
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou que indicou o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo para atuar como interventor no município de Turilândia. A informação foi divulgada pelo próprio governador por meio das redes sociais.
Segundo Brandão, o indicado possui perfil técnico e experiência para conduzir a situação administrativa do município.
O nome de Thiago Josino foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Maranhão, com o objetivo de garantir transparência, responsabilidade e o restabelecimento da normalidade dos serviços públicos oferecidos à população.

A indicação acontece após a Justiça do Maranhão manter a prisão de todos os investigados por envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos estimado em R$ 56 milhões em Turilândia.
A decisão foi tomada pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que entendeu ser necessária a manutenção das prisões para garantir a ordem pública e evitar interferências nas investigações.
Os investigados são alvos da Operação Tântalo II, deflagrada em dezembro de 2025, que apura a atuação de uma organização criminosa instalada nas estruturas do Executivo e do Legislativo municipais, com suspeitas de fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro.
Perfil do interventor indicado
Atualmente, Thiago Josino Carrilho de Arruda Macêdo é coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). Ele também foi empossado como presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão (Copen), cargo que ocupa no biênio 2024–2026.
No Conselho Penitenciário, o defensor público tem assento pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Maranhão, integrando o colegiado desde o ano de 2016.
Thiago Josino é pós-graduado em Direito Público e em Educação em Direitos Humanos, com atuação voltada à área institucional, administrativa e à defesa de direitos fundamentais.
Encaminhamento à Assembleia Legislativa
De acordo com o governo estadual, o envio do nome à Assembleia Legislativa segue os trâmites legais previstos para o processo de intervenção, garantindo a análise e deliberação do Poder Legislativo.
A intervenção em Turilândia ocorre em meio a investigações que envolvem a gestão municipal. Caso a indicação seja aprovada, o interventor terá a missão de reorganizar a administração pública local enquanto perdurar a medida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário