Na manhã de domingo, 16 de março, a família Coelho Murada veio celebrar a dádiva da vida da sua matriarca, Joana Coelho Murada, nascida no dia 14 de março de 1935, filha de Frederico Coelho Parentes e Filomena da Costa Ribeiro; a segunda filha do casal que teve sete filhos. Aos 22 anos Joana se casou com José Fernandes Murada, passando a se chamar Joana Coelho Murada, mais conhecida por Joana do Murandinha.
O casal teve quatro filhos: Ubiratã, Ineide, Ileide e José Ubirajara. Saíram de sua cidade natal , São João dos Patos, em 1964 para Tuntum, usando cavalos para se locomover. Passaram seis dias para chegar na região na época conhecida por Japão; se instalaram no povoado Marajá, onde trabalhavam na agricultura. Em 1971 a família comprou uma propriedade próximo à cidade (aproximadamente 3 km de distância).
O filho mais novo na época, José Ubirajara tinha sete anos. Na casa da fazenda recebiam amigos e familiares. O casal gostava de receber, principalmente o marido, Murandinha, que fazia questão de ter a casa cheia; ele era muito querido na cidade e por todos os seus familiares. Em 1991 José Fernandes, por uma fatalidade ocasionada por um cavalo, faleceu, deixando a família que tinha um amor imensurável. Aos 56 anos, Joana ficou viúva, saiu do interior e passou a morar na cidade, ao lado na da neta Fernanda e depois dos netos Morgana e Fernando Wbonne.
Eu e meus irmãos não somos só netos, também somos filhos. Na verdade, todos os netos sempre foram mais que netos, vovó sempre fazia questão de que todos estivessem com ela nas férias com doce de leite, aquele bolo de tapioca que só ela sabe fazer, além do arroz de Maria Izabel e aquele feijãozinho. Crescemos cercados de amor e carinho e também aqueles puxões de orelha. Ela é incansável; em 2008 saiu de Tuntum e foi para Teresina, capital do Piauí, acompanhar os netos na faculdade.
Essa vovó que na época tinha 73 anos fazia a comida e administrava toda a despesa da casa, sempre dizia “Fernanda, para quem está preparado há sempre oportunidade, agora, aquele que não se preparou é muito difícil, minha filha” e ela estava certa; vovó tem quatro advogados um administrador um contador e uma acadêmica de medicina. Sempre nos incentivou a estudar e a fazer um bom trabalho. Ela é nosso exemplo de mulher, que fez das dificuldades motivo para procurar evoluir, não só no profissional, mas como pessoas de valores que respeita a família e o próximo.
Nesses 90 anos nossa avó acompanhou a modernidade: ela tem sua própria rede social, o Facebook, que ela mesma administra, vê todas as postagens dos netos e ainda fala “você não colocou aquela foto”, vai ao pilates três vezes por semana e ainda faz sua própria comida. São muitas histórias para ser contada. Vovó, nós temos um amor, um respeito enorme por tudo que a senhora representa. Como somos gratos a Deus por sua vida! Que venha o centenário se for da vontade de Deus! Te amo
Nenhum comentário:
Postar um comentário