.

.
.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Brasil chega aos menores índices de pobreza e extrema pobreza da história


Série histórica do IBGE foi iniciada em 2012. Apesar dos avanços, Brasil é um dos países mais desiguais do mundoLuiz Inácio Lula da Silva

 Entre 2023 e 2024, o Brasil alcançou o menor patamar de pobreza e extrema pobreza desde o início da série histórica, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais, que aponta uma redução expressiva no contingente de pessoas vivendo abaixo das linhas de renda calculadas pelo Banco Mundial.

A proporção de brasileiros em situação de pobreza recuou de 27,3% para 23,1% no período, retirando 8,6 milhões de pessoas dessa condição. A extrema pobreza também diminuiu, passando de 4,4% para 3,5%, o que representa 1,9 milhão de pessoas a menos na faixa de renda mais vulnerável.

Programas sociais evitam salto na extrema pobreza

O relatório mostra que, sem a rede de benefícios sociais, os indicadores seriam significativamente mais altos. A ausência de programas elevaria a extrema pobreza de 3,5% para 10% da população, enquanto a taxa de pobreza subiria de 23,1% para 28,7%. Em 2024, a manutenção do Bolsa Família em valores superiores aos do período pré-pandemia ajudou a sustentar a tendência de queda.

A recuperação do mercado de trabalho também contribuiu para a redução da pobreza, especialmente entre famílias cuja renda depende majoritariamente do emprego.

O Nordeste registrou a maior queda percentual na população pobre, recuando de 47,2% para 39,4%, embora ainda mantenha o maior índice do país. No Sul, a proporção de pobres foi de 11,2%, a menor entre as regiões brasileiras.

A desigualdade racial permanece evidente: 25,8% das pessoas pretas e 29,8% das pardas estavam na pobreza em 2024, enquanto entre brancos o índice foi de 15,1%. A extrema pobreza também é maior entre pretos (3,9%) e pardos (4,5%), frente aos 2,2% observados entre brancos.

Entre mulheres, a taxa de pobreza atingiu 24%, acima dos 22,2% verificados entre homens.

Previdência reduz vulnerabilidade entre idosos

Entre brasileiros com 60 anos ou mais, 8,3% eram pobres e 1,9% viviam em extrema pobreza em 2024. Sem aposentadorias e pensões, esses percentuais saltariam para 52,2% e 35,2%, respectivamente. O IBGE ressalta que os benefícios previdenciários — ajustados periodicamente pelo salário mínimo — são determinantes para a segurança econômica da população idosa.

Apesar dos avanços, o Brasil ainda ocupa a segunda posição entre os 40 países com maior desigualdade de renda avaliados pela OCDE em 2022. Os 20% mais ricos ganham, em média, 11 vezes mais do que os 20% mais pobres, proporção superada apenas pela Costa Rica (12,3 vezes).

Sem os programas sociais, o índice de Gini subiria de 0,504 para 0,542, um aumento de 7,5%. Norte e Nordeste seriam as regiões mais impactadas.

Brasil lidera ranking de trabalhadores pobres da OCDE

A OCDE classifica como “trabalhadores pobres” aqueles que, mesmo empregados, vivem em domicílios com renda per capita inferior a 50% da mediana. Nesse critério, o Brasil lidera o ranking, com 16,7% dos trabalhadores nessa condição, à frente de Costa Rica (15,1%), México (14,2%) e Estados Unidos (12,4%).

Pelas métricas do Banco Mundial, 11,9% dos trabalhadores ocupados eram pobres em 2024, totalizando 12 milhões. Entre os desocupados, o índice alcançou 47,6%.

Os maiores índices de pobreza entre trabalhadores estão na agropecuária (29,3%) e nos serviços domésticos (22,9%). A menor incidência aparece nos setores de administração pública, saúde e serviços sociais, onde o percentual é de 4,6%.

A informalidade e a baixa remuneração seguem como fatores decisivos para a permanência da pobreza em diversos segmentos do mercado de trabalho, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

NATAL SOLIDÁRIO EM TUNTUM: Um convite à corrente do bem!

