos e, para isso, são capazes de realizarem qualquer coisa.

    No Brasil, quem não se lembra de casos como do Seringueiro Chico Mendes, que em defesa da Amazônia ceifaram sua própria vida; do Padre Jósimo, no Bico do Papagaio e por último, da missionária americana irmã Doroth, que seu assassinato chocou o país.

    Em Barra do Corda, há registrado o assassinato de um lavrador, Miguelzinho, que também deu sua vida por causa que não era só sua. Quem olha para a Vila, que deveria levar seu nome, não deve esquecer que alguém deu sua própria vida para que outras pessoas tivessem direito a um lote de terra.

    Hoje, embora ainda existem casos de barbárie, a política partidária vem utilizando-se de instrumentos bem mais sagazes que os utilizados outrora. Os métodos são, agora, de acordo os interesses do capital, ou seja, tudo é válido na seara da política para a preservação dos interesses políticos de uma elite no poder.

    Tem se tornado corriqueiro, mormente no nordeste, um vereador, uma liderança rural ou urbana serem cooptados para fazerem parte do “grupo político” da elite que está no poder. São casos que atentam contra o princípio da dignidade humana tão fortemente presente em nosso Estado Democrático de Direito, pois as pessoas, segundo o artigo 14 da Carta Magna, são soberanamente livres para o exercício do sufrágio universal. E, quando os nossos representantes não dão o legítimo exemplo, dói profundamente.

    A sociedade atual vive, sem sombra de dúvidas, uma crise de valores que jamais se viu. Há ainda, aqueles que resistem a duras penas as tentações desse modelo perverso e vil, mas até quando? Será que os interesses dos poderosos irão vencer definitivamente os interesses comuns da sociedade.

    Finalizo consternando minha indignação e pesar em saber que “uma voz é calada no deserto”.Entretanto, renovo-me de esperanças que a chama das mudanças jamais se apagará, que sempre existirão sonhadores e idealizadores de uma sociedade justa e desenvolvida e que consigamos extirpar, definitivamente, a corrupção da nossa sociedade brasileira.


    *Luiz Coelho Batista Junior é natural de Tuntum, morou dez anos em Barra do Corda, mas atualmente está em São Luís"



    MEU CARO JÚNIOR,


    COOPTAÇÃO (MEDIANTE PAGAMENTO COM DINHEIRO PÚBLICO) PERSEGUIÇÃO E USURPAÇÃO SÃO PRÁTICAS CORRIQUEIRAS AQUI EM TUNTUM, LEVADAS A EFEITO POR SUPOSTOS "PRÓCERES" DA TUA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  38. É, rapaziada, o Tema tá pra morrer de lascado! Tá ganhando só R$ 171.000,00 por mês, por conta de um contratinho de aluguel do SEABRA para a Prefeitura.

    Tudo isso ele ganha limpinho. Os funcionários que laboram no hospital (médicos, enfermeiros, auxiliares e o diabo a quatro); as contas de água, luz e telefone; e os alimentos servidos aos pacientes internados, SÃO PAGOS COM RECURSOS PÚBLICOS(Fundo Municipal de Saúde).


    Quero ver é a filha do CHICO mexer nesse contrato desfavorável para o município.

    Observem a mamata a seguir:


    RATIFICAÇÃO DE INEXIGIBILIDADE Nº. 005/2009. O Prefeito Municipal de Tuntum MA,
    no uso de suas atribuições legais, de
    acordo com o disposto no Art.26, da Lei nº. 8.666/93, ratifica a inexigibilidade de Licitação, embasado no Art.25. Em favor da
    Fundação de Saúde e Assistência de Tuntum – Hospital Seabra de Carvalho, inscrita com CNPJ nº. 07.006.760/000155,para Prestar
    Serviços de Saúde na Área de Internação Hospitalar com atendimento de Urgência/Emergência e de Média e Alta Complexidade nas áreas de Anestesiologia, Ortopedia, Clinica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral,Obstetrícia e Oftalmologia para o Município de Tuntum/MA, no valor
    de R$ 2.052.000,00 (Dois milhões e cinqüenta e dois mil reais); FONTE DE RECURSO: à Conta da Fonte SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE / FUNDO
    MUNICIPAL DE SAÚDE/ 33.90.39Outros
    Serviços de Terceiros Pessoa
    Jurídica. ADJUDICADA: FUNDAÇÃO DE SAÚDE E ASSITÊNCIA DE TUNTUM – HOSPITAL SEABRA DE CARVALHO – RATIFICAÇÃO:08 de Julho de 2009 – FRANCISCO DAS CHAGAS MILHOMEM DA
    CUNHA – Prefeito Municipal.

    ResponderExcluir
  39. os três últimos comentários são da mesma pessoa que é da oligarquia cunha!!!
    deusimar, na minha opinião, se não fosse o dr tema tuntum seria mto atrasado até mais que santa filomena...

    TUNTUM É HJ TERRA BOA POR CAUSA DO DR TEMA! MAS TEM GENTE QUE COSPE NO PRATO QUE COME... COITADOS! UM ABRAÇO DEUSIMAR E PARABÉNS PELO TRABALHO!

    gustavo - são luís - tuntum

    ResponderExcluir
  40. rapaz o dr tema pode é não ser eterno, pq eterno mesmo só deus. mas é dificil ter um outro iqual ao dr tema.tema é tema e nunca mais irá ter um iqual, pq ele é competente e sabe oq é politica, eo melhor, ele sabe fazer a politica certa que é de ajudar o povo e sempre fazer pelo povo.

    não tenho nada contra chico cunha...mais achei que foi errado ele não apoiar o dr tema pra deputado estadual. pq o tema fez ele como prefeito, e ele não está retribuindo o que tema fez por ele... o povo de tuntum sabe votar e sabe em quem votar, não é nem preciso eu dizer em quem nois vamos votar, vou só repetir o que uma pessoa lá atraz falou, "MEU VOTO TÁ ATRÁS DO CARTAZ, POIS SOU FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA E AI VC JÁ SABE....MAS PODE CONTAR COM MEU VOTO."

    como ja sabem meu voto é do tema e nunca vou deixar de dar esse voto pra ele, pq ele sempre mi ajudou, e assim foi com muitos de tuntum, o tema é pai daquele povo e outro como ele é muito dificil ter outro....

    TEMÃO 2010....

    ResponderExcluir
  41. isso dr chico cunha! é de cabeça erguida que vc tem que estar...vc fez o que pode pra agradar o tema, mas ele é quem não quiz ser teu amigo,todo mundo aqui de tuntum sabe dessa estoria que o tema quer ser eterno, mas eterno tema só deus seu exprefeito,tu tem que aceitar ser um ex prefeito como o helio araujo, morou?

    ResponderExcluir
  42. O chico cunha é gente boa , mas tem quer ser mais povao essa de ficar isolado na fazenda nao dar

    ResponderExcluir
  43. DR.TEMA...RELAXE...
    VC TEM O TUNTUM...
    E O CHICO CUNHA SO TEM A
    FAMILIA DELE..E OS BABÕES..
    PEDRO JORGE O TEMA DEU UMA CASA...
    E HOJE ELE DIZ QUE E CHICO ATE A MORTE..
    DEIXA DE SER FALSO...
    DR.TEMA N POSSO ME IDENTIFICAR..
    SE N JASON SEXTA FEIRA 13(CHICO) ME CORTA...
    VC SABE DR.TEMA QUE O CHICO
    N TINHA AONDE CAIR MORTO...

    DR. TEMA VC E O CARAAAAAAAAAAA...
    ESSE CHICO CUNHA NEM OLHA PRA NOSSA CARA..
    LOBÃO SE TU FOR HOMEM POSTA MEU RECADO...
    EU ESCREVO E TU N DEIXA, N AÇEITA...
    E O LIVRE ARBITRIO???
    TU E REPORTER OU O QUE???

    ResponderExcluir
  44. EU ACREDITO QUE QUEM COLOCOU O CHICO CUNHA NA PREFEITURA FOI O POVO.AGORA O TEMA CUNHA ESTAR NO PODER DESDE 1992, POIS QUANDO O PIRES FOI PREFEITO ELE ERA SECRETARIO DE SAUDE. E SO NAO É SECRETARIO AGORA POR QUE ELE MESMO NAO QUIZ , PREFERIU COLOCAR EDNALDO PRA ATRAPALHAR O GOVERNO DO CHICO CUNHA.ACHO QUE O TEMA CUNHA TINHA QUER SER MAIS HUMILDE E QUERER AJUDAR O SEU PRIMO E NAO FICAR CONTRA O GOVERNO CHICO CUNHA.
    nutri

    ResponderExcluir
  45. a familia do luizao agora é chico é
    BIA.

