terça-feira, 5 de outubro de 2010

Política: quem ganhou e quem perdeu em Tuntum

É comum depois de concluído um determinado período eleitoral a população fazer suas análises sobre a nova realidade política que viverá o município. De forma natural a população comenta em pequenos grupos quem ganhou ou quem perdeu depois da conclusão do processo. Depois de ouvir muita gente, quero agora sintetizar a expressão do pensamento do povo sobre os candidatos e seus apoiadores:

Rigo Teles: talvez o deputado e seu grupo político, liderado por Alan Noleto, Nilza de Melo, Jerry Costa e Jesimiel Costa estejam de alma lavada com a surpreendente votação que obtiveram, muito aquém da votação da última eleição. Enquanto muitos apostavam num fiasco, Rigo e seu grupo saíram comendo pelas beiradas e deixou o seu principal oponente, Max Barros, na saudade. Sem igual êxito, Luciano Moreira, que estar entrando agora na política, também não fez feio, saiu com 1.831 votos. O povo só espera que ambos façam algo por Tuntum, ou seja, deixem as suas marcas.

Max Barros: em relação à eleição anterior foi decepcionante, faltou muito para o desempenho esperado. Muitos acreditavam que Pires Léda fosse fazer a diferença com a sua liderança na outra ala rachada do grupo, mas não alcançou o esperado. Muitos acreditam que o baixo desempenho seja a solidão de Leda dentro do grupo tendo que carregar muita gente que se beneficia nas suas costas, enquanto nada acrescentam de força. Muito diferente do lado de lá que tem um grande contingente de cabo eleitorais de expressão. Talvez Max Barros não esteja tão feliz com os 1.562 votos tirados diante do investimento feito. O bom número de votos obtidos por Pedro Fernandes, candidato a deputado federal, 2.226, deixou claro que houve um embate direto entre os cabos eleitorais de Rigo e Pires. Para o grupo do deputado Rigo foi uma honra derrotar Pires nas urnas no confronto com Max barros. Pires precisa fazer uma análise mais aprofundada pra descobrir o fraco desempenho do deputado Max barros nas urnas.

Cleide Coutinho: mostrou força em razão da estrutura que deu o seu esposo Humberto Coutinho, prefeito de Caxias que ainda tem muitas amizades. Humberto investiu pesado, pois nunca se conformou em ter perdido o apoio da situação política do município que costumeiramente lhe agraciava com votações superiores a oito mil votos. O pequeno grupo que lhe apoiou também merece os créditos pelo corpo a corpo que vez no decorrer da política. Resumindo, a deputada Cleide Coutinho e seu grupo foram vitoriosos com o maior número de votos da eleição, 4.158. Não fez feio também o deputado Carlos Brandão que passou da casa dos dois mil votos.

Ricardo Murad: foi outro que mostrou força diante dos apoios que recebeu do prefeito Chico Cunha e do ex-prefeito Cleomar Tema. Ricardo tinha tudo pra ser o campeão de votos em Tuntum se não fosse os problemas que abalaram a estrutura da saúde pública no município, isso lhe rendeu uma pequena rejeição. Outro fator que não lhe garantiu a dianteira dos votos foi o grande número de concorrentes, o maior de todas as eleições. Com os 4.078 votos dados a Ricardo e a vitória de Roseana que obteve 9.761, quem sai fortalecido é o prefeito Chico Cunha que tem muitos projetos na área infra-estrutura no governo, além das promessas da abertura do Centro de Imagem, construção de um hospital Geral e outros projetos de peso, como garantiu Ricardo Murad, braço direito da governadora, ao dizer em público que o prefeito Chico Cunha será o maior prefeito da história de Tuntum somente nesses dois últimos anos de administração. Isso significa que o governo pretende investir pesado no município de tuntuense e sanar muito dos problemas existentes. Chico ainda contará para fortalecer ainda mais o seu governo como apoio do deputado Sarney Filho, campeão pra federal com mais de quatro mil votos.

Priscila Sá: talvez tenha sido a maior surpresa nessas eleições aqui em Tuntum atingindo uma votação de 1.257. O seu carisma, simplicidade, simpatia e até a beleza talvez tenha sido os seus principais atributos para a boa votação. A garota de 23 anos tem chances de a qualquer momento assumir, já que ficou na primeira suplência de sua coligação ‘Unidos Pelo Maranhão’ com a soma total de 16.355. Priscila foi uma vitoriosa, logo porque não tinha representação no município, falta só agradecer o povo de Tuntum.

Araújo Neto: Riba Soro não conseguiu transferir os mais de mil votos que tirou na eleição para vereador ao seu candidato a deputado Araújo Neto, filho do ex-deputado Antonio Joaquim Araújo. Não se sabe os reais motivos para o baixo desempenho de Araújo Neto. Riba Soro tinha muito mais força. Ficou devendo.

Sétimo Waquim: para a câmara federal foi a maior surpresa, mais de dois mil votos. Orleans Moreira Cruz dessa forma mostra o seu peso político diante de muitos figurões, avisando que continua em ascensão com sua força política.



22 comentários:

  1. Dr Tema que papelao, tao inteligente, bem articulado, colocou os pés pelas maos.E hpa quem
    diga que o Pires Leda era o traidor ne ???????
    Karol

    ResponderExcluir
  2. QUEM SAI PERDENDO, COM CERTEZA, É O POVO! POIS O QUE O RIGO FEZ POR TUNTUM? O MAX? A CLEIDE? ETC? NADAAAAAAAAAAAAAAA!
    TODO ANO É ASSIM: ELES VEEM AQUI, PROMETEM E NADA FAZEM! ENQUANTO ISSO A OLIGARQUIA CUNHA ESTÁ ENRIQUECENDO CADA VEZ MAIS! É UMA VERGONHA! POIS NOSSOS SALÁRIOS SÓ VIVEM ATRASADOS!

    prof. isaac

    ResponderExcluir
  3. Essa eleição, quer queiram ou não, serviu de parâmetro para a próxima eleição de prefeito, alguns pensavam serem os rei da cocada, caíram de cabeça do cavalo, o prefeito com todo o seu poderio juntamente com seus vereadores parasitas apesar de tantas ameaças aos funcionários, se mostraram um verdadeiro caldo de piaba. O Pires, se achando o “NARCISIO” em pessoa, mais uma vez mostrou sua cara de traira, achando que iria dar um mar de votos a seus candidatos, acabou sendo um grande decepção, que para disfarçar, fez uma comemoração bastante tímida ao lado do prefeito em função de Roseana. Por outro lado, o RAPINEIRO pedindo votos para Flavio e Cleide mesmo atrás da moita, conseguiu embolar o prefeito e colocar no bolso, da mesma forma que Alan, Drª Nilza, Dr. Jerry e Jesimiel Fizeram com NARCISIO, mesmo com uma campanha pobre.
    Nesse momento, configura a formação de um terceiro grupo na cidade: Cobras, Labigós e TRAIRAS. Hehehehhhhhehhehhhhehehehehhe hhehehhehehheehehehehehe.

    ResponderExcluir
  4. Como Tuntuense também quero deixar minha análise.
    Primeiro, quero falar sobre o grupo liderado pelo ex-vereador Alan Noleto, foi uma boa votação para o grupo estava sem crédito diante de seu eleitor,só escolheram o Deputado errado, Rigo é o atraso da Região em que ele apoia inclusive de sua cidade Barra do Corda. Ainda ostenta o título de pior deputado estadual do Estado. Bom Alan quando era vereador fazendo oposição ao Império Cunha também era o pior vereador do grupo, sendo que disputava o título com o Jaydran que pelo o menos atuava. Mas Alan pode gabar-se com o título de o principal esculhambador da oposição.
    Já Max Barros sentiu na pele o desprezo dos verdadeiros eleitores "Cobra Mansa" que depositaram sua confiança nele na ultima eleição, lembrando que ele nem veio chorar a derrota municipal com o grupo. Pires agora percebeu que a liderança dele é feita por todos os cobras e que sem eles o futuro politico dele não existe.
    Pedro Fernandes - esse não vou comentar,por ser tímido em Tuntum,não mostrou suas garras,mas talvez o seu bom desempenho venha das visitas que ele fez na convenção municipal,a cobraiada gostou muito da atitude do deputado federal- Max Barros tem que aprender com ele.
    Ricardo Murad,esse já foi cobra, anti-Roseana,agora é labigó e Roseana,tira-se que esse não passa de um Camalião, nunca ajudou Tuntum,mas vamos ver se ele mudou assim como mudou de grupos.
    Sarney Filho, bom ministro do Meio-Ambiente do FHC,mas não lembro de sua atuação como dep.federal, mas como todo Sarney,não dá para esperar nada de bom dele.
    Riba Soró e seu candidato, é evidente que essa não é a vocação do amigo Riba, pois a onde ele está só há derrota,está na hora de pendurar a politica.
    Os Coutinhos, são demais,sempre bem votados em Tuntum,mas o povo de Tuntum tem que ver como está Caxias,para não errar na próxima eleição.
    E por fim Sétimo Waquim, Orleans agradece,com tudo que tem feito em Tuntum, o nobre vereador tem mostra do que a população o adora,ele aprendeu muito bem as máximas da política ensinado por Maquiavel em "O Principe" - "é melhor ser temido que ser amado".

    Uma análise agora sobre o Estado do Maranhão, vamos continuar comemorando os piores indices do Brasil,não desculpa,me equivoquei,Alagoas elegeu o Renan Calheiros para Senador. Desculpas sinceras, desculpas, continuaremos sendo o penúltimo dos Estados Brasileiros. Pois o Maranhão não está pronto para novas conquistas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. O problema do Riba Soró foi querer dar um passo maior que a perna. Ele entendeu que o fato de ter obtido um mil cento e poucos votos em 2008 tinha-lhe alçado ao posto de grande líder.

    Liderança não se conquista em apenas uma camapanha eleitoral. É algo que se atinge gradualmente, e depende muito da postura e da compostura do almejante.

    ResponderExcluir
  6. Fazendo uma referência ao Título da matéria, eu diria que o POVO DE TUNTUM vem perdendo de goleada e nesta eleição o placar tende a aumentar. Ganhou ou ganhará, os políticos profissionais, aqueles que nada sabem fazer a não ser vender votos de eleitores "incautos, desavisados e carentes".
    Senão vejamos: durante quase duas décadas recebendo magnificas votações do povo de Tuntum, o que de concreto tem feito pelo municipio o casal Coutinho? Pelo que se sabe, o maior beneficio tem sido receber nos hospitais deles em Caxias, alguns tuntuenses que fogem da desestruturaçao e péssimo atendimento dispensado aos usuários pelo Hospital Seabra de Carvalho, fora isso, nada mais.
    O Ricardo Murad, iniciou na politica recebendo votos em Tuntum. Nunca fez absolutametne nada pelo munícipio. A maior obra dele foi conseguir algumas benesses para familias que o representavam politicamente, ou seja, os negociadores de votos.
    Quanto ao Rigo Teles, desconheço algo que não seja o financiamento de campanhas dos Cobras e promessas de ajuda futura.
    A votoação no candidato Sétimo Waquim para mim foi uma surpresa, é mais um alienígena que chega para nada fdazer. Será quanto o Orleans recebeu peça campanha que fez? Ou será que ele trabalhou gratuitamente acreditando na boa atuação parlamentar desse Senhor?
    Caros Leitores, a visão dos politicos de Tuntum é de um egoismo imensurável!! Percebe-se que as suas mentes são desprovidas de compaixão, de senso de coletividade, de honestidade politica, de ética... Nestes momentos, cada um procura tirar vantagem de uma forma e engordar a propria Conta Bancária. Diante destas circunstancias não há saida! O povo precisa exercer cidadania plena. A participação popular é condição sine qua non para o resgate da dignidade, auto-estima e capacidade de autodeterminação. Não é possivel viver eternamente como tutelados dentro dos limites impostos pelos que pretendem se perpetuar no poder e sem construir um projetos onde todos estejam incluidos no onus e no bonus.
    Até compreendo porque porque os parlamentares da esfera federal e estadual pouco contribuem para o município. É evivente que nos falta um PROJETO. Tudo é feito de forma improvisada e de olho nas futuras eleições.
    Urge a discussão de um projeto de desenvolvimento para o municpio, no qual participem todos os segmentos,asim, será possivel avançar a passos largos.
    Caso o povo contunue se omitindo e aceitando a tutela, continuaremos a conviver com os mesmos problemas e sem possibilidaes de resolve-los, sequer a longo prazo. Abastecimento d'gua, geração de trabalho e renda, melhoria na educação, saude, cultura, lazer. Ninguém, por melhor formação academica que tenha e/ou experiencia acumulada, é capaz de saber de tudo. Uniciente, só Deus. Portanto, caríssimos, precisamos democratizar o nosso municipio para que todos tenham oportunidades e não precisem implorar pelo reconhecimento de direitos fundamentais.


    Martelo

    ResponderExcluir
  7. tuntum perde mtoooooo elegendo esses daí, principalmente com o rigo teles - O PIOR DEPUTADO DO ESTADO DO MARANHÃO - que gastou quase 15 milhões para se eleger... o alan é um grande traidor da oposição, pois sem o pires ele não era nada, mas toda empresa é assim: qdo o empregado vê que tem chances de passar o chefe, ele faz! apesar que o chefe pires sempre o tratou bem; agora ele cospe no prato que come; contudo, política é assim: traição, desvio de verbas, perseguições, corjas - PRINCIPALMENTE NA PESSOA DO RIGO E CHICO CUNHA!

    prof. isaac

    ResponderExcluir
  8. AMIGO DEUSIMAR, QUEM PERDE É O POVO DE TUNTUM COM AS MENTIRAS DOS CANDIDATOS! AGORA QUEM GANHA É A OLIGARQUIA CUNHA, POIS TERÃO MAIS VERBAS PARA DESVIAR!
    BOM TRABALHO! MAS NÃO TE DEIXE CORROMPER PELA A OLIGARQUIA CUNHA! POIS VC É MAIOR QUE ELES, TENHO CERTEZA DISSO!

    MARLY

    ResponderExcluir
  9. engulam o dep. rigo teles mais 4 anos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. É FATO. O RESULTADO DAS ELIÇÕES SÓ MOSTROU A TODOS E PRINCIPALMENTE AO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL A INSATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO COM O MESMO.
    OS DOIS GRUPOS POLÍTICOS ESTAVAM APOIANDO A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY, E DE UM TOTAL DE 32 MIL ELEITORES, ONDE SÓ VOTARAM CERCA DE 17 MIL ELEITORES, A GOVERNADORA OBTEVE 9.500 VOTOS.
    TODOS SÃO SABEDORES QUE ESSSES VOTOS SÃO DE COBRAS E LABIGÓS.

    A SURPRESA FOI FLÁVIO DINO, SEM QUASE NENHUM APOIO, CONSEGUIR UMA MARCA HISTÓRICA NO MUNICÍPIO, 6.667 VOTOS. SÃO VOTOS DE PROTESTO, VOTOS QUE CONDIZEM COM A REALIDADE QUE O MUNICÍPIO VEM PASSANDO.

    CLEIDE COUTINHO, APOIADA POR POUCOS, NOVAMENTE DERROTOU OS CANDIDATOS DO PREFEITO.
    OBTEVE QUESE QUE 100 VOTOS A FRENTE DO RICARDO MURAD.

    COM TODO DINHEIRO, TODO PRESTÍGIO DO SENHOR PREFEITO QUE SE ENTITULA DE TRONCO DE AROEIRA, COM OS DOIS GRUPOS POLÍTICOS DE TUNTUM APOIANDOS OS SARNEYS , VEMOS QUE AS URNAS MOSTRARAM SIM, DE FORMA CLARA, QUE O POVO ESTÁ INSATISFEITO COM
    CHICO CUNHA




    ASS: UM QUALQUER....

    ResponderExcluir
  11. UMA PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR. QUEM DEU 1.365 VOTOS PRA PRESCILA SÁ EM TUNTUM??? CONCERTEZA NAO FOI SIMPLEMENTE SIMPATIZANTES POR ESTA JOVEM...
    QUEM ARRISCA CHUTAR UMA RESPOSTA....???

    ResponderExcluir
  12. Quem perdeu? O povo, claro! Em Tuntum o povo sempre perde.

    Quem ganhou?

    Pires - encheu o bolso e tem a perspectiva de manter-se no emprego fantasma;

    Orleans - encheu o bolso com dinheiro da prefeitura de Timon. Distrinbuiu uns trocados para o Zé Povim (Sétimo Waquim);

    Chico Cunha - já recebeu recursos de vários convênios e lhes foram prometidos muito mais;

    Tema - fez jogo duplo: acenou para Roseana, mas votou mesmo foi em Flávio Dino. Recebeu dinheiro para apoiar Cleide Coutinho, mas deu apenas alguns trocados para o povo do Sertão;

    Alan, Jerri, Dra. Nilza & Cia - receberam dinheiro para apoiar Rigo Teles, Luciano Moreira e Roseana. Ainda, esses três prometeram-lhes apoio em 2012;

    Riba Soró - ganhou uns trocados do candidato Araújo Neto;

    =============================================

    Deusimar - só foi bem tratado no governo Pires. Com a turma do Tema ele, volta-e-meia, é escrachado. Nos últimos dezesseis anos já levou muitos carões e, por vezes, foi humilhado pelo Tema, Chico Cunha, Rafael e Izabel. Apesar de tudo continua a adorar aos três primeiros assim como os cananeus adoravam a Baal.

    ResponderExcluir
  13. SOBRE PIRES LÉDA

    É verdade, fui realmente bem tratado pelo senhor Pires Léda e sua irmã, a senhora Clédina, agora tenho que falar o que está acontecendo na intenção de pelo menos acordá-lo, pois há muito tempo ele vem trilhando por um caminho sem sucessos. A minha intenção não é de denegrir a sua imagem, pois continuo a ter respeito e admiração por sua pessoa.

    ResponderExcluir
  14. GENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE: NÃO VOTEM EM DILMA MENTE ROUSSEF! POR FAVOR, 2° TURNO COM SERRA!!!

    valéria

    ResponderExcluir
  15. o prof issac tá certo: nem max, rigo, cleide, araújo neto e muito menos a priscila fizeram nada por tuntum, quem fez mesmo foi o RICARD MURAD, fez o tuntum de cabeça pra baixo e vise e vesa, vc só pode é tá brincando professor!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Meus caros vamos se acostumar com a política porque é assim: só traiçao, mentira,corrupção e etc...

    ResponderExcluir
  17. Meu povo TEMA foi e sempre será o melhor prefeito para nossa querida Tuntum!!!Quem achar ruim se mude de cidade hehehehehe!!!!

    ResponderExcluir
  18. Com certeza o resultado da eleição abalou o tronco de Arueira, pois desde 1990 que o o grupo labigó não perdia uma eleição para deputado estadual, mas com o tronco arrogância o povo mostrou que votos é um conjunto de ações onde envolve trabalho e conquista do eleitor, e não a opressão, perseguição, nepotismo, salários atrasados e muitos pais e mães de família desempregados.Tá evidente que com esse o grupo labigó vai ladeira abaixo!1 Salve-se quem puder!! H.S.C

    ResponderExcluir
  19. Meu amor mais vc sabe pq a cidade vive essa crise pq causa da atual governadora que cortou as verbas do município só por isso...vms ver se ela melhora agora como ela fala que n vai perseguir ninguem vms ver!!!

    ResponderExcluir
  20. É soa melhor o prefeito como Tronco de Arrogância que tronco de aroeira!! Afinal ele e sua equipe, de perseguição e desempregar são bons!! Concordo com H.S.C., e mais o povo ja disse o que acha desses Milhomens que de Cunha não tem nada!!
    Esperança.

    ResponderExcluir
  21. O Grande perdedor é o grupo labigó que saiu trincado com uma evidente divisão entre quem é Chico e quem é Tema!Prova maior é a pressão sobre os Temistas que não vai ser pequena!!Segundo algumas fontes ligadas ao Palácio José Uruçú da Silva a idéia é minar Dr.Tema e seu grupo!Os cobras estão assistindo de camarote a Criatura X Criador!! Jonas

    ResponderExcluir
  22. EU ACHO QUE A CRISE QUE DIZEM FICOU MESMO SO COM OS MAIS POBRES POIS O PESSOAL D CHICO TA CADA DIA MAIS RICO DE CARRO NOVO E TAL, SO O POVO QUE TA NA MAL...E PODE FICAR PIOR.QUE DEUS POSSA AJUDAR TUNTUM.
    A.BRASIL

    ResponderExcluir