.

.
.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Rápidas do Lobão

Câmara: eleição da mesa diretora

O presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel Paca publicou a resolução 04/2010 que trata da eleição da Mesa Diretora a ser realizada dia oito de agosto, as 10:00h, no próprio prédio da casa, conforme a nova Lei Orgânica do Município promulgada no ano passado que modificou a data da eleição, antes feita no mês de dezembro. A eleição acontece na segunda sessão depois do recesso com pouco espaço de tempo para os debates em plenário. Publicamente, até agora, ninguém oficializou candidatura, mas tudo indica que o presidente Manoel Paca irá concorrer a reeleição com grandes possibilidades de vencer por mais uma vez. Segundo levantamentos feitos por mim, Paca tem assegurado o apoio de Marcus Cunha, Jesimiel Alexandre Costa, Arteniza Kelley, José Ribamar Costa e Francileide Bílio. A outra candidatura poderá sair entre os vereadores Magno Melo, que até o momento não definiu o lado em que está, Jaidran Brito e Orleans Moreira. Pelas contas Paca vence, mas a eleição da Câmara de Tuntum é sempre uma incógnita, em que tudo pode acontecer nos bastidores proporcionando uma reviravolta. Isso quase sempre acontece por aqui...


Câmara II

Já está nas mãos do presidente Manoel Araújo Veloso, o Manoel Paca, a Lei Orgânica do Município impressa, isso mesmo, impressa. Desde a promulgação em 1990 que a população tuntuense desejava conhecer essa ‘tal de lei orgânica’, já que a única cópia existente nunca saia da sede do Poder Legislativo, a não ser em casos especiais. Quem quisesse ver a raridade tinha que pedir permissão pra dar uma rápida espiadinha, pois o ‘objeto’ era considerado valioso. Depois do novo projeto de reforma que a Lei Orgânica sofreu, concluído em dezembro de 2009, o presidente Paca mandou imprimir o nosso valioso conjunto de leis que será distribuído à sociedade e seus representantes. São duzentos exemplares produzidos em material de boa qualidade, com capa dura envernizada e orelha. O material que foi impresso e editorado na Aquarela (gráfica e editora), em São Luís custou aos cofres da casa três mil reais. ‘Vamos distribuir a sociedade para que ela conheça a nossa Lei Orgânica, se ficar guardada como antes não adiatará de nada, ’ esclareceu o presidente.


ESTRADAS E POÇOS ARTESIANOS

A Prefeitura irá construir e restaurar mais três novas estradas no interior do município para melhorar o acesso da população e facilitar o escoamento da produção agrícola. O povoado Arroz foi um dos contemplados com os convênios do Governo do Estado. A estrada, no momento, não está em condições ruim de tráfego, mas já carece de reforma, por isso possivelmente será a primeira a receber os serviços. A estrada que dar acesso aos povoados Lagoa do ‘Cento’ e Goela passarão pelos mesmos serviços. A estrada foi construída em 2008, mas devido os dois últimos ‘invernos’ em alguns pontos seu estado é precário comprometendo o tráfego de veículos. A terceira estrada terá destino o sertão, onde a prefeitura já concluiu e está concluindo outras. ‘Quero terminar o ano com novas estradas construídas e todas restauradas, pois o homem do campo precisa de boas estradas para transportar a sua produção, ’ afirmou o prefeito.
No trabalho de qualificação da vida do trabalhador rural o prefeito adquiriu via convênios com o Governo do Estado três Sistemas de Distribuição de Água para os povoados Ipu-Iru, que está com o seu comprometido; Javém, onde o seu já não atende com eficiência toda comunidade e Alto do Coco, o mais necessitado por não ter nenhum. No povoado a água consumida diariamente é apanhada diretamente da Barragem do Rio Flores que fica abaixo do povoado, dificultando o acesso e o
transporte em latas na cabeça ou em lombo de animais.

3 comentários:

  1. "Site mostra dados dos candidatos 'ficha limpa' em todos os estados



    A sociedade ganhou ontem mais uma ferramenta na internet para fiscalizar a vida pregressa e as contas de campanha de candidatos nesta eleição. A Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), em parceria com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), lançou nesta quinta-feira o site Ficha Limpa. No espaço, os candidatos podem comprovar, voluntariamente, que são “ficha limpa”.

    No site – com dois endereços: www.fichalimpa.org.br e www.fichalimpaja.org.br – os candidatos devem apresentar certidões que comprovem que não foram condenados pela Justiça nem renunciaram para não sofrer cassação. Além disso, os candidatos devem tornar públicas as contas de campanha, sendo possível se cadastrar candidatos a presidente da República, governador, deputado federal e senador.

    'A maior contribuição desse site é a multiplicação da transparência sobre a vida pregressa dos candidatos. Se nós temos eleições corretas, nós vamos ter uma representação política adequada. A campanha ficha limpa caminha no sentido de melhorar a participação política', disse o juiz Márlon Reis, do MCCE."


    ctrl + c do Jornal Pequeno

    ResponderExcluir
  2. Como votarei no dia 3 de outubro de 2010:

    Presidente: Serra;
    Governador: Jackson Lago;
    Senadores: Zé Reinaldo e Roberto Rocha;
    Deputada Federal: Alexandra Tavares;
    Deputado (a) Estadual: ainda não escolhi.


    R.A.A.L - São Luis


    Só não me identifico pra não me cortarem da folha de pagamento da secretaria de educação do meu tuntunzinho. Se bem que o "Chico Arrogância" não tem coragem de me meter a faca. O meu padrinho é forte: o poderoso TEMÃO, meu ídolo.

    ResponderExcluir
  3. Nas entrelinhas do que escreveu esse tal de R.A.A.L, há evidência de que ele é um dos fantasmas da folha de pagamento da Sec. de Educação de Tuntum. Essa a razão de o "bendito" manter-se no anonimato.

    Mostra a cara sujeito! O voto livre é o âmago da democracia.

    E pelo ensejo proporcionado por sua dissimulação, transcrevo esta belíssima frase de Rui Barbosa:

    “Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade.”

    ResponderExcluir