sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Saúde: funcionários poderão ser ‘cortados’ ainda este mês

Se a Secretária de Estado da Saúde continuar a imprimir a nova política de corte de recursos dos municípios pólo em atendimento em saúde Tuntum sofrerá um duro golpe, é o que garante o secretário de Saúde do Município, Ednaldo Pontes. Numa conversa rápida o secretário demonstrou muita preocupação com a situação política que o governo Roseana Sarney, por meio do novo conselho em saúde, está impondo ao povo tuntunense. ‘No mês passado 120 mil reais deixaram de entrar. Este mês se eles cumprirem com o que divulgaram mais de 400 mil serão cortados de uma única vez, ’ disse desanimado.
Perguntei a ele sobre as ações na justiça e se elas não poderiam reverter à situação, pelo menos em médio prazo. Ele falou que uma delas tramita na 2ª vara cívil da capital e que o juiz Neemias Nunes de Carvalho já havia dado uma liminar favorável, porém a mesma havia sido cassada sem levar em consideração os argumentos do magistrado que apontou diversas irregularidades no processo de eleição da nova diretoria do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão). ‘A situação é mais política, sentimos que há uma pressão muito grande’, disse.
Além dessa ação que aguarda o julgamento do mérito, outra foi impetrada em Brásília, na Justiça Federal com o apoio do Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) que ficou estarrecido com a destituição a ‘força’ do antigo conselho, ferindo gravemente seu estatuto. No diálogo perguntei a ele o que poderá ser feito daqui pra frente sem os devidos recursos. ‘Quase que uma demissão em massa, não existe outro caminho, ‘ afirmou. Com a notícia, comerciantes, empresários e agências de crédito passaram a ter uma preocupação a mais com fim da circulação desses recursos que desenvolvia parte da economia do município. Um dos gerentes de uma das agências bancárias da cidade já manifestou preocupação temendo o crescimento da inadimplência, já que muitos funcionários da secretária são correntistas e usuários de alguns serviços de crédito.
Mesmo diante do autoritarismo do atual governo os tuntuenses não pretendem cruzar os braços e vê o tempo passar, dia 7 próximo todo município, numa caminhada pacífica irá protestar contra os desmandos e as arbitrariedades que estão sendo cometidas contra Tuntum e os municípios que fazem parte do pólo.





21 comentários:

  1. Deusimar, a culpa é da Ana Izabel pelo fato dela ter jogado o a Rosengana contra o Dr. Tema. Ela poderia resolver isso só com um telefonema para a Rosengana. Mas os interesses particulares estão acima do povo, para ela. Valeu! FORA ANA IZABEL DE TUNTUM! Carlos - Piçarra.

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO COM O CARLOS: A ANA IZABEL É UMA GRANDE TRAÍRA DO POVO DE TUNTUM! ELA SÓ NÃO MORREU DE FOME PORQUE O TEMA CASOU COM ELA. FORA ANA IZABEL DE TUNTUM! MIRELLA - CENTRO.

    ResponderExcluir
  3. Senhores,


    O prestígio da Sra. Ana Izabel com Roseana é igual ao MEU prestígio com Barack Obama (Presidente dos EUA), Gordon Brown (Primeiro-Ministro da Inglaterra) e com Ângela Merkel (Primeira-Ministra da Alemanha), ou seja, NENHUM.


    Portanto, parem com essas bobagens...Izabel é isso, Izabel é aquilo. Nessa questão, Ana Izabel não fedeu, nem cheirou.


    Na verdade, encolher a receita da Saúde dos municípios comandados por Tema, Humberto Coutinho, Luiz Amovelar, Deoclides Macedo e outros, é uma estratégia político-eleitoral do grupo Sarney com vistas às eleições de 2010. Essas figuras estão sendo tratadas a ferro e fogo, e o nó vai arrochar ainda mais. Os órgãos de fiscalização partirão com todo gás pra cima deles. Podem anotar.


    E pra completar a dose, no caso do Tema, Tuntum não será mais Sede Regional de Saúde. Presidente Dutra assumirá esse posto.


    (Acordo Rigo Teles, Irene Sereno, Roseana)

    ResponderExcluir
  4. a ana izabel tem como fazer voltar os recursos, pois não é ela a amiga da rosengana e do ricardão? vamos ver se ela gosta do povo de tuntum, mas quem tem um patrimônio de mais de 10 milhões de reais vai se preocupar com o povo pobre de tuntum? só o apto dela de são luís vale 2,5 milhões. SAUDADES QDO AS PESSOAS ERAM HONESTAS E AMIGAS! walter futebol.

    ResponderExcluir
  5. A Saúde da populção de Tuntum,apesar dos milhões transferidos pra a Sacretaria de Saúde do municípío é porcaria pura.É lamentável que os malandros do municipio só falam no Contra-Cheque que vão perder.Tem alguém de Santa Filomena ou dos outros municipios que faziam parte do FINADO POLO reclamando?Não.Não tem,eles não recebiam,eles eram sim os verdadeiros prejudicados.Os parasitas estão em TUNTUM

    ResponderExcluir
  6. "QUEDA DE FPM E FUNDEB PODE LEVAR
    A MILHARES DE DEMISSÕES NO MARANHÃO

    O presidente da Federação dos Municípios do 
    Estado do Maranhão­ Famem, Raimundo Lisboa, 
    afirmou, nesta quinta­feira  (3), que uma acentuada 
    queda do FPM e do Fundeb, por parte do Governo 
    Federal, poderá  levar prefeitos e demitirem milhares 
    de  funcionários em  todo o Maranhão. Para ele, 
    isso seria uma verdadeira catástrofe social. 
    Lisboa explicou que tudo decorreu em função 
    do Governo Federal não haver cumprido a promessa 
    de contemplar os municípios este ano com  recurso do FPM superiores aos que  foram  liberados no ano passado, de acordo com as estimativas do Tesouro 
    Nacional."

    ctrl + C do JP

    ResponderExcluir
  7. CONTRATO 
    PREFEITURA MUNICIPAL DE TUNTUM 
    EXTRATO DE CONTRATO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº.  038/2009 – CONTRATO Nº. 038/2009­PP ­ CPL/PMT: 

    CONTRATANTE: 
    Prefeitura Municipal  de Tuntum,  CNPJ:  06.138.911/0001­66, 
    CONTRATADA: S. Nunes Martins & Cia Ltda ­ CNPJ Nº. 10.935.249/ 
    0001­42.   OBJETO: Manutenção  e  reparos  em  veículos  do transporte  escolar  da  Rede Municipal  de  Ensino.  VALOR  DO 
    CONTRATO: R$ 72.876,43 (Setenta e dois mil oitocentos e setenta e seis  reais e quarenta e  três centavos). PRAZO DE EXECUÇÃO: 
    30 (trinta) dias. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 61 § único da Lei 
    Federal nº. 8.666/93. RECURSOS: 05–Secretaria de Educação; 12 
    ­  Educação;  12.361  –  Ensino  Fundamental;  12.361.0009  – 
    Expansão e melhoria do ensino; 12.361.009.2048.0000  ­ Manut.. e 
    Func.  do PNATE;  3.0.00.00  – Despesas  correntes;  3.3.00.00  – 
    Outras  despesas  correntes;  3.3.90.00  – Aplicações  Diretas; 
    3.3.90.39  – Outros  Serviços  de Terceiros  –  Pessoas  Jurídicas; 
    Signatários:  pela  contratada:  Sidinei  Nunes Martins  ­ CPF Nº. 
    254.191.533­00. Pela Contratante: FRANCISCO DAS CHAGAS 
    MILHOMEM DA CUNHA ­ Prefeito Municipal. Tuntum­MA, 25/06/2009. 

    ResponderExcluir
  8. gente a dona ana izabel não tem nada haver com isso....isso é perseguição politica contra o tema.

    TODO MUNDO TA COLOCANDO CULPA NA DONA ANA IZABEL E PQ QUE O TEMA, NÃO PASSA PO LADO DA ROSEANA, JÁ QUE ELE É PREOCULPADO COM O POVO DE TUNTUM???

    RAPAZ O TEMA É MALA, ELE TA COLHENDO OQ PLANTOU E NADA MAIS DO QUE ISSO.A DONA ANA IZABEL PODE É AJOELHAR PRA ROSEANA E ELA NAUM VAI MUDAR ISSO...

    ISSO NUM É CONTRA TUNTUM, NEM CHICO CUNHA NEM NINGUEM, É SIMPLESMENTE CONTRA O TEMÃO...

    E VAI FICAR PIOR PARA O POVO DE TUNTUM SE O CHICO NÃO TOMAR UMA ATITUDE....

    QUERO VER AGORA O TEMA ADMINISTRAR CONTRA O GOVERNO DO ESTADO.

    DO MESMO JEITO QUE A ROSEANA TA TIRANDO RECUSOS DE TUNTUM O TEMA E O JACKSON LAGO TBM TIROU DE MUITOS OUTROS MUNICIPIOS QUE NÃO ERAM DO LADO DELE...ELA TEM QUE DAR É PRA QUEM AJUDOU ELA E NÃO QUEM TRAIU O GRUPO...

    ResponderExcluir
  9. Quem pensa que uma caminhada vai resolver está enganado!!!!

    Temos que nos conformar, pois se todos pensavam que o polo ficaria aqui pra SEMPRE estavam enganadíssimoss....!!!

    Isso é contra o Tema, pra ele saber que ele não isso tudo que pintam por aí ....!! :p

    ResponderExcluir
  10. É ISSO MESMO...TUDO ISSO QUE TÁ ACONTECENDO É CONTRA O DR TEMA, POR CAUSA DA SUA TRAIÇÃO CONTRA O GRUPO SARNEY...
    E TUDO VAI FICAR PIOR, PQ A ROSEANA VAI GANHAR A PROXIMA ELEIÇÃO. E SE O CHICO CUNHA NÃO PASSAR PRO LADO DELA O POVO DE TUNTUM É QUE VAI SOFRER.

    ResponderExcluir
  11. TUDO NA VIDA TEM UM COMEÇO MEIO E FIM.
    ESSA FORÇA DO DR TEMA TA EM DECADENCIA. ELE NÃO IA FICAR NO PODER PRA SEMPRE...AS PROXIMAS POLITICAS PRA PREFEITO VAI ESTÁ DE CARA NOVA, O GRUPO LABIGÓ VAI PASSAR POR UM BOM TEMPO OQ O GRUPO COBRA TA PASSANDO.

    ResponderExcluir
  12. GENTE< EU SEI QUEM POSTA ESSAS BAIXARIA CONTRA dr TEMA SAO OS FISCAIS QUE MORAM EM SAO LUIS VCS SABEM< JOATON, JA JOAO ALMY GEI GEOVANY PORQUE Ñ COMEM DO BOLO ,MAS SR JOATON ESQUECE QUE ABNADABE QUE ELE TANTO CRITICAVA POR SER UM RAPINEIRO FOI QUEM ARRUMOU EMPREGO PRA FILHA DELE FORAM SE HUMILHAR POR FALTA DE COMPR COMPETENCIA DA MESMA ,ISSO É UM ABSURDO FIQUEM CALADOS QUEM TEM RABO DE PALHA Ñ PASSA PERTO DO FOGO ,GENTE VCS SABEM DA MELHOR HOUVE EM SAO LUIS O MAIOR EVENTO SOCIAL A FAMILIA < LÉDA UMA FAMILIA DE MUITO RESPEITIO E GENTE INTELIGENTE ,> RSRSSSSSSSSSSSSSSSS AH TAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  13. cuidado sr prefeito em sao luis ta havendo reuniao na casa do sr joaton pra te denunciar pois os informantes de tuntum disseram que tu esta pagando gente ou melhor professores da escola particular pra ensinarem

    ResponderExcluir
  14. o grupo cobra está sorrindo a toa: pessoas formadas em cursos superiores pela a UNB - kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! falar do grupo labigó é falar de si mesmo ao olhar no espelho, pois é farinha do mesmo saco! ambos roubam e qso não roubam, outros roubam e assim sucessivamente! fora oligarquia cunha, clã pires e traidora ana izabel de tuntum! melissa - tuntum.

    ResponderExcluir
  15. DONA ISABEL NAO TEM CULPA DE NADA, NAO FOI ELA QUEM MANDOU O DR TEMA TRAIR A OS SARNEY NAO, A GRANDE CULPA DA BAGUNÇA É TODA DO DR TEMA , QUE QUER DAR UMA DE RAPAIZAO IRRESPONSAVEL , TA DEIXANDO O DR CHICO NUMA ROUBADA , MAS AINDA DAR
    TEMPO DE PULAR FORA DR CHICO,
    SANDRO

    ResponderExcluir
  16. O DR TEMA VAI ARREBENTAR NAS ELEIÇÕES PARA DEPUTADO EM 2010. E A ROSENGANA, O RICARDÃO, O CLÃ PIRES E A ANA IZABEL ESTÃO MORRENDO DE MEDO DO NOSSO GRANDE DR. TEMA QUE QDO GANHAR TRARÁ MTOS MAIS RECURSOS DE VOLTA PARA NOSSA CIDADE! O NOSSO FUTURO DEPUTADO É COMO O JASON SEXTA-FEIRA 13: QDO MAIS BATEM, MAIS O CRITICA, MAIS ELE TORNA-SE FORTE E VENCERÁ O GRUPO DOS TRAIDORES DE TUNTUM. ASSIM, POVO DE TUNTUM, VOTEM EM 2010 PARA DR. TEMA, POIS O QUE VCS PISAM HJ, O QUE VCS TEM HJ EM TUNTUM, LEMBREM-SE DO AMIGO DR. TEMA! O NOSSO GRANDE DESENVOLVEDOR DA REGIÃO! E FORA ANA IZABEL DE TUNTUM!!!!! MACEDO - TUNTUM DE CIMA.

    ResponderExcluir
  17. DR TEMA TA ARREBENTADO, COMO É QUE ELE VAI ARREBENTAR !!!!!!!!!!!!!!!
    NIL

    ResponderExcluir
  18. A IZABEL SE TEM CULPA OU NÃO EU NÃO SEI, MAS QUE ELA TEM CONDIÇÃO DE TRAZER OS RECURSOS DE VOLTA, TEEEEEEEEEEEEEEEEEEM! MAS NÃO FAZ ISSO PELO FATO DE NÃO TER CAPACIDADE DE SER SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO - APESAR QUE O ATUAL TB NÃO TEM! ASSIM, O POVO DE TUNTUM NÃO PRECISA DA PRESENÇA DA ANA IZABEL: FORA DE NOSSA CIDADE E LEVE CONSIGO OS COBRAS E ALGUNS LABIGÓS QUE SÓ SERVEM PARA ATRAPALHAR O DR. TEMA E CHICO CUNHA!
    MARINA - CENTRO.

    ResponderExcluir
  19. DR. TEMA: O JASON SEXTA-FEIRA 13 DE TUNTUM! ELE VOLTARÁ E VAI CALAR MTA BOCA SUJA DE MTA GENTE QUE NÃO TEM O QUE FAZER! A ROSENGANA ESTÁ TREMENDO E O RICARDÃO TEM MEDO DE FICAR DESEMPREGADO! AGUARDEM O NOSSO FUTURO DEPUTADO E FUTURO GOVERNADOR DO MARANHÃO: DR. TEMA NO CORAÇÃO DO POVÃO!
    beatriz - milréis.

    ResponderExcluir
  20. DR. TEMA COMO O JASON SEXTA-FEIRA 13, GOSTEI, POIS QDO O NOSSO GRANDE DR. TEMA SE PRONUNCIAR, VAI SER PARA ARRASAR, POIS TEM MTA FORÇA E ALGUNS COBRINHAS APAIXONADOS PENSAM QUE ELE "ESTÁ MORTO". CUIDADO, POVINHO: ELE VAI SER O DEPUTADO MAIS VOTADO DO MARANHÃO! ESPEREM E VERÃO: DR. TEMA NO CORAÇÃO DA POPULAÇÃO!

    melquíades - tuntum.

    ResponderExcluir
  21. GALERA, VOU FALAR UMA GRANDE VERDADE: O MAL DO TEMA É CONFIAR DEMAIS EM PESSOAS QUE NÃO MERECEM CONFIANÇA, POIS ROUBAM ÀS SUAS COSTAS E QUEM PAGA A CONTA? O TEMA, POIS ERA O PREFEITO! PESSOAS COMO O IDASPE, O RÓBSON, O KLÉBER, O JOANÍCIO (E SEUS FILHOS) E TANTOS OUTROS E OUTRAS NÃO MERECEM MAIS NADA EM TUNTUM! HJ SÃO RICOS E ESCONDEM, MTAS VEZES, A RIQUEZA ADQUIRIDA POR MEIOS ILÍCITOS! O CHICO CUNHA ERA UM DE CONFIANÇA DO TEMA ( E AINDA É) E NÃO SACANEOU COM O DINHEIRO PÚBLICO. POR ISSO, MERECEU NOSSOS VOTOS. ESPERO UM DIA QUE OS BANDIDOS QUE CITEI OUTRORA POSSAM TER O CHICO CNHA COMO EXEMPLO! POIS TUNTUM MERECE O MELHOR DO PODER PÚBLICO. AGORA, POR FAVOR, NÃO VOTEM NO RIGO, POIS O QUE ELE FEZ ATÉ HJ PRA TUNTUM? E O TEMA, O QUE ELE FEZ? TUDO O QUE VCS TEEM DE MELHOR NA CIDADE E NO INTERIOR QUE A ROSENGANA ESTÁ TIRANDO JUNTO COM O RICARDÃO!
    UM ABRAÇO E PARABÉNS, DEUSIMAR PELAS NOTÍCIAS!

    andré chagas - são joaquim dos melos.

    ResponderExcluir