sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Guerreiro Júnior assume presidência do TJ e anuncia apoio incondicional à Justiça de 1º grau

A nova mesa diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão, composta pelos desembargadores Antonio Guerreiro Júnior (presidente), Maria dos Remédios Buna (vice-presidente) e Cleones Cunha (corregedor-geral da Justiça) foi empossada em solenidade na manhã desta sexta-feira, 16, na sala das sessões plenárias do TJMA. A nova mesa diretora irá comandar o Poder Judiciário estadual até dezembro de 2013.

No discurso de posse, Guerreiro Júnior destacou o crescimento econômico do Estado e a necessidade do aumento do investimento na modernização do Judiciário maranhense para atender a uma demanda sempre crescente; pediu apoio para a construção de uma nova sede para o Tribunal; anunciou apoio incondicional à Justiça de 1º grau e disse que dará sequência às reformas e construções dos fóruns das comarcas do interior. Disse que a construção da nova sede do Fórum de Imperatriz será uma de suas prioridades.

O novo presidente do TJ citou dados estatísticos, segundo os quais o Judiciário maranhense tem, hoje, cerca de 540 mil processos em tramitação, tendo sido distribuídas 188 mil novas ações em 2011. Disse que, só na comarca de São Luís, há mais de 170 mil processos, o dobro dos mais de 85 mil que havia no ano 2000. Estatística que, segundo ele, torna imprescindível o aumento do investimento público, sem prejuízo do acréscimo de parcerias privadas.

Guerreiro Júnior anunciou que pretende dar suporte integral à Justiça de 1º grau, objetivo perseguido nos dois anos em que esteve à frente da Corregedoria Geral da Justiça. Ressaltou a importância de prestigiar e proteger a sentença de 1º grau, para que não perca a sua finalidade precípua. “Não podemos – e não devemos! – nos acovardar diante daqueles que desrespeitam a importância e a relevância do Poder judiciário do Maranhão”, enfatizou.

PAI - Presente à cerimônia, Antonio Pacheco Guerreiro, pai do novo presidente do TJMA, ouviu atentamente as palavras que lhe foram dedicadas pelo filho. “Trazer comigo o seu nome foi uma imensa responsabilidade durante toda a minha vida, mas, ao mesmo tempo, um privilégio que sempre me envaideceu”, disse Guerreiro Júnior, que também dedicou a posse a sua mãe, Célia Guerreiro (já falecida) e à esposa Mary Jane, filhos, netos e outros parentes. O novo presidente ainda homenageou vários desembargadores que passaram pelo Tribunal e fez um agradecimento especial ao desembargador Jamil Gedeon.

Uma missa em ação de graças, na Catedral Metropolitana, antecedeu a posse solene. Magistrados, servidores, parentes e amigos dos desembargadores eleitos foram à Igreja da Sé.

SOLENIDADE – Integraram a mesa na sala das sessões plenárias o então presidente do TJ, desembargador Jamil Gedeon; a governadora Roseana Sarney; o vice, Washington Luiz de Oliveira; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo; o senador João Alberto de Sousa; o prefeito de São Luís, João Castelo; a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos; e a presidente em exercício da seccional maranhense da OAB, Valéria Lauande.

No discurso de abertura da sessão, o presidente Jamil Gedeon disse que a mudança é o motor da evolução humana e do crescimento. “Ela viabiliza o desenvolvimento Nestes dois anos empreendi uma aventura humana exaltante, pautada numa convivência fraterna, em que procurei construir uma visão de futuro que orientasse os movimentos do presente. Acredito que esta atitude – olhar para o futuro – foi a que mais traduziu a minha intenção e a que mais simboliza cada realização. Hoje é mais um dia de mudança e a hora é de quem chega”, assinalou.

Gedeon destacou as principais ações desenvolvidas na sua gestão para atender as inúmeras necessidades da Justiça de 1º grau e as demandas que chegam diariamente ao Poder Judiciário. “O modelo de gestão por nós adotado garantiu o cumprimento de 60% das ações estratégicas traçadas para o quiquenio 2010/2015”, apontou.

