A constante presença de ministros do governo federal anunciando obras no Maranhão tem colocado no mesmo palanque os quatro pré-candidatos mais fortes ao Senado, sendo que dois deles tentarão a reeleição, todos aliados ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva buscando maior visibilidade para seus projetos eleitorais. Lula, sem dúvida, continua sendo um forte cabo eleitoral, apesar das últimas pesquisas apontarem declínio em sua popularidade no Nordeste, mas resta saber quem terá, de fato seu apoio quando chegar a “hora da onça beber água”.
Os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD) são vice-líderes do governo no Congresso Nacional, desenvolvem suas missões com desenvoltura, votam sempre seguindo orientações do Palácio do Planalto, seus partidos integram a base de sustentação política da gestão Lula, mas sabem que tem pela frente uma batalha com outros dois fortes concorrentes, também aliados do presidente e forte densidade política e eleitoral no estado, sendo um ministro e outro governador bem avaliado.
Mesmo sem anunciar candidatura, já informou que somente tratará sobre o assunto ano que vem, o governador Carlos Brandão (PSB) é considerado franco favorito a uma das duas cadeiras que estarão em disputa em 2026. Caso resolva se candidatar, manterá a tradição de ex-governadores que concluíram seus mandato, se candidataram e foram premiados com mandato de senador. Só restará uma cadeira a ser disputada pelos outros três.
Além de se sentir bastante confortável ao acompanhar o ministros que vêm ao Maranhão anunciar obras ou ordens de serviços para recuperação de estradas, entre outros , a senadora Eliziane tem mostrado perfeita sintonia com Lula, foi uma das participantes do recente encontro de líderes de partido com o presidente e mostrou o evento em rede social.
Weverton Rocha também possui boa relação com o presidente e articula junto a lideranças políticas do interior do estado para reunir forças necessárias para enfrentar a batalha que se aproxima, onde adversários poderosos não medirão esforços para atingir seus objetivos, a final todos querem o mandato.
Ciente do potencial do atual. Weverton Rocha já até fez discurso em defesa da eleição de Brandão, provavelmente vislumbrando reciprocidade para a segunda vaga na chapa que poderá ser composta, caso o governador decida entregar o comando do estado para o vice Felipe Camarão e ser candidato ao Senado.
Se Brandão, Weverton e Eliziane já são considerados, como se diz na linguagem popular, uma parada dura, acrescente ainda o jovem ministro do Esporte, deputado federal licenciado André Fufuca (PP), um político que, apesar da pouca idade, possui uma maturidade política fora do comum, transita fácil em todas as correntes políticas, tem toda confiança do presidente Lula, do seu partido e seus aliados já o apresenta como futuro senador!
De fato, teremos um briga renhida, provavelmente a mais disputada dos últimos tempos. Informações do jornalista Jorge Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário