domingo, 7 de julho de 2013

Morre Evaldo Moreira, o pioneiro do rádio tuntuense.




Evaldo (esq. já bem recuperado) e seu irmão Heles

            Faleceu, ontem a noite, na cidade do Rio de Janeiro, Evaldo Moreira de Sousa, o pioneiro do rádio tuntuense. A notícia só chegou a Tuntum a agora pouco repassada por seus familiares naquela capital. Segundo as informações Evaldo Moreira passou mal durante a noite de ontem e foi levado às pressas ao Pronto Socorro, mas não resistiu a gravidade e logo veio falecer. As suspeitas é que ele foi acometido por um ataque cardíaco fulminante.


Deco e Evaldo (quando esteve doente em Tuntum)
            Evaldo esteve em Tuntum ano passado para passar uma temporada com os pais, contudo, pouco tempo depois adoeceu e foi internado algumas vezes, inclusive com suspeitas de ter contraído o vírus HIV, fato que depois foi descartado com o resultado de alguns exames feitos no hospital Getúlio Vargas, em São Luís. Depois de um período de internação Evaldo decidiu voltar ao Rio e lá foi descoberto que ele sofria de úlcera, onde passou por um longo tratamento. Já praticamente recuperado ontem a noite veio a passar mal e a falecer inesperadamente.
 
Evaldo e Wagno Lobão

            O tuntuense que já estava radicado na capital carioca há mais de 20 anos, foi o responsável direto pela implantação da primeira rádio Fm Comunitária de Tuntum. Ele juntamente com o titular do blog, dois sonhadores da comunicação, tiveram a engenhosa ideia e a puseram em prática tornando o que parecia impossível em realidade, era um momento de vislumbramento para a população que ouvia em peso, diariamente, a programação da rádio liderada por um locutor de voz grave e romântica, era Evaldo Moreira. O sonho acabou quando arbitrariamente a polícia interveio e apreendeu os nossos equipamentos, pondo fim no sonho da dupla. Moreira desiludido e sonhando muito decidiu ir para o Rio de Janeiro onde permaneceu até hoje.

            Na sua última estada em Tuntum, período muito crítico, eu, Deco e outra amiga estivemos sempre ao seu lado dando o apoio que precisava. Dia antes do seu retorno ao estado fluminense conversamos muito, mas o insuficiente, retornei no outro dia levando uma bíblia para presenteá-lo, porém para a minha surpresa ele já havia partido. Pensei comigo mesmo nunca mais vou vê-lo. Instantes depois chega sua mãe e me diz: ‘Foi a última vez que vi meu filho’. Evaldo morreu aos 50 anos e deixou três filhos. Que Deus esteja contigo...             

2 comentários:

  1. Minhas condolências aos familiares do Evaldo Moreira!!! Lamentável perda. Amigo Lobão, eu e Noélia do Sr Noé, tivemos a oportunidade de pregar a PALAVRA de DEUS a ele, louvamos e o presenteamos com um Bíblia e o orientamos a meditar. Ele se encontrava muito abatido, mas o vi depois e ele passando de moto, me fez o sinal de positivo... Fiquei muitooooo feliz! Att, Nilde da Mata.

    ResponderExcluir
  2. MInha Vó Conceição advinhava que nunca mais iria ver meu tio e eu sempre o dizia que um dia ela ia vê-lo... Agora nem morto minha Vó vai dá se seu ultimo adeus!!! Te amo Tio Evaldo!
    Minha vó está sofrendo de mais, te amo Vó, forças minha Linda, Guerreira, Heroina e é por isso que digo e sempre vou dizer:"te amo, Vovó!"

    ResponderExcluir