Em seguida, Gedeon convocou o novo presidente a prestar o compromisso regimental. Depois de assinar o termo de posse, Guerreiro Júnior assumiu a presidência e empossou os desembargadores Maria dos Remédios Buna e Cleones Cunha, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça.

SAUDAÇÃO - O desembargador Jorge Rachid saudou os novos dirigentes e ressaltou o engrandecimento e fortalecimento do Poder Judiciário nos dois últimos anos, acompanhando a mudanças sociais e atendendo aos anseios dos jurisdicionados.

Ele relatou a história de vida e profissional dos novos membros da Mesa Diretora, manifestando a satisfação de todos os presentes em dar boas-vindas aos colegas que darão continuidade ao trabalho desempenhado por Jamil Gedeon, a quem elogiou pela competência em suas atribuições, citando obras entregues durante a gestão, a exemplo do novo fórum de São Luís.

“Os nobres colegas assumiram com coragem a judicatura, e com consciência para se adaptar aos novos rumos da sociedade, atitude típica de homens e mulheres dotados de grandeza de espírito”, finalizou.

Presente à solenidade, a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, elogiou a trajetória dos membros da nova Mesa Diretora do TJMA na carreira Magistratura. “Coloco o Ministério Público estadual à inteira disposição para fortalecer cada vez mais o relacionamento entre as duas instituições no propósito de assegurar o exercício da função jurisdicional do Estado com eficiência, excelência e celeridade”, enfatizou.

Sobre a nova gestão, a procuradora-geral disse que será uma continuidade das ações realizadas anteriormente. “O desembargador Guerreiro conduzirá o trabalho do Judiciário de forma profissional e moderna, imprimindo sua forte marca, a exemplo do legado de realizações feitas por Jamil Gedeon”, finalizou.
Falando em nome da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a vice-presidente da entidade, Valéria Lauande, elogiou a gestão do desembargador Jamil Gedeon, pelos investimentos na modernização do Judiciário Maranhense, além da reestruturação da Justiça de 1° Grau, cumprimento das metas do CNJ e celeridade no atendimento das partes e dos advogados. “A OAB deseja uma profícua administração calcada na retidão, na ética e na eficiência, esperando que as portas estejam abertas ao diálogo com a advocacia” salientou.

Assessoria de Comunicação do TJMA

assco

8 comentários:

  1. PARABÉNS AO MERETISSIMO DESEMBAR
    GADOR CLÉONES CARVALHO,ESTUDOU SE
    FORMOU FEZ CONCURSO DIFICILIMO E
    PASSOU AGORA COLHE OS LOUROS DO
    SEU EXCELENTE TRABALHO,ADVOGADOS
    DE TUNTUM,E REGIÃO SIGAM O EXEMPLO
    FAÇAM CONCURSO,PARA CHEGAR NESTA
    HONRARIA.
    MÁRCIO A A C.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS AO MERETISSIMO DESEMBAR
    GADOR CLÉONES CARVALHO,ESTUDOU SE
    FORMOU FEZ CONCURSO DIFICILIMO E
    PASSOU AGORA COLHE OS LOUROS DO
    SEU EXCELENTE TRABALHO,ADVOGADOS
    DE TUNTUM,E REGIÃO SIGAM O EXEMPLO
    FAÇAM CONCURSO,PARA CHEGAR NESTA
    HONRARIA.
    MÁRCIO A A C.

    ResponderExcluir
  3. AMIGÃO DEUSIMAR,ALGUNS SITES,PRA
    GALERA SE INFORMAR.WWW.UOL.COM,
    WWW.TERRA.COM,WWW.YAHOO.COM,WWW.FOL
    HAONLINE.COM,WWW.GLOBO.COM.
    AGORA ESPORTE,PARA O MESTRE VALBER
    GAZETAESPORTIVA.COM,ESPORTEINTERATIVO.COM.BR,BRASILIENSEFC.COM.BR
    ATLETICOCLUBEGOIANIENSE.COM.BR
    RADIO730.COM.BR E POR SE VAI.
    AQUELE ABRAÇO,MÁRCIO ALEXANDRE.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sempre é hora de combater a dengue. Juntos podemos mobilizar a população sobre a importância de se prevenir contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos simples como limpar calhas, caixas d’água, recolher o lixo e nunca deixar pneus ao ar livre para não juntar água.
    Por isso, faça um post nas Redes Sociais, divulgue a hastag #combatadengue e compartilhe essa informação com seus amigos, parentes e vizinhos. A sua contribuição é fundamental para o sucesso desta campanha.
    Caso tenha interesse em divulgar algum material da campanha, entre em contato através do e-mail comunicacao@saude.gov.br.
    Saiba mais sobre a campanha no site: www.combataadengue.com.br
    Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/dengue_MS
    Estamos também no Facebook! Confira: www.facebook.com/minsaude?sk=app_110819375702256


    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  5. O Dr Tema é o fraco de irmão kkkkkk kkkkkkkkk Segura Chicão kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Olha só pessoal, ai abaixo tem um texto legal, ele é do tipo sublinear, tem uma mensagem embutida entre as linhas, ou seja, só os inteligentes podem entender o verdadeiro conteúdo, se você não for inteligente, esqueça, deixe prá lá, vá ler outra coisa, como por exemplo, os textos do professor Jean Carlos. Valeu!


    N.A.O.~




    Quiabos e tupiniquins, a razão desconhecida da humanidade


    No que tem de ser dito para os índios da baixada, nada pode ser mais demagógico que a passagem dos conquistadores feudais da idade Sarney, por assim dizer, idade das trevas, mero nome de um vulgo fulano dito como cacique, com mais fundo de Page que faz pajelança com certos angus sem favas, esse tempo, que a sorte julga ao que passe por conquistar, por tempo de tribos, de indivíduos assim por falar, mal vistos desse lugar.
    Mera formalidade nesses tempos, desses caciques emplumados, no que tange a verdade dos fatos, as aves de rapinas que não voam baixo, para cair em arapucas de índio velho, ao mais que menos, de raposas com tamanha catarata, que se sega, a mais beira destruição, de toda a tribo, de todo o sertão. Certamente, ao que se deve então contar, é o cair dos fatos pela hora da morte, já que se morre pelos fatos nesses tempos de tribo, por tacapes e Ubiratan, se no mais fundo dos buracos tiverem sorte, mas esse tipo de índio e escorregadio, no que algo do tipo não seja mais igual quiabo de pé de cerca, esse da tribo, e único e histórico, como deus queira, mais que morre se deus quiser, e como queira.
    Mas a final, o que falar para esses índios de costelas tortas?
    Nada!
    Nem mesmo a mais pura sorte de Tupã daria jeito de convencer esses miseráveis, que a moléstia influencia diretamente pela bucólica e fatídica ignorância, que lamentavelmente vem da rede, estirada na oca, para descansar depois da enxada e da insolação.

    ResponderExcluir
  7. Sugiro ao plagiador deste texto, quiabos e tupiniquins..., que seja menos arrogante e que modere a sua megalomania. Que é isso meu? Não subestime a inteligência do povo da nossa terra, pois temos capacidade de entender este besteirol plagiado por voce.

    ResponderExcluir
  8. DESEMBARGADOR CLÉONES CARVALHO FAÇA O BEM, NÃO OLHE A QUEM... ISSO É O QUE ESPERAMOS DO MERITÍSSIMO. EITA POVO BESTA ESSE DE TUNTUM, VAMOS DAR TEMPO AO TEMPO MINHA GENTE. ENTREGAREMOS NAS MÃOS DE DEUS E DO MERITÍSSIMO DESEMBARGADOR CLÉONES CARVALHO. "ISSO É UMA VERGONHA"

    ResponderExcluir