segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Audiência pública define emenda de iniciativa popular para futura construção de Unidade Básica de Saúde.

O Poder Executivo e Legislativo realizaram hoje, 05, na Câmara, audiência pública para a apresentação de uma emenda de iniciativa popular já para o orçamento de 2012. O objetivo na captação dos recursos da emenda, na ordem de 600 mil, é de construir uma Unidade Básica de Saúde. A medida é hoje um dos instrumentos de inovação que permite a sociedade exprimir seus anseios dizendo o que precisa. No momento os municípios brasileiros poderão indicar uma emenda no valor de R$ 300 mil a R$ 600 mil, dependendo do tamanho da população, entre oito ações previamente determinadas no relatório, nas áreas de educação, saúde básica, infraestrutura e sanitária, agricultura, prevenção de desastres e recuperação de estradas vicinais.

A audiência foi pautada em discursos embasados na proposta inicial, alguns um pouco inflamados. Fizeram-se presentes os vereadores Manoel Paca, Jaidran Brito e Magno Melo; os secretários Paulo Duarte (Agricultura), Antonio dos Reis (Educação), Antonio Joaquim Neto (Finanças), Anna Fafaele (Saúde), Bertolino Pires (Administração), Jeová Silva (Esporte), o coordenador do Samu, Rosemir Diniz e o ex-prefeito Pires Léda, representantes de órgãos, associações e o povo em geral.

A linguagem comumente utilizada nos pronunciamentos era sobre a importância da construção da Unidade Basica que no futuro irá atender 900 famílias, mais de três mil pessoas, segundo o coordenador do Samu, Rosemir Diniz, que aproveitou a deixa para relatar as atividades desempenhadas pelo órgão em seus cinco anos de existência. Diniz, ainda acrescentou que no mento 200 mil pessoas são atendidas, mas que com brevidade a cobertura será ampliada com a regulagem de novos municípios, podendo atingir até 500 mil pessoas.

O ex-prefeito Pires Léda, que também não se alongou, destacou em sua fala a abertura da clínica São José (hospital Geral de Tuntum) que está fechada há 20 anos, segundo ele, por perseguições políticas. ‘Ela foi fechada por perseguições políticas. Porque na época em que foi fechada ela tinha condições de atender a população’, disse. O ex-prefeito adiantou que o processo da abertura da clínica já está 99% aprovado. Pires disse que no dia em que o prefeito for fazer a assinatura da ordem de serviço haverá a maior festa em Tuntum.

O prefeito Chico Cunha fez uma rápida explanação da emenda de iniciativa popular afirmando que a população estava autorizando ao Congresso enviar a Tuntum a ordem de 600 mil reais para a construção de uma Unidade Básica de Saúde. Chico sintetizou um pouco das suas dificuldades desde que recebeu o poder dizendo que talvez foi o prefeito que mais levou porrada. “Talvez o prefeito que tenha mais sofrido e levado ‘porrada’, tenha sido Chico Cunha nesses últimos três anos. Pelas dificuldades que encontrei, pelas dificuldades com a mudança de governo e pelas dificuldades políticas. Porque o que é ruim para Chico Cunha é bom para determinadas pessoas fazerem política”, narrou. O prefeito no decorrer do seu pronunciamento relatou quase uma por uma as obras que já executou, desde as grandes escolas no interior, campo de futebol, serviços de pavimentação, ônibus escolares, casas populares e outras. Antes de concluir sua fala, sempre fortemente aplaudido, ele falou alguns dos projetos que ainda tem por fazer, como o novo mercado central da cidade, uma praça da juventude no bairro Campo Velho, creches, quadras esportivas, quase 200 quilômetros de estradas vicinais, aterro sanitário, asfaltamento e outras obras de impacto. A todo o momento o prefeito enaltecia o presidente José Sarney, a governadora Roseana e o deputado Sarney Filho, políticos que tem lhe dado total apoio na sua árdua caminhada.


11 comentários:

  1. Coitado, pode esperniar, falar, gritar... fazer o que ele quiser. é tarde Sr. Chico Cunha, veio acorda tarde, quantas e quantas vezes vc humilhou, chingou os eleitores que deu o governo pra vc no ano de 2009. e agora vem com suas coversas desalinhadas. ainda acho Sr. Prefeito que vc lance uma pesquisa, não agora mas pra frente. e veja o quanto vc é querido nesse municipio.

    "Dr. Tema Prefeito Eleito de Tuntum em 2012"

    E olhe achei que vc ia buscar forças para pelo menos tirar uns 4 mil votos, mas se juntar com o Pires (Mala) ai é um fim da miada.

