.

.
.

sábado, 16 de julho de 2011

Bispo da Universal incentiva criança a dar brinquedo à igreja

AGUIRRE TALENTO
DE SÃO PAULO

Uma criança de nove anos é incentivada por um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus a vender seus brinquedos e doar o dinheiro à igreja para que os pais parem de brigar. Enquanto isso, sua mãe é exorcizada no altar.
A cena ocorreu em culto da Universal em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, e está sendo exibida em vídeo no blog do bispo Edir Macedo, fundador e líder da igreja.
A Universal foi procurada ontem para comentar o vídeo, mas não deu retorno até o fechamento desta edição.
No vídeo, o menino conta ao bispo Guaracy Santos que seus pais têm brigado com frequência. O bispo pergunta que sacrifício ele fará pelos pais. "Eu vou dar tudo que eu tenho", responde a criança. Guaracy devolve: "E o que é tudo que você tem?". "Brinquedo", diz o menino.
O bispo insiste: "Você vai vender?". A criança diz que sim, e Guaracy pergunta, referindo-se ao dinheiro: "Pra colocar onde?" "No altar", promete a criança.
Em seguida, sua mãe aparece em crises de convulsão, sendo segurada por um obreiro da Universal. O bispo diz que ela tem "o demônio" e "uma praga". Depois, incentiva a criança a se aproximar. "Vai lá perto e fala: acabou pra você, diabo."
E conclui: "Seja fiel, vende o que você tem. Tem fé pra isso? Vai na tua fé".
Especialistas disseram à Folha que, embora não haja um artigo que trate explicitamente do caso, o vídeo fere os princípios do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ao expor o menino a possíveis constrangimentos, mesmo com o rosto borrado. 

DIREITO DA CRIANÇA
Ricardo Cabezón, presidente da Comissão de Direitos Infanto-Juvenis da OAB-SP, diz que o recurso não impede que o menino seja identificado por conhecidos.
"A criança deve ser poupada. Se a própria mãe está numa situação de incapacitada, nas mãos de outra pessoa, não se pode pegar uma criança para que ela explique o que está se passando."
A advogada Roberta Densa, que dá aulas sobre o ECA, avalia que o bispo se aproveita da condição "vulnerável" da criança. "É uma situação de manipulação."
Para João Santo Carcan, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o papel da igreja, ao tomar conhecimento de um problema desses, seria entrar em contato com os órgãos públicos de assistência social. "Ali tratam a criança como instrumento de receita", diz.
O vídeo foi postado no YouTube e noticiado ontem pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Até ontem tinha 571 comentários no blog de Macedo, a maioria de fiéis da Universal. Muitos elogiam a "valentia" do garoto.

6 comentários:

  1. caro amigo deeusimar lobão, recebi uma ligação de tuntum e mi disseram que o dr tema agora é cobra.
    isso é verdade ou mentira?

    espero sua resposta urgente.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Deusimar, como anda a briga dos Vereadores com o Presidente da Câmara?

    Coloca alguma coisa aí sobre esse assunto, me falaram que tudo é por conta de dinheiro, é verdade?

    Na gestão do meu primo Paca, os vereadores recebiam 3.715,00 reais e a Câmara tinha um repasse no valor de 78.800,00. Informações de dentro da Prefeitura me falaram que o repasse ainda continua o mesmo.

    Será se o atual Presidente Jaidran tá pagando menos que o Paca pagava?

    Valeu...

    ResponderExcluir
  3. Eu não acredito em milagres por isso
    tenho certeza que as coisas aqui nunca vão mudar
    certeza que esses políticos são corruptos e
    que só vivem roubando da prefeitura e
    esse prefeito não é diferente e o
    lobão é mais um na cola da prefeitura
    é com todo certeza, um ajudante de político
    um colaborador da impunidade e
    tremendo amigo desses políticos linha-dura e
    otário somos nos por acreditar neles, pois tem
    filho de prefeito em carro novo que
    da dinheiro pra todo lado e agora até a
    mãe deles vive no bem bom e agente aqui ralando.


    sales do mil reis

    ResponderExcluir
  4. Ainda não há rompimento formal. Existe somente desejo de disputa de ambos. Acredito que irão se acertar logo logo.

    ResponderExcluir
  5. Valeu sales, também concordo contigo meu peixe!
    No entanto, apenas pessoas razoavelmente inteligentes podem entender esse teu comentário, ou seja, quase ninguém que entra nesse blog, mas valeu a tentativa meu biju!

    fernando lc

    ResponderExcluir
  6. Os vereadores recebem hoje mais de 4000 mil o que eles querem é que demita os funcionários e aumente o seu dinheiro. Só que eles tem que ver que tem pessoas que trabalha La que precisa também. E se for pagar o que eles querem tem que demitir todo mundo e um prédio não funciona só com vereadores.

    ResponderExcluir