José Orlanildo Soares de Oliveira, conhecido como Zezão (MDB), é prefeito de Governador Luiz Rocha, cidade no interior do estado. O político viajava para Brasília acompanhado de um secretário, assessor e do filho mais velho.
O prefeito de Governador Luiz Rocha (MA), José Orlanildo Soares de Oliveira, conhecido como Zezão (MDB), de 59 anos, é uma das três pessoas que ficaram gravemente feridas em um acidente em Barreiras, cidade no Oeste da Bahia, no domingo (19).
José Orlanildo está no seu segundo mandato como prefeito da cidade que tem 7.063 habitantes, segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Antes, ele havia sido vice-prefeito do município.
Zezão é casado, tem cinco filhos e havia completado 59 anos no último dia 17 de outubro. Ele é natural de Tuntum, cidade a 365 km de São Luís, mas fez carreira política em Governador Luiz Rocha. O prefeito estava acompanhado do filho, Orlanildo Filho (à esquerda) e do seu assessor de comunicação, Emanuel Dheyson (à direita). — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O prefeito viajava para Brasília, onde iria cumprir agenda e acabou se envolvendo no acidente no sentido da cidade de Barreiras, na Bahia.
Em nota divulgada na rede social do prefeito, ele estava acompanhado do secretário de Agricultura de Luiz Rocha, do seu assessor de comunicação, Emanuel Dheyson e do filho mais velho, Orlanildo Filho.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas do acidente foram socorridas em estado grave e encaminhados para o Hospital do Oeste, onde seguem internados nesta segunda-feira (20).
O acidente
O acidente aconteceu próximo ao presídio da cidade, na BR-135, quando uma caminhonete tentou ultrapassar um outro carro.
O motorista do segundo veículo tentou desviar para o acostamento, mas perdeu o controle, voltou pra a pista e bateu na caminhonete, que capotou. Ao todo, quatro pessoas estavam na caminhonete e três delas ficaram feridas em estado grave - incluindo o prefeito.
No outro veículo, o motorista estava sozinho. Ele fez o exame do bafômetro, que constatou que ele havia consumido bebida alcóolica. O suspeito foi preso em flagrante por dirigir sob efeito de álcool e lesão corporal culposa. DoG1