 


A magia do Natal será celebrada com um toque especial de solidariedade este ano em Tuntum. No dia 25 de dezembro de 2025, a comunidade se unirá para realizar o Natal Solidário, uma iniciativa que visa levar alegria e esperança, especialmente às crianças de Tuntum.

Organizado pelo Lava Rápido Mão Limpa e Amigos, este evento é um caloroso convite a todos que desejam fazer a diferença na vida de alguém neste período festivo. 

Faça uma criança feliz: participe com sua doação!

A campanha está mobilizando a população para a doação de brinquedos e outros itens que o coração permitir. Os organizadores reforçam que cada gesto de amor, por menor que seja, faz uma grande diferença na vida daqueles que mais precisam.

"Estamos convidando você para fazer parte desta corrente do bem! Faça uma criança feliz: doe brinquedos, ou o que seu coração permitir. Cada gesto de amor faz diferença na vida de alguém," destaca a organização em sua chamada. 


Como ajudar

Se você deseja adicionar seu nome a esta linda iniciativa e participar desta ação de espalhar alegria neste Natal, a organização pede que os interessados entrem em contato para coordenar as doações e a participação.

O quê: Doação de brinquedos ou outros itens para o Natal Solidário.

Quando: O evento acontecerá no dia 25 de dezembro de 2025.

Onde: Tuntum.

Organização: Lava Rápido Mão Limpa e amigos.

Vamos juntos garantir um Natal mais feliz e cheio de esperança para as famílias de Tuntum!

Traficante morre após capotar caminhonete com mais de 1,6 tonelada de maconha

 

Um acidente terminou em tragédia na rodovia MS-295, em Iguatemi, a 466 km de Campo Grande. O motorista de um veículo VW Amarok prata, identificado como Celso Patrick Gabilao Marques, 29 anos, morreu após capotar o carro.

Segundo boletim de ocorrência, ao chegarem ao local, os policiais encontraram o veículo totalmente destruído e o condutor sendo socorrido pela ambulância. No veículo e espalhados pelo local, foram encontrados 1.653 quilos de maconha, distribuídos em 65 fardos e centenas de tabletes.

A investigação inicial apontou que o veículo, que estava com placas adulteradas (GCK-7A02), era produto de furto ou roubo, com placas originais registradas em Paranavaí-PR (AUF-7100).

Celso Patrick chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A documentação pessoal dele, incluindo CNH, CPF e objetos pessoais, foi entregue à esposa.

O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que ficará responsável pela apreensão do veículo, da droga e pelo registro oficial do óbito. A Polícia ainda apura as circunstâncias do acidente e a origem da carga de entorpecentes.

MAGAOPERAÇÃO: Polícia cumpre mandados contra investigados por feminicídio e agressões em todo Maranhão


A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3), a Operação Tolerância Zero, ofensiva integrada com a Polícia Militar e a Força Estadual de Segurança Pública para intensificar o combate aos crimes praticados contra mulheres no âmbito da violência doméstica e familiar. A ação mira 46 alvos e acontece simultaneamente em São Luís, em cidades do interior e em outros cinco estados da Federação.

Desde as primeiras horas do dia, equipes policiais cumprem mandados de prisão contra investigados e condenados por agressões, ameaças, tentativas de feminicídio e feminicídios consumados. Até o momento, foram registradas prisões em São Luís, São José de Ribamar, Imperatriz, Açailândia e Cidelândia, além de capturas nos estados de Goiás e Rondônia. A operação também atinge alvos monitorados em Mato Grosso e Pará.

 

No Maranhão, estão sendo executados 21 mandados na Grande Ilha e 18 em municípios do interior. Outros sete mandados destinam-se a foragidos que deixaram o estado e estão sendo localizados com apoio das forças policiais dos demais estados participantes. A ofensiva integra a Operação Captura, que concentra esforços nacionais para localizar e prender autores de crimes graves.

Em paralelo às prisões, a Polícia Civil instalou um mutirão para acelerar a tramitação de inquéritos relacionados à violência contra a mulher. Ao todo, 230 procedimentos estão em andamento em São Luís e Imperatriz, conduzidos pela Delegacia Especial da Mulher e pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. O objetivo é agilizar investigações, fortalecer pedidos de prisão e garantir maior eficiência no enfrentamento aos crimes que vitimam mulheres em todo o estado. OInformante 


terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Tuntum realiza I Fórum Municipal do Selo UNICEF para impulsionar indicadores sociais

 


A Prefeitura Municipal de Tuntum, sob a gestão do prefeito Fernando Pessoa, promoveu nesta terça-feira (02) o I Fórum Municipal do Selo Social UNICEF, edição 2025-2028. O evento marca um passo estratégico na busca pela certificação, que reconhece municípios que avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.


O Fórum reuniu representantes das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, além de diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos do município. O objetivo central do encontro foi debater e traçar metas para a melhoria dos indicadores sociais que são cruciais para o alcance do Selo UNICEF.


"Este é um passo importante na construção de um futuro mais justo e protegido para as crianças e adolescentes de Tuntum," destacou a gestão municipal, ressaltando o compromisso com as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.


O evento contou com a participação do secretário municipal de Educação, Carlos Júnior, e da secretária municipal de Assistência Social, Dra. Mayara, que reforçaram a importância da articulação intersetorial para o sucesso das ações propostas.


A conquista do Selo UNICEF significa um avanço significativo para Tuntum, indicando que o município está investindo e priorizando ações nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social.












AtlasIntel: Lula lidera todos os cenários de 1º e 2º turno para 2026

 

Luiz Inácio Lula da Silva

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com vantagem em todos os cenários simulados para a eleição de 2026, segundo pesquisa divulgada pela AtlasIntel. Mesmo enfrentando índices de desaprovação ligeiramente superiores aos de aprovação, Lula segue numericamente à frente — inclusive em disputas diretas com figuras centrais da direita brasileira.

Primeiro turno: vantagem consolidada para Lula

Nos cenários de primeiro turno em que seu nome é testado, Lula oscila entre 47,3% e 48,7% das intenções de voto. A soma de adversários distribuídos entre Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (União Brasil), Romeu Zema (NOVO), Ratinho Jr. (PSD) e Renan Santos (Missão) não ameaça a dianteira petista.

No cenário 1, Lula marca 48,4%, enquanto Tarcísio de Freitas registra 32,5%. Em seguida aparecem Ronaldo Caiado (5,7%), Ratinho Jr. (4,1%), Renan Santos (1,9%) e Romeu Zema (2,3%). Votos brancos ou nulos chegam a 3,2%, e 1,8% não souberam responder.

No cenário 2, Lula atinge 48,7% contra 28,6% de Michelle Bolsonaro. Caiado soma 9,4%; Ratinho Jr., 5%; Zema, 4,4%; e Renan Santos, 2,1%. Brancos e nulos aparecem com 1,4%, e indecisos, 0,4%.

No cenário 4, Lula aparece com 47,3% diante de Flávio Bolsonaro, que marca 23,1%. Caiado chega a 10,2%; Ratinho Jr., 7,1%; Zema, 5%; Renan Santos, 2,4%; e Eduardo Leite (PSD), 1,1%. Brancos e nulos contabilizam 2,8%, e indecisos, 1%.

A pesquisa também avaliou um cenário sem Lula, substituído por Fernando Haddad (PT). Nesse quadro, o ministro da Fazenda registra 44,4%, seguido por Tarcísio de Freitas com 32,3%. Os demais candidatos permanecem com desempenho semelhante aos outros cenários testados.

Segundo turno: Lula supera todos os adversários

Nas simulações de segundo turno, Lula mantém estabilidade e vence todos os confrontos testados. O presidente marca 49% tanto contra Tarcísio de Freitas quanto contra Michelle Bolsonaro e Jair Bolsonaro – que está inelegível -, sempre com 47% para os rivais e 4% de votos brancos, nulos ou indecisos.