    ResponderExcluir
  2. E eu não sei onde ele vai mater tantas unidades de saúde. não da conta nem das que ja existem. o seu lençou ta curto Sr. Chico cunha, vai abrir o Hopital do Nouga, e o do Tema? Fechar? faça isso e veras. vai ser mas um espoca urna de Tuntum.

    Recordes (Jarbas, Cavalcante)
    rsrsrsrsrssrsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Dos vinte anos em que a Clínica São José passou fechada, quatro foram na gestão do ex-prefeito Pires. Por que ele não envidou esforços para abri-la durante o mandato dele, hein?

    ResponderExcluir
  4. Se já tem vinte anos que a Clínica São José está fechada, então vão reabrir pra quê? É melhor implodir, pois não deve ter mais um aparelho que preste, tá tudo ultrapassado, enferrujado, não vai servir pra nada, só pra desviarem verbas públicas, é mais uma sacanagem que vão fazer com o povo de Tuntum... só vai mesmo é enricar a turma que tá por trás disso tudo. Eita povo besta esse de Tuntum, acorda minha gente!!! Se é pra reabrir esse túmulo aí que não vai ter mais nada que funciona é melhor correrem atrás de construir um novo hospital ou uma maternidade ou clínica mesmo, querer reaproveitar coisa velha que tá desativada há 20 anos é babaquice, sacanagem das grandes... E aproveito a tal audiência pública e perguntar pelo aterro sanitário, pela ampliação do cemitério da aroeira, cadê vão incluir nos próximos projetos? "ISSO É UMA VERGONHA"

    ResponderExcluir
  5. Meu prefeito vc está se precipitando em se aliar com o Pires, pois ele não transferi votos dos cobras, não faça isso por favor....

    ResponderExcluir
  6. aquilo que se faz , se mostra e é visto, nao é preciso falar, propagar,comentar e publicar para que a populaçao do municipio enxergue," porque tudo, foi feito para todos e nao a uma parte da populaçao e essas marcas "ficam registrados para sempre, nao é preciso apontá-los Anônimo

    disse...

    ResponderExcluir
  7. É...mas parece que o Chico não levou porradas suficientes ainda. Se levou, ele é como muié de malandro...gosta mermo de apanhar. Olhem abaixo a grana que ele tá dando pro Tema todo mês:



    EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº. 003/2011 - CONTRATO Nº. 01.003.2011-DISP - CPL/PMT: CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Tuntum, CNPJ: 06.138.911/0001-66, CONTRATADA: Cleomar Tema Carvalho Cunha - CPF nº 094.621.043-87.
    OBJETO: Arrendamento do Hospital Seabra de Carvalho, no endereço acima mencionado, juntamente com todas as suas instalações, móveis e equipamentos; VALOR DO CONTRATO: 15 parcelas de 55.180,00 (cinqüenta e cinco mil, cento e oitenta reais). PRAZO DE EXECUÇÃO: 15(quinze) meses. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 61 § único da Lei Federal nº. 8.666/93. RECURSOS020900 - FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE; 0.302.0015.2028.000 - ATENDIMENTO AMBULATORIAL EMERG. E HOSPITALAR; 3.3.90.39.00 -OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS - PESSOA JURÍDICA: Cleomar Tema Carvalho Cunha - CPF nº 094.621.043-87. Pela Contratante: FRANCISCO DAS CHAGAS MILHOMEM DA CUNHA -Prefeito Municipal. Tuntum-MA, 12/07/2011

    ResponderExcluir
  8. http://eduardorodriguesbrito.blogspot.com/2011/12/familias-no-poder.html

    ResponderExcluir
  9. concordo com o anônimo em dizer que o ex prefeito pires tambem foi um dos perseguidores ao grupo cobra, em especial a clinica são josé, pois o esforço que ele fez foi de mante-la mais fechada ainda

    ResponderExcluir
  10. essa é boa, a clinica do nouga ficou fechada na gestão do pires, e agora quer dá uma de bonzinho, se esse pires tem voto, porque perdeu a eleição, como é que ele vai transferir voto, se não tem nem pra ele, o tema vai passar ´por cima de todos adversários, vai dá um passeio, aguarda pires e chico.

    ResponderExcluir
  11. Enqunto teu filho te engana sobre o enem ñ fez a prova porque ñ quis, e inventou que os portoes ja estariam fechados, É MENTIRA ESTAVA ABERTO SIM EU FIZ NA MESMA SALA QUE ELE ia fazer isso é pra tu deixar de falar da vida alheia quem olha o rabo dos outros esquece o seu.

    ResponderExcluir