.

.
.

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Governo Salomão Barbosa tem um dos piores índices e nota em transparência

 


A Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (Sefis) divulgou o resultado do Ranking de Transparência relativo ao primeiro semestre de 2024. O ranking é elaborado a partir de avaliações realizadas pelo órgão de controle externo nos portais de transparência dos fiscalizados sob sua jurisdição. 


O município de Santa Filomena do Maranhão está entre um dos piores em transparência, deixando perceber com clareza que algo está errado ou que a gestão pode estar escondendo informações preciosas que a população precisa saber, não mostrando os principais detalhes sobre entrada e saída de recursos, assim como a rubrica de convênios com o estado e a união, podendo haver possibilidades de estar, também, operando às escuras com os recursos constitucionais que entram no caixa do município, além de contratos com 'funcionários'.

A omissão nas informações obrigatórias feitas por gestores, muita das vezes, é uma forma  de driblar ou enganar a população para que ela não saiba dos valores que irrigam os cofres do governo municipal, fazendo com o próprio gestor surripie o dinheiro público de forma silenciosa.

Conforme informações fidedignas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Santa Filomena obteve o índice "C", que é o pior. Como nota recebeu também uma das mais baixas, 6,28, longe do limite que é nota a 10. Para as autoridades da área de fiscalização, dificilmente um município deixa de omitir qualquer informação à população, que é de direito, segundo a Lei de Acesso a Informação (LAI), sem está escondendo algo importante, privando o povo de saber de como os recursos estão sendo empregados e se, verdadeiramente, estão sendo investidos em prol do povo. 

Santa Filomena ficou atrás de municípios que têm as mesmas semelhanças físicas e estruturais, como Matões do Norte, que obteve o índice 'A' e nota de 9, 26. 

Já é comprovado por alguns órgãos de fiscalização dos estados, que quando há omissão clara nas informações à população, pode estar ocorrendo desvios e até valversação dos  recursos públicos, inclusive em contratos e o uso de servidores fantasmas, modalidade comum para subtrair recursos em nome de terceiros.

Diante das muitas dúvidas que pairam sobre a gestão municipal, o prefeito Salomão Barbosa deve, no mínimo, uma explicação plausível ao povo filomenense sobre os motivos da péssima avaliação, o que deixa muita suspeita sobre seu trabalho diante da gestão.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário