A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3), a Operação Tolerância Zero, ofensiva integrada com a Polícia Militar e a Força Estadual de Segurança Pública para intensificar o combate aos crimes praticados contra mulheres no âmbito da violência doméstica e familiar. A ação mira 46 alvos e acontece simultaneamente em São Luís, em cidades do interior e em outros cinco estados da Federação.

Desde as primeiras horas do dia, equipes policiais cumprem mandados de prisão contra investigados e condenados por agressões, ameaças, tentativas de feminicídio e feminicídios consumados. Até o momento, foram registradas prisões em São Luís, São José de Ribamar, Imperatriz, Açailândia e Cidelândia, além de capturas nos estados de Goiás e Rondônia. A operação também atinge alvos monitorados em Mato Grosso e Pará.
No Maranhão, estão sendo executados 21 mandados na Grande Ilha e 18 em municípios do interior. Outros sete mandados destinam-se a foragidos que deixaram o estado e estão sendo localizados com apoio das forças policiais dos demais estados participantes. A ofensiva integra a Operação Captura, que concentra esforços nacionais para localizar e prender autores de crimes graves.

Em paralelo às prisões, a Polícia Civil instalou um mutirão para acelerar a tramitação de inquéritos relacionados à violência contra a mulher. Ao todo, 230 procedimentos estão em andamento em São Luís e Imperatriz, conduzidos pela Delegacia Especial da Mulher e pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. O objetivo é agilizar investigações, fortalecer pedidos de prisão e garantir maior eficiência no enfrentamento aos crimes que vitimam mulheres em todo o estado. OInformante
Nenhum comentário:
Postar um comentário