.

.
.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

TSE absolve Fernando Braide e Wellington do Curso

 


O Tribunal Superior Eleitoral reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e absolveu o deputado estadual Fernando Braide e o deputado estadual Wellington do Curso no processo que apurava suposta fraude à cota de gênero nas eleições de 2022. A decisão saiu ainda pouco nesta quinta-feira, 25 de junho.

Os dois parlamentares haviam sido cassados pelo TRE-MA, que entendeu haver irregularidades relacionadas ao cumprimento da legislação que exige o percentual mínimo de candidaturas femininas nas chapas proporcionais.

Ao analisar os recursos, porém, o TSE reformou o entendimento da Corte maranhense e afastou a condenação, reconhecendo que não ficaram configurados os requisitos necessários para caracterizar fraude à cota de gênero. Com isso, Fernando Braide e Wellington do Curso permanecem com seus mandatos assegurados.

A decisão do TSE encerra um dos principais processos eleitorais envolvendo a composição da Assembleia Legislativa do Maranhão após as eleições de 2022 e mantém inalterado o resultado das urnas em relação aos dois parlamentares. DiegoEmir

Suspeito de participação na morte de três crediaristas se entrega á polícia




 
Vítimas

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Santa Inês, prendeu, nesta quarta-feira (24), um homem de 25 anos investigado por participação no roubo, sequestro e triplo homicídio que vitimou três crediaristas identificados como Francisco Edmar Gino da Silva, Roberto Moreira de Aquino e Bruno Pinheiro Alves. A caminhonete usada no sequestro, que pertencia a uma das vítimas, foi deixada no local.

A prisão ocorreu após o avanço das investigações, que permitiram a identificação do suspeito como um dos integrantes do núcleo executor do crime.

Após a expedição do mandado de prisão temporária, a Polícia Civil realizou diligências para localizá-lo. O investigado compareceu voluntariamente à sede da Delegacia de Homicídios de Santa Inês, acompanhado de advogado, ocasião em que foi dado cumprimento à ordem judicial. Após a formalização da prisão, também foram realizadas diligências decorrentes de mandados de busca e apreensão.

O crime ocorreu no dia 10 de abril deste ano, em Santa Inês . Na ocasião, criminosos armados invadiram a residência de uma das vítimas, na cidade de Lago da Pedra, renderam os três homens, subtraíram bens e valores e ainda obrigaram a realização de uma transferência bancária via PIX no valor aproximado de R$ 24 mil.

Em seguida, as vítimas foram retiradas do imóvel em uma caminhonete pertencente a uma delas e levadas até Santa Inês, onde foram executadas em uma estrada vicinal.

As investigações apontam que a ação criminosa foi previamente planejada e executada com clara divisão de tarefas. Segundo a apuração policial, os criminosos utilizaram um veículo vermelho para chegar à residência das vítimas, enquanto a caminhonete foi usada posteriormente para transportar os três homens até o local da execução.

Após os homicídios, os autores fugiram, abandonando a caminhonete devido ao bloqueio realizado pelo sistema de rastreamento do veículo, e se dispersaram.

No curso das investigações, a polícia já havia prendido, em maio, em São Luís, um homem de 23 anos apontado como responsável pela logística da ação criminosa, especialmente por ter conduzido o veículo utilizado na aproximação dos executores. Em depoimento, ele confessou participação no crime e indicou outros envolvidos.

A partir desse interrogatório e de novas diligências de campo, a investigação avançou na identificação dos demais integrantes do núcleo executor. Entre eles, um homem de 23 anos, que morreu no dia 27 de maio , em Santa Luzia, após confronto com a Polícia Militar durante uma ocorrência relacionada a assalto.

Outro suspeito, de 21 anos, apontado como líder operacional do grupo, segue foragido. Segundo a investigação, ele exercia papel de comando durante a ação criminosa e seria o responsável por manter contato com o mandante ou articulador externo do crime, cuja identificação ainda está sendo apurada.Em sede policial, o homem de 25 anos preso nesta quarta-feira confessou participação no crime.

Para a DHPP de Santa Inês , o depoimento representa mais um avanço na consolidação da autoria material, reforçando a identificação dos integrantes do núcleo executor e a necessidade de continuidade das diligências para localizar o suspeito foragido, além de identificar possíveis envolvidos na articulação, apoio logístico, financiamento ou mandância do crime.

A unidade especializada destacou que, embora o núcleo executor já esteja identificado, as investigações continuam para localizar e prender o suspeito de 21 anos, bem como responsabilizar outras pessoas que eventualmente tenham participado da ação criminosa.

A Delegacia de Homicídios de Santa Inês informou ainda que novas informações poderão ser divulgadas oportunamente, respeitando o sigilo necessário à preservação das diligências em andamento. Informações do Maranhense.


Josimar Maranhãozinho volta a ser alvo da Polícia Federal

 


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/6), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA), em Brasília e no Maranhão. O parlamentar é apontado pelos investigadores como líder de um esquema de corrupção envolvendo a liberação de emendas parlamentares mediante pagamento de propina por prefeitos.

Segundo a investigação, o grupo exigia dos gestores municipais o pagamento de uma taxa equivalente a 25% do valor total de cada emenda destinada ao município. De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, prefeitos que se recusavam a pagar a vantagem indevida eram pressionados para aderir ao esquema.

A nova ofensiva ocorre poucas semanas após Josimar Maranhãozinho ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Na ação penal, a Corte concluiu que o deputado integrava um grupo que negociava a liberação de recursos públicos em troca de propina.

Conforme a condenação, o parlamentar teria solicitado e recebido mais de R$ 1 milhão em vantagens indevidas relacionadas ao esquema de desvio de emendas parlamentares. As investigações apontaram que a cobrança da propina incidia sobre o valor integral dos recursos destinados às prefeituras.

Apesar da condenação, Josimar Maranhãozinho permanece no exercício do mandato. A decisão ainda admite recursos e, mesmo após eventual trânsito em julgado, a perda do mandato depende de deliberação da Câmara dos Deputados, conforme prevê a Constituição.

A operação desta quinta-feira busca aprofundar as investigações sobre a atuação do grupo criminoso, identificar novos elementos de prova e verificar a possível participação de outros envolvidos no esquema.

A defesa do deputado não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem. O espaço permanece aberto para posicionamento. DoMetrópoles 

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Ex-deputada passa mal e morre após refeição. Infecção por Salmonella é investigada



A ex-deputada estadual Grazielle Machado morreu na madrugada desta quarta-feira (24/6), aos 45 anos, em Campo Grande (MS). Ela estava internada havia dois dias no Hospital da Cassems e não resistiu a um quadro de infecção generalizada.
A notícia da morte provocou forte comoção no meio político de Mato Grosso do Sul, onde construiu trajetória marcada pela atuação no Legislativo municipal e estadual. Segundo informações iniciais, há suspeita de que o quadro tenha sido provocado por infecção por Salmonella.
Na segunda-feira (22), a ex-parlamentar teria consumido uma refeição composta por macarrão, alho e óleo. Pouco tempo depois, passou mal e foi levada ao hospital, onde permaneceu internada até o óbito. As circunstâncias do caso ainda não foram detalhadas oficialmente pelas autoridades de saúde.

Vida pública

Filha de Londres Machado, um dos nomes mais tradicionais da política sul-mato-grossense e atualmente em seu 13º mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), Grazielle seguiu os passos da família na vida pública.

Ao longo da carreira, foi eleita vereadora de Campo Grande por três mandatos e também exerceu o cargo de deputada estadual, consolidando presença ativa no cenário político local. Mesmo após deixar o Parlamento, manteve participação na vida pública. Em 2025, foi nomeada para um cargo no Governo de Mato Grosso do Sul, onde seguiu atuando na administração estadual.

Nas eleições municipais mais recentes, disputou uma vaga na Câmara de Campo Grande pelo PSDB. Não foi eleita, mas recebeu 1.887 votos e ficou como suplente. Do Metrópoles


Povoados Alto do Coco e Aldeia recebem pavimentação asfáltica e avançam em infraestrutura

 


Duas comunidades da zona rural de Tuntum foram contempladas com obras de pavimentação asfáltica, levando mais qualidade de vida, mobilidade e desenvolvimento para os moradores. Os povoados Alto do Coco e Aldeia receberam novos serviços de infraestrutura, reforçando o compromisso da gestão do prefeito Fernando Pessoa com a melhoria das condições de vida da população tuntuense.

O povoado Alto do Coco foi beneficiado com um quilômetro de pavimentação, transformando a realidade da comunidade e deixando os moradores satisfeitos com a chegada do asfalto. Já o povoado Aldeia recebeu um quilômetro e meio, substituindo ruas antes castigadas por buracos por uma nova pavimentação, trazendo mais conforto e segurança para quem vive na localidade.

As ações fazem parte do programa de implantação asfáltica nos povoados do município. Além dessas comunidades, o povoado São Joaquim dos Melos, localizado na região do alto sertão, também já foi incluído no cronograma de pavimentação, ampliando os investimentos em infraestrutura no interior de Tuntum. 

Com o apoio e parceria do Governo do Estado, importantes obras estão saindo do papel e se tornando realidade, promovendo transformação e desenvolvimento para diversas comunidades.

A pavimentação dos povoados representa mais um avanço na infraestrutura do município, fortalecendo a mobilidade, valorizando as comunidades e contribuindo para uma melhor qualidade de vida para o povo tuntuense.

MARANHÃO: Mulher acusada de matar companheiro com golpes de machado é absolvida por Conselho de Sentença


Vítima

A juíza Laís Suellem Araújo presidiu duas sessões de julgamento na 2ª Vara da Comarca de Buriticupu, nos dias 17 e 18 de junho. As sessões do Tribunal do Júri ocorreram no salão do Júri do fórum e resultaram em duas absolvições e uma condenação. No primeiro julgamento, os réus foram Elita Pereira de Oliveira Cavalcante, acusada de ter matado Elton John das Chagas dos Santos, seu companheiro, e Edvaldo Cruz, julgado sob acusação de crime de ocultação de cadáver. 

O Conselho de Sentença decidiu pela absolvição de Elita Pereira quanto aos crimes de fraude processual e homicídio qualificado. Quanto ao crime de ocultação de cadáver, ela foi condenada, mas já teria cumprido a pena imposta. Já o réu Edvaldo Cruz foi absolvido.

De acordo com o inquérito policial, o crime ocorreu em janeiro de 2025, no povoado Vicinal, localidade da zona rural de Buriticupu. A vítima estava desaparecida, sendo o corpo encontrado depois, dentro de uma fossa desativada. Elton John foi morto a golpes de machado na cabeça. O irmão da vítima foi até a Delegacia de Polícia para registrar a ocorrência. Em diligência até o local, a polícia localizou o cadáver de Elton ocultado em uma fossa desativada localizada no quintal da casa, sendo então acionada a perícia e o IML.

Conforme apuração da polícia, no momento do crime os denunciados  estavam em casa quando a vítima chegou no local alterada e proferindo ameaças. Em depoimento, Elita confessou ter matado Elton, pois ele teria ameaçado matar ela e sua filha.

Outro caso

O segundo julgamento, ocorrido no dia 18, apresentou como réu Cleudivan da Silva. Ele estava sendo acusado de ter matado Francisco das Chagas Cardoso. De acordo com a denúncia, em 13 de janeiro de 2024, no Bar do Raí, Cleudivan teria matado Francisco a facadas. A polícia investigou que Cleudivan e sua companheira estavam ingerindo bebidas alcoólicas no bar e, em certo momento, ele teria agredido a mulher. Ao presenciar a cena, Francisco das Chagas tentou intervir e foi atingido por golpes de faca.

Logo após o crime, Cleudivan fugiu do local, tendo sido capturado em seguida, escondido na casa de sua irmã. No momento do interrogatório, ele teria confessado o crime, afirmando que golpeou Francisco das Chagas por, supostamente, a vítima estar importunando sua companheira. Ao final da sessão, o Conselho de Sentença decidiu que Cleudivan era culpado. Ele recebeu a pena definitiva de 12 anos de prisão, a ser cumprida, inicialmente, em regime fechado. O Maranhense 

terça-feira, 23 de junho de 2026

Suspeitos de envolvimento na morte do ex-vereador Farys Miguel são presos em Codó

 


Três pessoas suspeitas de participação no assassinato do ex-vereador Farys Miguel, de Dom Pedro-Ma, foram presas na cidade de Codó. Entre os detidos estaria o homem apontado como o responsável pelos disparos que tiraram a vida do parlamentar.

Segundo informações preliminares, repassadas pelo jornalista De Sá,  ainda não há informações concretas sobre onde o crime teria sido planejado, mas que os envolvidos diretamente na morte teriam articulado a execução do ex-vereador na cidade de Capinzal do Norte. O crime ocorreu no dia 27 de abril deste ano, em Dom Pedro.

As prisões representam um avanço nas investigações do caso, que está sendo apurado pelas autoridades competentes. A polícia segue trabalhando para esclarecer a motivação do crime e identificar todos os envolvidos na ação criminosa.

Os suspeitos permanecem à disposição da Justiça enquanto o inquérito policial continua em andamento.

Lula venceria Flávio Bolsonaro no primeiro e segundo turnos com facilidade, diz nova pesquisa

 


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa presidencial no primeiro e no segundo turnos, segundo levantamento da Indexa Pesquisas divulgada com exclusividade pelo Broadcast Político nesta terça-feira, 23.

Na simulação de segundo turno contra Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Lula tem 47%, contra 40% do senador - uma margem de sete pontos porcentuais, que representa uma vantagem fora da margem de erro do estudo, que é de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, divulgada em 27 de maio, Lula pontuava 46% e Flávio Bolsonaro 41% no segundo turno.

O petista também lidera as simulações de segundo turno contra outros candidatos da direita. Contra Renan Santos (Missão), Lula tem 48%, contra 28% de seu adversário. Contra Romeu Zema (Novo), o presidente tem 47% contra 36% do ex-governador de Minas Gerais. Contra Ronaldo Caiado (PSD), o petista tem 47% contra 39% do ex-governador de Goiás.

No primeiro turno, Lula está em uma curva ascendente. Em maio, quando foi realizada a primeira rodada da pesquisa Indexa, o presidente tinha 39% das intenções de voto. Agora, tem 42%, variação dentro da margem de erro do estudo, de 2,2 pp, mas que indica um crescimento do presidente e pré-candidato ao Palácio do Planalto.

Flávio Bolsonaro também oscilou para cima em relação ao mês passado, na simulação de primeiro turno. Em maio, tinha 30% das intenções de voto. Agora, tem 31%. Ronaldo Caiado aparece como terceiro colocado, com 5% das intenções de voto, mas empatado na margem de erro com Romeu Zema, que tem 3%, e Renan Santos, com os mesmos 3%.

Quase dois terços dos eleitores dizem que seu voto já está definido e que não devem mudar de ideia quanto a isso: 67%. Outros 25% afirmaram que ainda podem mudar de posição até outubro, enquanto 8% não souberam ou não quiseram responder.

Entre os eleitores de Lula e de Flávio, o porcentual dos eleitores decididos é maior que a média. Entre os de Lula, 81% disseram estar decididos, enquanto apenas 19% se mostraram dispostos a mudar. Entre os de Flávio, 74% afirmaram estar decididos; 26% podem mudar.

Rejeição

Segundo a Indexa, Lula e Flávio Bolsonaro têm os maiores porcentuais de rejeição dos eleitores: ambos são rejeitados por 49% dos eleitores, de acordo com o estudo. Tanto no caso de Lula quanto no de Flávio, a rejeição cresceu de maio para junho, mas com variação dentro da margem de erro.

A margem de erro estimada da pesquisa é de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada de 18 a 20 de junho, com 2.000 entrevistas por telefone. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08944/2026.

(Por Gabriel Hirabahasi)

MARANHÃO: Mulher que matou duas crianças com ovo de páscoa envenenado é condenada a 66 anos de prisão

 

O Tribunal do Júri de Imperatriz decidiu condenar Jordélia Pereira Barbosa a 66 anos, 8 meses e 7 dias de prisão pelos crimes relacionados ao envenenamento de um ovo de Páscoa que provocou a morte de duas crianças e deixou a mãe delas gravemente ferida. O julgamento foi realizado nesta segunda-feira (22).

Jordélia foi condenada a mais de 66 anos de prisão

A sentença responsabiliza a acusada pelas mortes de Luiz Fernando, de 7 anos, e Evelyn Fernanda Rocha Silva, de 13, além da tentativa de homicídio contra Mirian Lira, mãe das vítimas. Os jurados aceitaram as acusações apresentadas pelo Ministério Público e reconheceram as circunstâncias qualificadoras dos crimes.

O caso ocorreu em abril de 2025, quando um chocolate entregue à residência da família foi consumido por Mirian e seus dois filhos. Pouco tempo depois, os três apresentaram sintomas de intoxicação e precisaram de atendimento médico.

Luiz Fernando morreu nas horas seguintes à internação. Evelyn permaneceu hospitalizada por alguns dias, mas também não resistiu. Mirian foi submetida a tratamento intensivo e conseguiu sobreviver.

As investigações conduzidas pela Polícia Civil apontaram que a ação teria sido planejada previamente. Durante a apuração, os investigadores reuniram imagens de monitoramento, registros de compras, depoimentos e exames periciais que indicaram a presença de substância tóxica no alimento.

Segundo a polícia, a motivação do crime estaria ligada a conflitos pessoais envolvendo a vítima e o ex-companheiro da acusada. Ao longo do processo, Jordélia admitiu ter enviado o presente à família, mas negou ter adulterado o produto.

Presa desde abril do ano passado, a ré permaneceu à disposição da Justiça durante toda a tramitação do caso. Com a decisão do júri popular, ela continuará cumprindo pena pelo duplo homicídio e pela tentativa de assassinato de Mirian Lira.

O processo teve grande repercussão no Maranhão e em outros estados devido às circunstâncias do crime e ao envolvimento de duas crianças entre as vítimas. DoInformante.


segunda-feira, 22 de junho de 2026

Júri popular de acusada de envenenar ovo de Páscoa que matou duas crianças no MA será realizado nesta segunda-feira

 

O júri popular de Jordélia Pereira Barbosa, acusada de envenenar um ovo de Páscoa que matou duas crianças e deixou a mãe delas em estado grave em Imperatriz, ocorre nesta segunda-feira (22). A ré responde por dois homicídios qualificados consumados e uma tentativa de homicídio por envenenamento em um caso que ganhou repercussão nacional pela crueldade e pelas circunstâncias do crime.

Segundo a 8ª Promotoria de Justiça, que acompanha o caso, o acesso ao Fórum onde ocorrerá o julgamento, em Imperatriz, será controlado.

Mais de um ano após a morte dos irmãos Luiz Fernando, de 7 anos, e Evelyn Fernanda Rocha Silva, de 13, familiares das vítimas aguardam o julgamento que irá definir a responsabilidade da acusada e a eventual condenação pelos crimes atribuídos a ela.

Relembre o caso
Segundo as investigações, Mirian Lira e os filhos Luiz Fernando e Evelyn consumiram um ovo de Páscoa entregue à família na noite de 16 de abril de 2025.

Poucas horas depois, os três passaram mal e precisaram ser levados para o hospital. Luiz Fernando morreu ainda no dia 17 de abril. Já Evelyn permaneceu internada por cinco dias, mas não resistiu às complicações e morreu em 22 de abril.

Mirian também ingeriu o chocolate envenenado, ficou internada em estado grave, chegou a ser intubada, mas sobreviveu.


A investigação da Polícia Civil apontou Jordélia Pereira Barbosa como autora do crime. Ela foi presa em 17 de abril de 2025 e permanece detida desde então.

Defesa apresentou recursos
Embora a denúncia tenha sido aceita pela Justiça ainda em 2025 e a acusada tenha sido pronunciada para julgamento pelo Tribunal do Júri em setembro daquele ano, o processo passou por recursos da defesa antes da definição da data do julgamento.

Entre os pedidos apresentados estavam a anulação da decisão de pronúncia, a retirada do caso da competência do júri popular e a reclassificação dos crimes atribuídos à acusada.

Com a conclusão da análise dos recursos, o julgamento foi confirmado para esta segunda-feira (22).

Família espera por justiça
Em entrevistas concedidas ao longo do último ano, Mirian Lira afirmou que a prisão da acusada trouxe alívio à família, mas que a sensação de justiça depende do resultado do julgamento.

A acusada responde pelos homicídios das duas crianças e pela tentativa de homicídio contra Mirian. O caso segue sob segredo de Justiça. (Imirante)

JETs 2026 celebram talentos esportivos de Tuntum em grande cerimônia de premiação

 


Uma tarde marcada por emoção, alegria e reconhecimento marcou a cerimônia de premiação dos Jogos Escolares Tuntuenses (JETs) 2026, um dos maiores eventos esportivos estudantis do município.


O momento reuniu alunos-atletas, professores, familiares, gestores escolares e desportistas no Centro de Treinamento, que ficou lotado para prestigiar os jovens talentos que se destacaram durante a competição.


A solenidade contou com a presença do prefeito Fernando Pessoa, do secretário municipal de Esportes, Jeová Soares, e da secretária municipal de Educação, Maria de Jesus. Durante seu pronunciamento, o prefeito parabenizou todos os participantes pelo esforço, dedicação e espírito esportivo demonstrados ao longo dos jogos, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do esporte em Tuntum.


Além de revelar novos talentos, os JETs 2026 promoveram integração entre as escolas e incentivaram a prática esportiva entre os estudantes. Os campeões e vice-campeões de cada modalidade e categoria garantiram vaga para representar Tuntum nos Jogos Escolares Maranhenses, levando o nome do município para uma das principais competições estudantis do Maranhão.


O evento reforça a importância do esporte como ferramenta de educação, inclusão e transformação social para a juventude tuntuense.












sábado, 20 de junho de 2026

Maranhense desaparecido é encontrado morto em Mato Grosso

 

O maranhense Silvestre Gomes da Silva Conceição Júnior, de 18 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (20) em uma área de mata no bairro Zé Araçá, em Mato Grosso. O jovem estava desaparecido há quase uma semana e o caso passou a ser tratado pela Polícia Civil como homicídio.

Natural do povoado Centro dos Turibas, na zona rural de Santa Luzia, no Maranhão, Silvestre havia se mudado para Mato Grosso em busca de oportunidades de trabalho. Além de exercer atividades profissionais no estado, ele também participava de competições de futebol amador, esporte pelo qual era conhecido entre amigos e familiares.

De acordo com informações registradas pela família, o jovem foi visto pela última vez no dia 14 de junho. Na ocasião, ele saiu de casa por volta das 16h para participar de uma partida de futebol em um campo localizado nas proximidades do bairro Zé Araçá, mas não retornou.

Diante da ausência de notícias, familiares procuraram as autoridades e registraram um boletim de ocorrência relatando o desaparecimento. Desde então, amigos, parentes e forças de segurança passaram a buscar informações que ajudassem a localizar o jovem.

Após dias de procura, equipes encontraram um corpo em uma região de mata próxima ao local onde Silvestre havia sido visto pela última vez. A identidade da vítima foi posteriormente confirmada pelas autoridades.

Policiais civis e militares, além de peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), estiveram no local realizando os procedimentos necessários para a investigação. Após a perícia inicial, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames que deverão auxiliar na identificação da causa da morte.

Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes sobre as circunstâncias do crime nem informações sobre possíveis suspeitos. A Polícia Civil segue investigando o caso para esclarecer o que aconteceu com o jovem maranhense. Oinformante 

Datafolha: Lula lidera com 41% no 1º turno, e Flávio Bolsonaro tem 31%


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) pelo site do jornal Folha de S.Paulo mostra o presidente Lula (PT) na liderança com 41% das intenções de voto no cenário de 1º turno, dez pontos à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL), que tem 31%.

No levantamento anterior, divulgado em 22 de maio, o presidente tinha 40%, e o senador, os mesmos 31%.

Após Lula e Flávio, aparecem o ex-governador Ronaldo Caiado (PSD) e o empresário Renan Santos (Missão), ambos com 3%.

Veja os números:

  • Lula (PT): 41%
  • Flávio Bolsonaro (PL): 31%
  • Ronaldo Caiado (PSD): 3%
  • Renan Santos (Missão): 3%
  • Aécio Neves (PSDB): 2%
  • Augusto Cury (Avante): 2%
  • Romeu Zema (Novo): 2%
  • Samara Martins (UP): 2%
  • Cabo Daciolo (Mobiliza): 1%
  • Joaquim Barbosa (DC): 1%
  • Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
  • Hertz Dias (PSTU): não pontuou
  • Edmilson Costa (PCB): não pontuou
  • Brancos/nulos: 7%
  • Não sabe: 4%

O Datafolha entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 17 e 19 de junho, segundo dados informados ao Trbunal Superior Eleitoral (TSE).

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado sob o número BR-09956/20


No cenário de 2º turno, Lula aparece com 47%, contra 43% de Flávio Bolsonaro. O cenário é o mesmo do levantamento anterior, de 22 de maio.

Flávio Bolsonaro e Lula lideram rejeição

A pesquisa também mediu a rejeição aos pré-candidatos. Segundo o levantamento, Flávio Bolsonaro e Lula são os nomes mais rejeitados, empatados tecnicamente.

  • 48% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Flávio;
  • 46% dizem o mesmo sobre o presidente Lula.
  • Aécio Neves aparece em seguida, com 23% de rejeição.

Veja os números:

  • Flávio Bolsonaro (PL): 48%
  • Lula (PT): 46%
  • Aécio Neves (PSDB): 23%
  • Romeu Zema (Novo): 17%
  • Ronaldo Caiado (PSD): 14%
  • Cabo Daciolo (Mobiliza): 14%
  • Renan Santos (Missão): 12%
  • Rui Costa Pimenta (PCO): 12%
  • Joaquim Barbosa (DC): 11%
  • Samara Martins (UP): 10%
  • Augusto Cury (Avante): 9%
  • Edmilson Costa (PCB): 8%
  • Hertz Dias (PSTU): 7%
  • Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 2%
  • Rejeita todos/não vota em nenhum: 1%
  • Não sabem: 3%
Informações G1