    ResponderExcluir
  46. boa noite Deusimar
    O junior Batista falou, falou, falou e não disse a que veio.Dr Junior futuro advogado creio que sera dos bons diga seu recado eu entendi mas tem varias pessoas que olham o blog eo k tu falou entra e sai e nada. e mas uma quem não quiser votar no Tema não votem mais ele sera deputado se ate o Luizão foi sem fazer nada por Tuntum imagine quem fez Tuntum.......

    ResponderExcluir
  47. Eu e a minha família estamos com CHICO CUNHA e não abrimos nem pro trem carragado de bola de arame farpado. Preferimos o nosso Chico bem longe do TEMA. O Tema implantou uma coisa muito ruim no nosso município que é essa compra de voto desenfreada.

    O cara só sabe fazer campanha comprando voto.É píor do que o véi bento teixeira.

    campanha política para o Tema é distribuir dinheiro público, dar cachaça pra puxa saco e também encher a cara de cachaça e falar besteira, esculhambar as famílias e tudo mais.

    É um sujeito muito baixo pra quem se diz doutor.

    É CHICO CUNHA NA cabeça na reeleição, e os cobras apoiando.

    ResponderExcluir
  48. o que o dr Chico fez até agora nada? nada, porque o seu Tema não deixou...Mas é pra frente que se anda...Agora sem o esterno falsinho
    (Tema) Chico Cunha vai ter força pra fazer da maneira que o povo ta precisando,com a ajuda do povão claro! falou chico cunha?...Chico cunha, mostra pa Tema como é que se trabalha sem comprar o povo, sem gastar com os parentes da isabel com o dinheiro do municipio,demite o povo de fora,foi isso que ele soube fazer,valorizar mais o povo da isabel e dos outros municipio. o povo de fora ganhava acima de mil reais junto com o da isabel,mas os bestinhas daqui era salarios minchus, to mintindo? Vamo Chico, que a Roseana e Ricardo vai te ajudar,confia em Deus!

    ResponderExcluir
  49. coitado do povo que baba o chico cunha... qualquer dia desses o titico estará na prefeitura e todos falarão que ele é o melhor... cada qual no seu tem, povo sem consciência política! EM 2010, DR TEMA É A SOLUÇÃO! E SE NÃO FOSSE O DR TEMA, O CHICO CUNHA SERIA UM ASSALARIADO!

    francisco - centro.

    ResponderExcluir
  50. AO FRANCISCO, NAO SE ESQUEÇA QUE SE NAO FOSSE A FAMILIA DO CHICO CUNHA, O TEMA CUNHA NAO SERIA PREFEITO EM 1992.ANTONIO JOAQUIM DA CUNHA ERA O MELHOR AMIGO DO EX-PREFEITO BENTO TEIXEIRA.E DEIXOU ESSA AMIZADE PRA ELEJER O SEU SOBRINHO TEMA.NA EPOCA TODOS OS FILHOS DE ANTONIO JOAQUIM OS SEGUIRAM VOTANDO NO TEMA CUNHA.SEM CONTAR QUE NESSE 16 ANOS NO PODER TEMA CUNHA NUNCA COLOCOU O NOME DE ANTONIO JOAQUIM EM NEM UMA OBRA.MAS ACLARO, AGORA CHICO CUNHA NO PODER TEMA CUNHA SE LEMBROU DO SEU TIO NE, AI CENTRO DE IMAGEM ANTONIO JOAQUIM DA CUNHA !!!!!!!!!!!

    E OUTRA, SER ASSALARIADO NAO É VERGONHA NAO, FEIZ DA QUELE QUE COME DO SUOR DO SEU ROSTO.

    ResponderExcluir
  51. só me faltav essa de dizer que o chico cunha é melhor que o tema... kkk! o tema fez tudo pra tuntum e o que o chico cunha faz? ah! concede empregos acima de 15 mil para seus cunhados, esposa e agora a filha... beleza! nepotismo puro e favorecimento de cargos...
    cada qual está no tem momento, mas dizer que o chico cunha é melhor do que o tema e afirmar que a seleção da arábia saudita vai ser campeão em cima do brasil em 2010!

    kátia - tuntum

    ResponderExcluir
  52. Prefeito Chico Cunha vc é tão bom que está incomodando, tem carisma,é trabalhador,e o ciúme está virando a cabeça daqueles egoístas, que querem se perpetuar no poder,não tenha medo,pois, quando perceberem que vc é quem manda no município passarão a te obedecer e ficarão calados.

