.

.
.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Josivan Bílio reúne população do Belém do Maranhão

do Bate Tuntum
                               Josivan Bílio discursa emociado no Belém do Maranhão - "A cidade do futuro

Com a presença de mais de 300 pessoas entre sem-terra, lideranças sindicais, donas de casa, lideranças políticas e o povo em geral aconteceu ontem dia 24/01/2012 na quadra coberta do Centro de Ensino Astolfo Seabra mais uma reunião para informes sobre a emancipação do Povoado Belém do Município de Tuntum - Maranhão. Na oportunidade o militante social Josivan Bílio abriu a reunião informando sobre os trâmites legais para a emancipação do povoado que se encontra na lsita aprovada pela Assembléia dos Deputados do Estado do Maranhão para o plebiscito de emancipação sem data marcada para a sua realização. Num discurso emocionado Josivan Bílio ainda fez uma retrospectiva histórica da luta dos trabalhadores sem-terra do povoado e do desejo da maioria do população para a emancipação que foi proposta pelo Deputado Zé Carlos da Caixa (PT) e aprovado pelo legislativo maranhense.


Na reunião ainda falou o Presidente Nacional da Associação em Defesa dos Novos Municípios o Militante Social Augusto César que destacou a importância da criação dos novos municípios como instrumento de desenvolvimento em todas as esferas destas populações cada vez mais abandonadas pelo poder público municipal que não tem tido a capacidade administrativa de atender a estes rincões tão distantes da sede como é o caso do Belém. Augusto César finalizou a sua fala numa visão profética que emocionou a todos dizendo que quando Cristo descesse a terra gostaria de pisar no Belém do Maranhão emancipado sendo ovacionado pela platéia presente.

Outra fala importante na reunião foi dita pelo ex-prefeito Pires Léda que destacou a importância da emancipação do Povoado Belém para a população e num disurso forte e contundente destacou as ações da sua adminsitração para que o povoado pudesse avançar mais socialmente e economicamente. Pire Léda afirmou que o grupo que apóia o ex-prefeito Cleomar Tema, hoje, não tem interesse de lutar pela emancipação do povoado para poder continuar barganhando interesses individuais contra a maioria da população. Ao finalizar, Pires Léda, ainda disse que hoje está ao lado do Prefeito Chico Cunha porque é o melhor para Tuntum em 2012, sendo bastante aplaudido.

Ainda usou da palavra o vice-prefeito de Mirador José Ronildes, o Rony, que enalteceu a iniciativa de Josivan Bílio e da população do Belém para esta luta de libertação sem esquecer das futuras dificuldades em torno do pleito. Em nome do Prefeito Chico Cunha, que apóia o movimento emancipacionista, o Secretário de Educação de Tuntum Prof. Antonio dos Reis elencou as ações educacionais para o povoado nestes 03 anos de administração e trouxe uma mensagem de ânimo para o povo do Belém. O Presidente Estadual do PT - Maranhão, o suplente de Deputado Federal Monteiro frisou, também, na sua fala sobre o empenho da bancada do PT no legislativo maranhense para a aprovação dos projetos que apontam para a luta emancionista e diante de todos se comprometeu em se envolver mais nesta reivindicação justa do povo do Belém. As falas tiveram continuidade através do representante da Assembléia de Deus do Belém e do sindicalista Gilson filho do Belém e que hoje atua em São Paulo. Encerrando a reunião a cantora evangélica Mara Souza que se reside no povoado entoou um cântico que emocionou a todos com a sua voz inspirada.



Na comitiva de Tuntum estavam presentes ao evento o Secretário de Administração Bertolínio Pires, os Professores Emerson Araújo, José Ronildo, José Aldenizo e Júnior, além de Lavínio e James













6 comentários:

  1. o único objetivo da futura emancipação é o enriquecimento ilícito e desvio de verbas públicas por parte dos vereadores e futuro prefeito. NÃO HÁ NECESSIDADE, MAS É A CORRUPÇÃO QUE MANDA EM TUNTUM, EM BELÉM E NO MA!

    húbio - pk

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO COMPANHEIRO, PELO APOIO DADO AO NOSSO QUERIDO BELÉM DO MARANHÃO " A CIDADE DO FUTURO"

    ResponderExcluir
  3. O maior interesse desse que diz ser o "líder dos sem terras" não é ajudar a emancipação desse municipio e evoluí-lo, mas sim, ganhar patrimônios dados pela "Mãe Prefeitura".
    E população coitada, cai na labia deste, pois é muito inocente. acordem, Os bílios tão ai..

    ResponderExcluir
  4. O Pires elencou boas ações que ele fez para o bem do povoado, inclusive lutando para a releição daquele que ele disse que é contra a emancipação do povoado.
    O Pires está virando o Paulo Maluf de Tuntum.

    Ass: Eduardo

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma forma disfarçada de fazer campanha eleitoral antecipada (ilicitude eleitoral). Mas não tem jeito, é TEMA na cabeça, de qualquer modo...não tem choro baixo...é taca!!!!

    ResponderExcluir
  6. o lavim e o brama tava lá! a agora eu botei fé. (agora bem aí,agora bem aí, agora bem aí)

    ResponderExcluir