Em disputas contra Romeu Zema e Ronaldo Caiado, Lula registra 49%, enquanto ambos somam 41%, com 10% de eleitores fora de qualquer opção. Contra Ratinho Jr., o placar fica em 49% a 40%. No embate com Eduardo Leite, Lula tem 47% e o governador gaúcho, 28%, enquanto 25% dos entrevistados declaram voto branco, nulo ou indefinição.

A AtlasIntel também simulou a repetição exata da eleição de 2022: Lula aparece com 45,7% e Jair Bolsonaro com 44,8%. Ciro Gomes soma 2,8%, Simone Tebet, 2,9%, e outros candidatos, 1,9%. Brancos e nulos chegam a 1,8%, e apenas 0,2% não souberam responder.

Avaliação do governo e preocupações nacionais

A pesquisa indica que 50,7% desaprovam o trabalho do presidente, enquanto 48,6% aprovam. Na avaliação do governo, 48,6% classificam a gestão como ruim ou péssima; 44,4% a consideram ótima ou boa; e 7% avaliam como regular.

Entre os maiores problemas apontados pela população, criminalidade e tráfico de drogas aparecem em primeiro lugar, citados por 63% dos entrevistados, seguidos pela corrupção, mencionada por 60%.

O levantamento da AtlasIntel ouviu 5.510 pessoas entre 22 e 27 de novembro, com margem de erro de um ponto percentual.

Como o prefeito Fernando Pessoa irradia sua liderança para além de Tuntum

 

Como o prefeito Fernando Pessoa irradia sua liderança para além de Tuntum

A trajetória política do prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, de apenas 34 anos, tem ultrapassado as fronteiras do próprio município e ganhado relevância no cenário maranhense. Reeleito com quase o dobro de votos de seu concorrente nas últimas eleições, Pessoa tem se destacado por uma gestão equilibrada, com foco em saúde, educação, limpeza pública, esporte e lazer.

Um diferencial marcante da administração de Fernando Pessoa é a prioridade no pagamento em dia dos servidores municipais. Ele é reconhecido como um dos gestores que mais antecipa salários no estado, garantindo que os pagamentos ocorram entre os dias 23 e 26 de cada mês. Esse compromisso com a pontualidade salarial não só fortalece a confiança dos servidores, como também demonstra uma gestão financeira organizada e eficiente.

Além disso, o prefeito tem surpreendido com ações que reforçam sua proximidade com a população. No último Dia de Finados, por exemplo, Pessoa ofereceu um café da manhã gratuito a todos os visitantes dos cemitérios da cidade, um gesto simples, mas de grande simbolismo. No mesmo mês, dia 10, lançou um campeonato municipal de futsal com uma premiação de R$ 30 mil, valor que supera inclusive competições estaduais e mostra a ousadia e o incentivo ao esporte local.

Não bastasse isso, Fernando Pessoa também se destaca como uma liderança confiável dentro do cenário político maranhense, sendo um dos homens de confiança do senador Weverton Rocha. A influência de sua liderança é tamanha que agora lança sua irmã, a advogada Bruna Pessoa, como pré-candidata a deputada estadual, já sendo considerada uma das favoritas para uma vaga na Assembleia Legislativa.

Com uma carreira ainda em ascensão, Fernando Pessoa demonstra que sua visão administrativa e política tem muito a contribuir para o futuro do Maranhão. E a cada novo passo, a liderança que começou em Tuntum segue irradiando sua força para fronteiras que vão além do município que administra. 

Pela sua marcha e a pouca idade, o Maranhão ainda ouvirá falar muito deste jovem político... PorEliasLacerda

Saiba o que muda para tirar a CNH sem passar por autoescola com as novas regras do Contran

 

Governo propõe CNH sem autoescola para reduzir custos em 80% - Expo News Brasil

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta segunda-feira (1º), a resolução simplifica o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida retira a obrigatoriedade de passar por uma autoescola antes de fazer as provas de direção

Segundo o Ministério dos Transportes, as medidas podem reduzir em até 80% o custo total da CNH.

As novas regras passam a valer a partir da publicação da resolução no Diário Oficial da União.

Veja as principais mudanças: 

Abertura do processo

  • Poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Aulas teóricas

  • O Ministério dos Transportes irá disponibilizar todo o conteúdo teórico online, gratuitamente.
  • Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.

Aulas práticas

  • A exigência de aulas práticas passará das atuais 20 horas-aula para 2 horas.
  • O candidato poderá escolher entre: autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas.
  • Será permitido uso de carro próprio para as aulas práticas

Provas

  • Mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, o condutor ainda é obrigado a fazer as provas teórica e prática para obter a CNH.
  • Outras etapas obrigatórias como coleta biométrica e exame médico devem ser feitas presencialmente no Detran.

Instrutores

  • Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente.
  • A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Suspeito de arrombamentos morre após troca de tiros com a polícia em Presidente Dutra

 


Uma perseguição policial na noite deste domingo, 30 de novembro, na Avenida José Olavo Sampaio, centro de Presidente Dutra, resultou em uma intensa troca de tiros. O caso envolveu uma guarnição da Polícia Militar e um indivíduo suspeito de ser um dos maiores arrombadores de estabelecimentos comerciais no Maranhão.


Detalhes da Ocorrência

Suspeito: O homem foi identificado como João Lopes Barbosa Neto, com uma extensa ficha criminal e monitorado pelas forças de segurança por uma série de arrombamentos recentes em Presidente Dutra e em diversos municípios do estado.


Confronto: De acordo com a Polícia Civil, durante a abordagem policial, o suspeito teria reagido e atentado contra a vida de um policial militar, desencadeando o confronto armado. Os policiais revidaram à agressão e conseguiram balear o indivíduo.

Desfecho: João Lopes Barbosa Neto foi socorrido e levado ao Hospital Municipal (Socorrão) de Presidente Dutra, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Investigações e Repercussão

A Polícia Civil informou que as investigações prosseguirão para apurar todos os detalhes da ocorrência e verificar a possível participação do suspeito em outros crimes na região.

O Delegado César Ferro parabenizou publicamente, por meio de vídeo, os policiais militares que participaram da ação pela resposta rápida e eficaz.

Juiz de direito sofre audacioso assalto em restaurante

 

O juiz de direito do município de Paulo Ramos, João Bruno Farias Madeira, sofreu um assalto inusitado, nesse domingo, 30, no restaurante Camarada Camarão, no Shopping da Ilha. A secretaria da Segurança Pública já está de posse das imagens para tentar identificar o assaltante.

João Bruno estava almoçando com um amigo, numa mesa ao fundo do ‘Camarada Camarão’, quando um homem, que também almoçava em outra mesa se aproximou, colocou uma madeira ao lado da mesa deles e, exibindo uma arma por dentro da camisa, anunciou o assalto. Calmamente, o homem pediu que o juiz e o amigo passassem os celulares e outros objetos de valor. Depois, disfarçadamente, ainda cumprimentou a vítima e saiu, dizendo a um dos garçons que os dois arcariam com a despesa dele.
O assaltante deixou o restaurante pela porta da frente, levando os pertences das vítimas. OInformante 

sábado, 29 de novembro de 2025

Pré- candidata Bruna Pessoa reafirma compromisso com as mulheres no PDT

 


Bruna Pessoa participou, nesta última sexta-feira (28), do Encontro Estadual da “Ação da Mulher Trabalhista – PDT Maranhão”, um momento de reflexão, fortalecimento e valorização da presença feminina na vida pública. 


O evento reafirmou o papel fundamental da mulher na política, nos negócios e em todos os espaços de decisão, destacando a importância da representatividade e da construção de um Maranhão mais justo e inclusivo.


A participação de Bruna reforça seu compromisso com a defesa das pautas femininas e com a ampliação das oportunidades para que mais mulheres ocupem posições de liderança e protagonismo na sociedade.


O encontro contou com as presenças de Gleides Sodré, vice-presidente do PDT do estado de São Paulo e presidenta estadual da Ação da Mulher Trabalhista; Eroides Lessa, tesoureira nacional da Ação da Mulher Trabalhista e presidente do PDT Mulher no Distrito Federal; Kariádine Maia, presidente do PDT Mulher e grande liderança feminina no Maranhão; além de prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e lideranças do PDT no estado. 






sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Juiz é atingido com tiro no peito durante briga doméstica; esposa é presa

 

O juiz da Comarca de Ouricuri, em Pernambuco, Carlos Eduardo Mathias, de 51 anos, foi baleado no peito dentro de sua residência na noite desta última quinta-feira, 27. Minutos após o disparo, ainda ferido e com a camisa ensanguentada, ele gravou um vídeo pedindo socorro e apontando a esposa, Maria Natália da Silva Tavares, como autora do tiro. A mulher acabou presa e autuada em flagrante por tentativa de homicídio.

Vítima Carlos Eduardo Mathias

De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu durante uma discussão entre o casal. Ao chegarem ao imóvel, os policiais encontraram duas pistolas, diversas munições de diferentes calibres, carregadores, celulares e um certificado de registro de armas. Todo o material foi apreendido para investigação.

Carlos Eduardo Mathias foi levado imediatamente ao Hospital Regional de Ouricuri, onde recebeu atendimento e permanece em observação, sem risco de morte. Maria Natália Tavares, que inicialmente foi detida em flagrante, teve a prisão convertida em preventiva após audiência.

A Polícia Civil segue investigando o caso.

Nota do Tribunal de Justiça de Pernambuco sobre o ocorrido

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através de sua Comissão de Segurança e Integridade da Magistratura, informa que foi comunicado sobre a tentativa de homicídio contra o juiz Carlos Eduardo Mathias, da comarca de Ouricuri, na manhã dessa quinta-feira (27).

Imediatamente, o Tribunal se colocou à disposição das autoridades policiais que investigarão o caso. Além disso, o TJPE comunica que, se necessário, está pronto para qualquer ação no sentido de esclarecer o caso rapidamente.

No momento, o magistrado se encontra no Hospital Regional de Ouricuri, onde foi submetido a uma cirurgia no tórax. Ele está estável e consciente. Todos que fazem o Judiciário pernambucano torcem pelo seu pronto restabelecimento.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Bruna Pessoa e Carlos Júnior participam do lançamento do Transporte Escolar de Verdade

 


Bruna Pessoa acompanhou na manhã desta quinta-feira (27), o secretário de Educação de Tuntum, Carlos Júnior no lançamento do Transporte Escolar de Verdade, do Programa Educação de Verdade.

O lançamento foi realizado, no Palácio Henrique de La Rocque e contou com a presença do governador Carlos Brandão, da secretaria de Estado da Educação Jandira Dias, do secretário de Assuntos Municipais Orleans Brandão e da presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale.

A proposta do Transporte
Escolar de Verdade é complementar aos recursos que os municípios já recebem por meio do Programa Nacional de Apoio ao
Transporte Escolar (PNATE), do Governo Federal, fortalecendo o transporte escolar municipal e garantindo melhores condições de acesso e permanência dos estudantes nas escolas.

Tratorista morre após trator agrícola capotar no interior de Tuntum

 


Um acidente de trabalho no interior de Tuntum resultou na morte de um tratorista na tarde desta quinta-feira (27). A vítima, identificada como Romário, veio a óbito no local após o trator agrícola que conduzia capotar no povoado São Lourenço.


Os fatos

Segundo relatos de moradores e pessoas que estiveram próximas ao ocorrido, o acidente aconteceu enquanto Romário realizava um serviço de roço em uma propriedade rural do povoado.

A dinâmica do capotamento, conforme as informações preliminares, indica que o trator perdeu a estabilidade ao passar por cima de um grande cupinzeiro. O desnível repentino teria provocado o tombamento do veículo.


Ausência de item de segurança

Romário ficou parcialmente preso sob o veículo agrícola e teve morte imediata. Testemunhas e pessoas do local destacaram que o trator em questão não possuía a estrutura de proteção superior (teto). A ausência desse equipamento de segurança, conhecido como Estrutura de Proteção Contra Capotamento (EPCC), é apontada como um fator que pode ter contribuído para a gravidade fatal do acidente.