    Joanício -Residencial Maria Helena

    ResponderExcluir
  53. Dr Tema não deixe de pagar seus funcionários do Hospital Seabra,pois vc já está matando de fome e necessidade aqueles que vem prestando serviços ao seu Hospital,hà muitos anos.Qual a imagem que vc passa para seus eleitores,quando pretende ser deputado estadual,velhacaria,fica feio sua imagem, a Rapina já respingou lama e agora com esta de velhaco, piora muito.

    ResponderExcluir
  54. deusimar, e as festas de final de ano? o chico cunha vai realizar ou só ficar na fazenda dele como sempre faz hoje...
    um abraço!

    karina - imperatriz

    ResponderExcluir
  55. deusimar, gostaria de saber sobre as festas de final de ano... ah! eu acho vc o máximo!

    "verônica"

    ResponderExcluir
  56. deusimar, as festas de final de ano serão no Piscinão ou na Praça Matriz? mas acho que o Chico Cunha vai passar na Ilha, por isso, não haverá nada! um bjo!

    mayara santos - Floriano-PI

    ResponderExcluir
  57. FESTIVIDADES DE FINAL DE ANO

    Provavelmente as festividades de final de ano serão comemoradas no Piscinão, mas até agora a Secretária de Cultura não se posicionou quanto à programação, acredito que no início do próximo mês isso acontecerá. Fique tranquila que quando divulgada a programação eu irei levar ao conhecimento de todos. Um abraço e muito obrigado por sua nobre visita!

    ResponderExcluir
  58. EU NUM Tõ nem aí com esse negócio de festa de fim de ano morou?????? porque afinal das contas num tem dinheiro mermo, pra gastar e então pra que festa se num tem dinheiro num é XOXOOOOOOTA?
    assina (Deva da Valdete)

    ResponderExcluir
  59. A OLIGARQUIA CUNHA É COMO O IMPÉRIO ROMANO: ENVERGONHA A NAÇÃO TUNTUNENSE COM O NEPOTISMO! CREIO QUE DEVEREMOS PROCURAR O MP DO MA E DENUNCIAR O NEPOTISMO QUE TIRA E DESVIA RECURSOS VINDOS DO GOVERNO FEDERAL. ESPERO QUE O CHICO CUNHA NÃO FIQUE SÓ PASSEANDO E DEIXE A PREFEITURA À MERCÊ DOS RÓBSONS, JOANÍCIOS, SEUS IRMÃOS E SUA FILHA. FORA CLÃ PIRES TB DE TUNTUM!

    roseana - vl nova

    ResponderExcluir
  60. A FAMÍLIA CUNHA TEM REPRESENTADO MUITO BEM O POVO DE TUNTUM,SÃO MÉDICOS, ADVOGADOS, DENTISTAS, ENFERMEIROS, BIOQUÍMICOS,E NA POLÍTICA NEM SE FALA,A COMPETENCIA, EM TODAS AS ÁREAS, TEMOS ALGUEM REPRESENTANDO, ENTÃO QUANDO VC SE REFERI A FAMÍLIA CUNHA, O FAÇA COM DIGNIDADE E RESPEITO,POIS,AGINDO ASSIM, VC PASSARÁ COMO ALGUEM EDUCADO E DE BONS COSTUMES.

    ResponderExcluir
  61. a oligarquia cunha tem esse pessoal pelo fato de terem sempre condições econômincas (lavagem de dinheiro, corrupção) para estudar na capital; se minha família tivesse tb condições de mandarem filhos, netos e primos para estudar, tb teríamos mtos médicos, advogados, juízes etc. mas a vida é assim, a política beneficia uns e maltratam e prejudicam mtos outros... FORA OLIGARQUIA CUNHA DE TUNTUM E NEPOTISMO DE NOSSA CIDADE!

    profa. karine alburqueque

    ResponderExcluir
  62. essa pessoa que fala que a família cunha representa bem tuntum... até agora só o dr tema representou bem, pois o kléber, desviando dinheiro da construção civil, o róbson, desviando dinheiro da merenda escolar, o maurício do joanício, mal chegou em tt e já tem um patrimônio avaliado em 500 mil reais 9com a ajuda de seu pai que não sai da saúde desviando dinheiro das vacinas). eu lhe pergunto: VC ACHA QUE REPRESENTA BEM? meu jovem, aprenda uma coisa: defender desviadores de recursos públicos é o mesmo que tirar um prato de comida de crianças que passam fome em tt! mas creio que não é seu problama, pois tu tens contra-cheques gordor na prefeitura...

    mauro - centro.

    ResponderExcluir
  63. a oligarquia cunha em tt é um câncer político a exemplo da oligarquia sarney no Ma. contudo, a única pessoa que escapa é o dr tema que trabalhou mto por nossa cidade... e não a filinha do prefeito que é secretária e que hj faz dela a melhor de tt - fala sério! pra chegar no rastro do dr tema tem que andar de joelhos até a China...

    ana - tuntum

    ResponderExcluir
  64. é verdade! a oligarquia cunha é um aatraso em tt exceto o dr tema! e o chico cunha nada fez até agora por tt! a filha dele está no cargo por "confinaça" para desviar verbas para sua fazenda, apto em são luís - no renascença II etc. deusimar, fico envergonhada por td o que acontece com o meu tuntum... quem saiba a oligarquia caia por terra um dia a exemplo do império romano... fora clã pires tb de tt! E FORA ANA RAFAELLE DE TUNTUM!

    sarah - são luís

    ResponderExcluir
  65. pessoal, consultem o site: http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaAcoes.asp?Exercicio=2009&SelecaoUF=0&SiglaUF=MA&NomeUF=MARANHÃO&CodMun=0939&NomeMun=TUNTUM&ValorMun=31.365.898,68

    Total destinado ao município TUNTUM: R$ 31.365.898,68

    DAÍ, PERGUNTO-VOS: ONDE ESSA GRANA TODA FOI APLICADA? NA FAZENDA DO CHICO CUNHA? NO NOVO APTO DELE EM SÃO LUÍS? GALERA, VAMOS DENUNCIAR O DESVIO DE VERBAS!


    prof márcio - campo velho

    ResponderExcluir
  66. R$ 31.365.898,68 ??? NOSSA! tuntum recebeu mais que p. dutra... e onde está esse dinheiro? que eu saiba boa porcentagem foi para a oligarquia cunha! fico mto triste de saber que os fiscais são tb da oligarquia cunha...

    marcelo pachionni

    obs: Oligarquia (do grego ολιγαρχία, de oligoi, poucos, e arche, governo) significa, literalmente, governo de poucos - e isso que acontece em tuntum! é uma pena!!!

    ResponderExcluir
  67. AMIGO DEUSIMAR, FORA OLIGARQUIA CUNHA DE TUNTUM!!!
    AMIGO DEUSIMAR, FORA OLIGARQUIA CUNHA DE TUNTUM!!!
    AMIGO DEUSIMAR, FORA OLIGARQUIA CUNHA DE TUNTUM!!!
    AMIGO DEUSIMAR, FORA OLIGARQUIA CUNHA DE TUNTUM!!!
    AMIGO DEUSIMAR, FORA OLIGARQUIA CUNHA DE TUNTUM!!!
    AMIGO DEUSIMAR, FORA OLIGARQUIA CUNHA DE TUNTUM!!!
    AMIGO DEUSIMAR, FORA OLIGARQUIA CUNHA DE TUNTUM!!!
    AMIGO DEUSIMAR, FORA OLIGARQUIA CUNHA DE TUNTUM!!!

    carlos magno - tuntum de cima

    ResponderExcluir
  68. galera, o chico cunha vai passar o ano novo em são luís curtindo o seu novo apto no renascença 2... e vai contratar o raimundo banda e wilson boré para o reveillon no piscinão... pelo menos ele vai pegar o dinheiro da festa e gastar com novos imóveis na ilha... deusimar, vc é um ótimo blogueiro! mas sou contra a oligarquia cunha!

    marcelle - são luís

    ResponderExcluir
  69. o chico cunha mora em tt ou são luís? e qdo está em tt só fica na fazenda dele? mas o lugar dele deveria ser na prefeitura... e a rafaelle? tá fazendo curso de gestão em saúde para ver se aprende a ser secretária... pois ela é por causa do nepotismo... e o róbson? mamando às custas da nova marionete da saúde... deusimar, adoro vc, mas ser parte da oligarquia cunha é ser corrupto... não dá mesmo! mostre as verdades em seu blog, pois tu és um ótimo blogueiro!

    renata - tuntum-ma

    ResponderExcluir
  70. Ponto 1
    As Testemunhas de Jeová ensinaram continuamente falsas profecias desde o início do seu movimento.

    • Afirmaram falsamente que o fim do mundo atual, ou sistema de coisas, viria em 1914 e 1925. Deixaram repetidamente implícito que o mundo acabaria em 1975.

    • Disseram que os santos (o restante dos 144.000) seriam levados para o céu em 1878, 1881, 1914, 1918 e 1920.

    • Entre 1925 e 1950, ensinaram que os príncipes da antiguidade (os antepassados de Jesus) regressariam na ressurreição antes da batalha do Armagedom.

    • Ensinaram durante muito tempo que o “fim derradeiro” viria em 1914. Quando isso não aconteceu, eles passaram a dizer que o fim viria antes de desaparecer a geração que estava viva em 1914. Agora também mudaram isto.



    Ponto 2
    As Testemunhas de Jeová afirmam que a luz aumenta mais e mais. De facto, elas mudaram certas doutrinas para trás e para a frente muitas vezes.

    • Em 1880 Russell disse que a Igreja não estava sob o novo pacto. Em 1881 disse que estava. Em 1907 disse outra vez que não estava. Como resultado disto, ocorreu o Cisma [divisão] do Novo Pacto, que incluiu alguns dos familiares de Russell. Mais tarde, Rutherford recuou exatamente para a posição defendida pelos New Covenanters [os dissidentes que defendiam que a igreja estava sob o novo pacto].

    • A organização mudou a sua posição muitas vezes sobre quem seria e quem não seria ressuscitado. Os pobres habitantes de Sodoma ora são ressuscitados ora são enviados para a Geena, com intervalos de poucos anos.

    • A organização vacilou vez após vez em assuntos médicos, muitas vezes com conseqüências sérias para as vidas e saúde das Testemunhas de Jeová. Vejam-se, por exemplo, as muitas posições diferentes acerca das vacinas, dos transplantes de órgãos e do sangue.

    • A organização andou para trás e para a frente na questão do serviço alternativo.

    • A organização agora defende que os Poderes Mais Altos ou Autoridades Superiores mencionados em Romanos capítulo 13 são os governantes seculares das nações, exatamente como Russell e a maioria das igrejas defenderam. Rutherford teve uma nova luz acerca deste assunto em 1929 que lhe disse que as Autoridades Superiores eram Jeová Deus e Cristo Jesus.



    Ponto 3
    A organização das Testemunhas de Jeová nem sempre afirmou ser guiada pelo espírito. Nos dias de Russell, o pastor acreditava que ele e o restante ungido eram a Igreja e eram guiados pelo espírito. Mas quando Rutherford tomou o poder, ele argumentou que como Cristo veio ao Templo em 1918 e estava a governar, o espírito santo já não estava presente com o restante. Rutherford ensinou que recebia mensagens ou “flashes de luz no Templo” que vinham dos tronos de Jeová e de Cristo. Dizia também que “novas verdades” eram-lhe reveladas pessoalmente pelos anjos. Depois de ele morrer, Knorr e Franz regressaram ao ensino que diz serem as Testemunhas de Jeová dirigidas pelo espírito.

    joão leite

    ResponderExcluir
  71. CONT.

    Ponto 7
    A pesquisa da Watch Tower é infantil e muitas vezes é desonesta. É típico eles não citarem corretamente as fontes, fazerem citações fora do contexto e avançarem idéias que são completamente bizarras.

    • A New World Translation [Tradução do Novo Mundo] contém uma enorme quantidade de argumentação tendenciosa e deturpações intencionais.

    • Os artigos da Watch Tower sobre ciência são extremamente maus, e o material que publicam sobre assuntos tais como a evolução é notoriamente desonesto.

    • Os trabalhos de tipo histórico feitos pela Watch Tower são ainda piores. O livro Proclamadores [editado em 1993] e o livro As Testemunhas de Jeová no Propósito Divino são uma tentativa de se travestirem de historiadores profissionais para contarem a sua história. Pessoalmente, sinto-me ofendido pelo facto de ao mesmo tempo que me condenam como apóstata e vituperam as minhas publicações, apropriam-se livremente da minha informação e chegam até a usar o meu trabalho nos tribunais.



    Ponto 8
    As Testemunhas de Jeová ignoram as claras instruções bíblicas em Tiago e noutras partes do Novo Testamento a respeito de obras de caridade, como cuidar das viúvas, dos órfãos e do próximo. Vender revistas de porta em porta não enche barriga. Neste sentido, as Testemunhas de Jeová têm fé (tal como os demônios) mas não têm obras. Não passam de “címbalos barulhentos que retinem”.



    Ponto 9
    As Testemunhas de Jeová ensinam que, com exceção do restante ungido, são salvas através das obras em vez de ser pela fé. Mais ainda, é-lhes dito que só o restante tem Jesus Cristo como mediador. A vasta maioria é informada que não deve participar na comunhão [Ceia de Cristo]. Como lhes é dito que não são membros do corpo de Cristo, não nascem de novo e não são guiados pelo Espírito (exceto os membros do restante), em que situação se encontram as Testemunhas de Jeová? Romanos 8:9 (ACF) diz: “... Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 8:9)

    Todo o que não tem o Espírito de Cristo, não lhe pertence.”



    Ponto 10
    As Testemunhas de Jeová tornaram-se conhecidas devido ao seu papel na destruição casamentos e nos casos de custódia de crianças. Nos tribunais dos Estados Unidos e do Canadá existem mais casos de custódia de crianças envolvendo Testemunhas de Jeová do que todos os outros casos de custódia de crianças (relacionados com religião) juntos. É óbvio que isto diz algo a respeito das Testemunhas de Jeová que não é particularmente atrativo.

    JOÃO LEITE

    ResponderExcluir
  72. CONT.


    Ponto 4
    As Testemunhas de Jeová foram muito além das Escrituras. Muitas leis que elas desenvolveram não têm nada a ver com as Escrituras: o registo do tempo gasto a pregar, a criação de uma forma hierárquica de governo, a desassociação [excomunhão] dos que fumam ou celebram o Natal e aniversários, muitas regras a respeito do que é próprio ou impróprio o casal fazer na cama, leis a respeito de votar, aceitar cargos públicos, etc., etc.



    Ponto 5
    Através da Watch Tower Society e de inúmeras declarações públicas, a liderança do movimento tem dito muitas vezes mentiras ultrajantes.

    • Em 1894, tanto C. T. Russell como a esposa disseram que o seu casamento era muito harmonioso e que não havia problemas entre eles. Mais tarde, no momento em que se divorciaram, ambos admitiram que tinham existido problemas entre eles em 1894. E apesar disto eles amaldiçoaram vários trabalhadores da Casa da Bíblia [nome do Betel naquele tempo] por terem dito a verdade na publicação Harvest Siftings [Peneira das Colheitas].

    • As declarações de Russell acerca de não ter mudado as suas doutrinas em 1909 durante o Cisma do Novo Pacto são pura e simplesmente escandalosas. Se ele acreditava no que disse, estava-se a enganar a si próprio em grande escala.

    • Rutherford e companhia mentiram abertamente acerca da razão porque os 4 directores da Watch Tower foram afastados em 1917. A Watch Tower Society perpetua esta mentira até ao dia de hoje. Pode-se mostrar claramente que eles mentiram e ainda estão a mentir através das declarações que fizeram sob juramento no caso de tribunal United States vs. Rutherford et al..

    • A Watch Tower tem mentido continuamente acerca da natureza das políticas que tinha na Alemanha Nazi em 1933. A Declaração publicada em Berlim em 1933 foi uma tentativa de colaboração [ou compromisso] com os Nazis, foi abertamente anti-semita, anti-britânica e anti-americana.

    • Os ataques que a Sociedade fez contra várias pessoas que questionaram o comportamento dos seus líderes não foi outra coisa senão uma tirada contínua de mentiras. Foi isso que aconteceu em 1894, 1909, 1917, 1918, durante a guerra de Rutherford contra os anciãos eletivos no fim da década de 1920 e na década de 1930, e especificamente no caso de pessoas como Walter Salter, Olin Moyle, Carl Jonsson, Raymond Franz e muitos outros milhares de pessoas, incluindo eu próprio.



    Ponto 6
    As assim chamadas ‘comissões judicativas’ das Testemunhas de Jeová não operam com base nos princípios bíblicos, com os assuntos tratados de forma aberta e perante pessoas comuns como era o caso em Israel e nas congregações cristãs primitivas. As Testemunhas de Jeová seguem o exemplo do Santo Ofício da Inquisição e dos tribunais feitos à porta fechada, em segredo. Conseqüentemente, acontecem muitas injustiças perante estas ‘comissões justificativas".

    joão leite

    ResponderExcluir