.

.
.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sociedade tuntunense prepara ato público em prol da saúde

Cruzar os braços não é o caminho, é o que pensa o funcionário do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) Fernando Teixeira que juntamente com outros funcionários estão mobilizando toda sociedade tuntunense em defesa da manutenção do Pólo e seus recursos. Em conversa com este repórter, hoje pela manhã, Teixeira disse que a iniciativa partiu dele e de outros funcionários que estão preocupados com a situação imposta pelo governo Roseana Sarney. O ato público objetiva fazer um protesto pacífico e esclarecer a sociedade da importância do pólo no município.
O dia da independência do Brasil, 7 de setembro, foi a data escolhida pelos organizadores que formada por uma comissão de 14 pessoas, na sua maioria funcionários do município. 'Eu e alguns membros já percorremos o sertão convidando a população a participar do ato e a aceitação tem sido muito boa, acreditamos na presença maciça de todos, disse Fernando Teixeira. O líder do movimento disse que também já está contactando os representantes populares das cidades que são atendidas pelo pólo. 'Já entrei em contato com algumas cidades, estamos esperando a participação de todos, ' afirmou. A comissão organizadora disponibilizará transporte para a população do interior.
A caminhada em defesa da manutenção do pólo em saúde sairá do Bairro Luisão, as 3:00h da tarde, passando pelas principais ruas da cidade. A divulgação do evento público de protesto está sendo feita nos principais veículos de comunicação do município, sempre enfocando o direito que a população tem em ter uma saúde de qualidade e a forma danosa com que o atual governo quer prejudicar o município tuntunense e região. A comissão também está contactando os principais veículos de comunicação do estado, o Jornal Pequeno, um dos maiores e o maior opositor da oligarquia sarneisista já garantiu presença. O radialista e blogueiro Ronald Torres, da cidade de Caxias, segundo a comissão, já garantiu também a sua presença.
Os líderes do movimento estão no momento convidando também personalidades políticas, entre elas o deputado Flávio Dino, que já foi convidado e pode confirmar sua presença. É certa a presença do prefeito Chico Cunha, do ex-prefeito Cleomar Tema, vereadores e outras lideranças políticas do município.
Ainda essa semana os ânimos se ascenderam para os tuntunenses quando o juiz Neemias Nunes Carvalho, titular da 2ª Vara Cívil da Capital, concedeu liminar anulando a recente eleição da nova diretoria do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão), órgão que faz a distribuição dos recursos da saúde advindos do SUS, mas a alegria foi pouco duradoura depois que o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça, Raimundo Cutrim expediu sentença validando a eleição da nova diretoria. O mérito da causa será julgado ainda pelo juiz Neemias Nunes Carvalho. Com o julgamento do mérito qualquer uma das partes poderá recorrer ao Tribunal de Justiça. Com o julgamento favorável a manutenção da antiga diretoria do Cosems, Tuntum poderá continuar a receber os mesmos recursos de antes, garantindo assim a manutenção do Pólo e saúde de melhor qualidade aos seus filhos.



4 comentários:

  1. caro amigo Deusimar.. Obrigado pelo apoio, estamos juntos nessa luta! Seu blog ta 10...

    ResponderExcluir
  2. Caros leitores,

    A livre manifestação do pensamento é um direito constitucional. Portanto, os tuntuenses tem todo direito de se manifestarem, desde que, de forma ordeira e respeitando a lei.
    Todavia, o que não se pode fazer é tentar enganar as pessoas, dizendo que a tal manifestação provem do povo insatisfeito com a diminuição dos recursos da saude, e que é liderada por pessoas da comunidade, as quais estão agindo de forma consciente e no intiuito de protejer o povo.
    Todos sabem, inclusive o Ricardo Murad e Roseana Sarney que, a dita manifestação tem como artifices o Tema Rapina com o apoio do Prefeito.
    Os pseudos lideres, na verdade, são figurinhas carimbadas do esquema Tema, os quais defendem unicamente os proprios contra-cheques além de outros fantasmas.
    Esses lideres, hoje tão preocupados com a saude, nunca se manifestaram contra a falta de água e/ou cnatra a má qualidade da mesma fornecida aos lares de Tuntum, que também é uma questão de saude pública; nunca se preocuparam com a violencia a que a população do municipio está exposta, nunca se preocuparam com a má qualidade do ensino público, nunca se preocuparam contra o descumprimento do calendario escolar por parte do Ex-prefeito e do atual, nunca se preocuparam com a pésssima qualidade da meranda escolar das crianças tuntuenses bem como em relação às constantes denuncias de desvios de recursos públicos... e por aí vai! agora querem dizer que estão preocupados com saude? Vocês não enganam, prestem atenção!! usar crianças e adolescentes para engrossar manifestaçao que visa defender os bolsos de alguns espertalhões é desonesto. A Secretaria de Educação e Ministério Público estão informados a respeito. Todos sabem que pacientes internados no hospital Seabra de Carvalho em muitas ocasiões foram colocados em clachões de plástico sem nenhum tipo de proteção (lençõis), além de outras mazelas, mesmo o municipio recebendo uma dinheirama e tanto.
    Por último, é importante deixar claro que o polo de saude é importante, mas se bem administrado e com os recursos aplicados dentro da finalidade.
    Todos os comentários acerca do assunto não mensionam a boa qualidade da politica de saude do municipio, mas referem-se aos empregos. Recursos de saude não tem como finalidade precípua "geração de emprego", isto é uma consequencia e/ou desdobramento das ações.
    Portanto, sejam honestos e digam qual o verdadeiro proposito de tudo isto.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentário de Salustiano.
    Eu duvido se esse pseudos militantes da "boa saúde de Tuntum" se levantariam contra o rapinaeiro. Jamais. Não o faria por falta de oportunidade. A mais de um ano os agentes de Edemias receberam um documento que supostamente lhes garantiriam estabilidade no trabalho. Um verdadeiro embuste. Ním lembra que os "advogados da saúde tuntuense" fecharam a Clínica São José, de propriedade dos probos e ilibados Dr. Nouga e Drª Nilza, quando Tuntum só contavam com dois hospitais. Simlesmente porque esses profissionais não se submeteram ao situaciionismo reinante. Perseguição política e COVARDE. e NEM ADIANTA DIZER QUE era o Pires o PREFEITO, visto que a pasta da SÁUDE era "propriedade de RAPINEIRO". Isso não discurso de CObra, podem acreditar, aliás eu também abomino.
    Tenho consciência que a redução de recursos ou a transferência do PÓLO NÃO É BOM PARA TUNTUM, embora beneficiando muitos parasitas. Mas tenho que pensar nos irmãos maranhenses de outro município,pois enquanto Tuntum recebeu uma avalanche de dinheiro para atender os municípios da região. Muitos outros municípios e de população expressiva recebiam verbas pífias, inversamente proporcionais ao que era destinado a tuntum. É justo sustentar fantasma em Tuntum, enquanto outros cidadãos maranhense padecem?
    Não se trata de incompetência dos demais prefeitos, mas do controle de alguns da COSEMS E DA INFLUÊNCIA DOS RAPINAS no governo Estadual anterior. Detesto o sarneysmo. Todavia do mesmo jeito que o ex-prefeito perseguiu seus adversários inclusive, traindo a atual Gvovernadora... Agora tem que aguentar. Enão adianta CHORORO.

    ResponderExcluir
  4. OS COBRINHAS ESTÃO SORRINDO, MAS É UM SORRISO DE FOGO DE PALHA. DEIXA O DR. TEMA - O JASON COMO CITOU UM COMENTARISTA - SE LEVANTAR, DAÍ MTA GENTE VAI CHORARRRRRRRRRRRRRRR!

    karine - centro.

    ResponderExcluir